5 dicas de última hora para Biologia no Enem
A prova de ciências da natureza ocorre no segundo dia do Enem; veja as dicas da professora de biologia para mandar bem nesta matéria
Atualizado em: 27 de outubro de 2023
No domingo, dia 12 de novembro, acontece o segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, em que os candidatos realizarão a prova de Ciências da Natureza e Matemática.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Esquenta Enem 2023: se prepare com lives gratuitas e gabarito comentado ao vivo
A área de conhecimento de Ciências da Natureza abrange as matérias de química, física e biologia e é composta de 45 questões, ou seja, metade da prova do 2º dia.
Para ajudar os estudantes mandar bem em biologia, e até mesmo para quem deseja fazer uma última revisão para domingo, a Revista Quero separou algumas dicas da professora de biologia do Sistema pH, Joana Cabral.
Veja mais: + Esquenta Enem: 7 estratégias para as provas de Matemática e Ciências da Natureza
A professora também deu algumas dicas de última hora para os estudantes na live do Esquenta Enem 2022, no perfil do Instagram da Quero Bolsa. Assista abaixo:
5 dicas de última hora para ir bem em biologia no Enem
1) Revisar tópicos de Ecologia
Conforme explica a professora Joana, Ecologia é um dos conteúdos de biologia que sempre está presente na prova do Enem e tem muita chance de aparecer neste ano. Assim, se ela fosse indicar um conteúdo principal para revisar nessa etapa final, seria ecologia.
“Ecologia é um assunto que normalmente corresponde a no mínimo 3 das 15 questões que temos em biologia. Desde 2016, todo ano a gente teve pelo menos três questões de desequilíbrios ambientais, poluição ou algum outro tema relacionado” afirmou a professora.
Assim, os tópicos de Ecologia que vale a pena dar uma revisada são: desequilíbrios ambientais, ciclo do nitrogênio e relações ecológicas.
2) Revistar tópicos de Citologia
Assim como Ecologia, Citologia é um dos conteúdos que sempre marca presença no Enem e muito indicado para revisar, ainda mais se ainda existe alguma dúvida neste assunto.
Segundo a professora, nos últimos anos houve várias questões envolvendo membrana plasmática, por exemplo. Assim, alguns dos tópicos dentro de Citologia indicados para revisar nessa reta final são membrana plasmática e mecanismos transporte.
3) Relembrar as principais doenças parasitárias
No Enem, um assunto bastante cobrado são as doenças parasitárias, como virose, malária, doença de chagas, dengue, esquistossomose e leishmaniose. Inclusive, a professore relembra que na edição anterior do exame caíram duas questões em biologia relacionadas a parasitose.
Na revisão desse tópico, a professora indica focar sempre na forma de transmissão e nas maneiras de prevenção. “Acho uma boa estratégia separar as doenças por formas de transmissão. Você pode fazer uma tabela, ou um mapa mental. Isso realmente ajuda em várias questões”, pontuou.
4) Ler atentamente o texto base
Para a professora Joana, um ponto de atenção que os estudantes devem ter na hora da prova é a leitura do texto base, o texto que vem antes da pergunta da questão. A leitura deve ser feita com atenção, e o candidato pode até destacar as partes mais importantes para ajudar.
“Sinalize na própria questão tudo o que o texto base está dando de informação importante. Às vezes, vale a leitura do comando e depois o retorno ao texto base. Se você já sabe o que a questão quer, você já se direciona e não perde tanto tempo”, orientou a professora.
5) Buscar interpretar gráficos, tabelas e imagens
Uma outra dica para ir bem no Enem segundo a professora é interpretar com calma questões com gráficos, tabelas e imagens, que também são formas de texto.
Nessa hora, o tempo é precioso e é melhor analisar calmamente buscando entender o que está sendo dito do que deixar uma informação importante para trás por falta de atenção.
Confira também: Enem 2023: 75 dicas de como estudar para prova