A dengue é uma doença viral transmitida por mosquitos. Sua incidência se dá, majoritariamente, em regiões tropicais. Ela se apresenta em quatro tipos imunológicos, ou seja, quatro variações.
Acredita-se que o vírus da dengue seja originário de outros vírus que estavam presentes nos primatas que viveram na península da Malásia. Conforme a população crescia, a proximidade com as regiões de selva diminuía, o que fez com que os mosquitos tivessem acesso aos humanos e transmitissem o vírus - que, após mutações, se dividiu nos quatro tipos atualmente conhecidos.
Os mosquitos responsáveis pela transmissão da doença são o Aedes Aegypti e o Aedes Albopictus, sendo o primeiro o responsável pela transmissão do vírus no Brasil, onde é popularmente conhecido como Mosquito da Dengue. Embora o Aedes Albopictus exista no Brasil, neste país nenhuma ocorrência de transmissão vinda desse mosquito foi registrada, porém, em regiões da Ásia, ele é o principal portador do vírus.
A dengue é uma doença considerada bastante grave, e o crescente número de ocorrência de casos de dengue fez com que ela se tornasse um problema de saúde pública, sendo a sua erradicação um grande desafio.
📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚