Paulo Freire (1921-1997) foi um educador, filósofo e pedagogo brasileiro, nascido em Recife, Pernambuco.
Descendente de família de classe média, formou-se em Direito em 1947, mas logo descobriu sua vocação para a educação. A partir daí, dedicou sua vida ao ensino e à reflexão sobre a prática pedagógica.
Freire foi responsável por uma revolução na educação brasileira e internacional com sua proposta de pedagogia crítica e libertadora.
Seu trabalho se concentrou em ensinar a ler e escrever para adultos analfabetos, utilizando-se de métodos que partiam da realidade dos alunos e promoviam sua conscientização e engajamento político.
Essa abordagem foi formalizada em sua principal obra, "Pedagogia do Oprimido" (1968), que se tornou um marco do pensamento pedagógico latino-americano.
Sua vida profissional incluiu passagens pelo Serviço Social da Indústria (SESI), pela Universidade de Recife, pela Universidade de Harvard e por outras instituições nacionais e internacionais.
Além de "Pedagogia do Oprimido", escreveu dezenas de livros e artigos sobre educação, cultura, política e desenvolvimento social.
Sua obra inspirou gerações de educadores e intelectuais ao redor do mundo e seu legado continua influenciando a educação contemporânea.