A potência elétrica é a medida da energia elétrica fornecida ou consumida por um circuito elétrico. Essa grandeza pode ser calculada com base em parâmetros como tensão, corrente e resistência elétrica, sendo expressa em watts (W). Assim, a fórmula para calcular a potência elétrica é P = V.I. Entenda melhor abaixo!
Em um circuito elétrico, é função do gerador converter outras formas de energia em energia potencial elétrica, a qual será fornecida aos elétrons livres do fio condutor.
Essa energia, por sua vez, será convertida em outras formas de energia ao longo do circuito. Por exemplo, quando esses elétrons colidirem com as moléculas do resistor, a energia elétrica será dissipada na forma de calor, em um fenômeno denominado Efeito Joule.
📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚
Mas os resistores não são os únicos componentes capazes de converter essa energia potencial elétrica em outras formas de energia. Podemos ligar nesse circuito, por exemplo, um certo motor, que vai converter essa energia elétrica em energia mecânica, a fim de movimentar uma turbina.
Portanto, vemos que, de modo geral, circuitos elétricos funcionam com base em conversões de energia. Seja de energia elétrica em outra qualquer, ou de alguma energia qualquer em elétrica, conforme ocorre no gerador.
Dessa forma, podemos avaliar o funcionamento de determinado circuito elétrico com base na sua potência elétrica, ou seja, na sua taxa de conversão de energia. Tal qual em outras áreas da física, a potência será dada por:
$$P=\frac{E}{\Delta t}$$
em que E é a energia fornecida pelo gerador durante o intervalo de tempo Δt. Assim como em outras áreas da Física, a unidade da potência no Sistema Internacional é o watt (W).