Citologia é a parte da Biologia que estuda as células, que são as menores unidades que formam todos os seres vivos. Nessa área, os cientistas observam como as células são feitas e como elas funcionam, ajudando a entender desde os processos mais básicos de nossa vida diária até o desenvolvimento de doenças. Simplificando, a Citologia é como um grande estudo sobre os blocos de construção da vida.
Entenda o que é código genético e síntese de proteína
Lembre-se dos tipos de células
1. Células Procariontes
As células procariontes são as formas de vida mais simples e antigas na Terra. Elas são caracterizadas principalmente pela ausência de um núcleo delimitado por uma membrana, ou seja, o seu material genético (DNA) fica disperso no citoplasma. Essas células não possuem organelas membranosas internas, como mitocôndrias ou retículo endoplasmático. Exemplos típicos de procariontes incluem bactérias e cianobactérias (algas azuis-verdes).
Características principais:
- Tamanho pequeno (geralmente entre 1 e 10 micrômetros).
- Estrutura celular simples sem núcleo definido.
- Reprodução principalmente por divisão binária rápida.
2. Células Eucariontes
As células eucariontes são mais complexas e evoluídas do que as células procariontes. Elas possuem um núcleo verdadeiro, onde o DNA é envolto por uma membrana nuclear. Além do núcleo, as células eucariontes contêm várias organelas membranosas, como mitocôndrias (responsáveis pela produção de energia), retículo endoplasmático (envolvido na síntese de proteínas e lipídios) e o aparelho de Golgi (que modifica, armazena e transporta proteínas). Os organismos eucariontes incluem todas as plantas, animais, fungos e protistas.
Características principais:
- Tamanho maior que o dos procariontes, tipicamente entre 10 e 100 micrômetros.
- Estrutura complexa com múltiplas organelas internas.
- Reprodução sexual ou assexual, geralmente mais complexa do que nos procariontes.