Se você se lembrar dos nossos estudos de Eletrostática, vai se recordar que todos os pontos de um condutor que está em equilíbrio eletrostático estão sob mesmo potencial elétrico.
Como consequência, não ocorre movimento ordenado de cargas e elas ficam espalhadas ao longo da superfície do condutor.
Entretanto, se submetermos essas cargas a uma diferença de potencial, elas passam a se movimentar ordenadamente: as cargas positivas indo para a região de menor potencial e as negativas indo para a região de maior potencial.
Chamamos de corrente elétrica esse fluxo ordenado (apresenta direção e sentido preferenciais) de portadores de carga elétrica, sendo a Eletrodinâmica a área da Física responsável por estudar essas correntes.
Nesse sentido, uma corrente elétrica consiste, essencialmente, em uma quantidade não nula de carga atravessando certa região ao longo de um intervalo de tempo.
Portanto, podemos definir matematicamente uma corrente elétrica, representada pela letra i, como:
$$\iota=\frac{Q}{\Delta \tau}$$
Q representa a carga que atravessou certa região durante o intervalo de tempo Δt. No sistema internacional, corrente elétrica é medida em ampère, em homenagem ao físico francês André Marie Ampère.
Note que, se passarmos o tempo para o outro lado da equação, chegamos em:
$$Q=\iota \Delta\tau$$
A passagem acima pode parecer óbvia. Contudo, muitos exercícios de vestibular apresentam um gráfico que mostra como certa corrente elétrica i varia em função do tempo e, em seguida, questionam quanto de carga elétrica circulou em um certo intervalo de tempo.
Para resolver essa questão, basta saber que a carga Q pode ser calculada como a área do gráfico de i em função de t.
Ainda que a definição de corrente permita que esses portadores de carga sejam, inclusive, íons, o nosso estudo será focado no caso de elétrons livres se movimentando ao longo de um condutor metálico, como um fio de cobre, por exemplo. Caso esse condutor seja moldado de forma a compor um caminho fechado para que a corrente passe, dizemos que temos um circuito elétrico.