Atualizado em: 27 de outubro de 2023
No domingo, dia 12 de novembro, acontece o segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, em que os candidatos realizarão a prova de Ciências da Natureza e Matemática.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Esquenta Enem 2023: se prepare com lives gratuitas e gabarito comentado ao vivo
A área de conhecimento de Ciências da Natureza abrange as matérias de química, física e biologia e é composta de 45 questões, ou seja, metade da prova do 2º dia.
Para ajudar os estudantes mandar bem em biologia, e até mesmo para quem deseja fazer uma última revisão para domingo, a Revista Quero separou algumas dicas da professora de biologia do Sistema pH, Joana Cabral.
+ Veja mais informações sobre a profissão de biólogo

Veja mais: + Esquenta Enem: 7 estratégias para as provas de Matemática e Ciências da Natureza
A professora também deu algumas dicas de última hora para os estudantes na live do Esquenta Enem 2022, no perfil do Instagram da Quero Bolsa. Assista abaixo:
5 dicas de última hora para ir bem em biologia no Enem
1) Revisar tópicos de Ecologia
Conforme explica a professora Joana, Ecologia é um dos conteúdos de biologia que sempre está presente na prova do Enem e tem muita chance de aparecer neste ano. Assim, se ela fosse indicar um conteúdo principal para revisar nessa etapa final, seria ecologia.
“Ecologia é um assunto que normalmente corresponde a no mínimo 3 das 15 questões que temos em biologia. Desde 2016, todo ano a gente teve pelo menos três questões de desequilíbrios ambientais, poluição ou algum outro tema relacionado” afirmou a professora.
Assim, os tópicos de Ecologia que vale a pena dar uma revisada são: desequilíbrios ambientais, ciclo do nitrogênio e relações ecológicas.