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Paulo Freire: trajetória, importância e principais obras

Biografias - Manual do Enem
Juliana Gottardi Publicado por Juliana Gottardi
 -  Última atualização: 23/2/2023

Introdução

Paulo Freire é um brasileiro famoso mundialmente por suas contribuições para a pedagogia. O pensador é considerado ainda "Patrono da Educação Brasileira". Por conta de sua notoriedade, ele foi contemplado com quase trinta títulos de Doutor Honoris Causa de universidades da Europa e América, além de outros prêmios e reconhecimentos.

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Índice

Quem foi Paulo Freire

Paulo Freire (1921-1997) foi um educador, filósofo e pedagogo brasileiro, nascido em Recife, Pernambuco. 

Descendente de família de classe média, formou-se em Direito em 1947, mas logo descobriu sua vocação para a educação. A partir daí, dedicou sua vida ao ensino e à reflexão sobre a prática pedagógica.

Freire foi responsável por uma revolução na educação brasileira e internacional com sua proposta de pedagogia crítica e libertadora. 

Seu trabalho se concentrou em ensinar a ler e escrever para adultos analfabetos, utilizando-se de métodos que partiam da realidade dos alunos e promoviam sua conscientização e engajamento político. 

Essa abordagem foi formalizada em sua principal obra, "Pedagogia do Oprimido" (1968), que se tornou um marco do pensamento pedagógico latino-americano.

Sua vida profissional incluiu passagens pelo Serviço Social da Indústria (SESI), pela Universidade de Recife, pela Universidade de Harvard e por outras instituições nacionais e internacionais. 

Além de "Pedagogia do Oprimido", escreveu dezenas de livros e artigos sobre educação, cultura, política e desenvolvimento social. 

Sua obra inspirou gerações de educadores e intelectuais ao redor do mundo e seu legado continua influenciando a educação contemporânea.

O período de exílio de paulo freire

O período de exílio de Paulo Freire, que ocorreu entre 1964 e 1980, foi um dos momentos mais difíceis de sua vida. 

Freire foi preso pouco depois do golpe militar de 1964 no Brasil, acusado de ser um agitador comunista e uma ameaça à segurança nacional. 

Ele passou 70 dias na prisão, onde sofreu tortura e humilhação. Depois de ser libertado, Freire exilou-se no Chile, onde trabalhou com o governo de Salvador Allende na reforma educacional do país.

Em 1969, Freire mudou-se para a Suíça, onde trabalhou na Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação. 

Durante seu exílio, ele viajou por toda a Europa, África e América Latina, dando palestras e ensinando sua pedagogia para professores e líderes comunitários. 

Ele continuou a escrever e publicar livros, incluindo "Pedagogia do Oprimido", que foi traduzido para várias línguas e tornou-se uma das obras mais influentes da educação crítica.

Freire só retornou ao Brasil em 1980, depois que a anistia foi concedida aos exilados políticos pelo governo militar. 

Ele foi recebido com entusiasmo e reconhecido como um dos intelectuais mais importantes do país. Freire continuou a ensinar e a escrever até sua morte em 1997, deixando um legado duradouro na educação e na luta pela justiça social.

As obras de paulo freire

Paulo Freire foi um autor prolífico e escreveu diversas obras ao longo de sua carreira. Algumas de suas obras mais conhecidas e influentes incluem:

  • "Educação como Prática da Liberdade" (1967): 

Neste livro, Freire apresenta sua visão de educação crítica, que valoriza o diálogo e a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem.

  • "Pedagogia do Oprimido" (1968): 

Considerada uma de suas obras mais importantes, "Pedagogia do Oprimido" apresenta a ideia de que a educação deve ser uma ferramenta para a libertação dos oprimidos e para a transformação da sociedade.

  • "Pedagogia da Autonomia" (1996): 

Nesta obra, Freire discute a importância da autonomia e da responsabilidade no processo educativo. Ele enfatiza a necessidade de os educadores criarem um ambiente de respeito mútuo e confiança para que os estudantes possam se sentir seguros para expressar suas opiniões e ideias.

  • "Cartas a Guiné-Bissau" (1976): 

Nesta obra, Freire apresenta uma série de cartas escritas para seus colegas educadores em Guiné-Bissau, na África. Ele discute suas ideias sobre educação libertadora e o papel dos educadores na transformação social.

  • "Ação Cultural para a Liberdade" (1975): 

Neste livro, Freire discute a importância da cultura e do diálogo na transformação social. Ele argumenta que a educação deve ser uma prática cultural e que os educadores devem estar atentos às questões sociais e culturais dos estudantes.

Essas são apenas algumas das obras mais conhecidas de Paulo Freire. Sua vasta produção literária abrange diversas outras áreas, como a alfabetização, a educação popular, a política educacional e a filosofia. 

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Como é a visão de Paulo Freire sobre a educação

A visão de Paulo Freire sobre a educação pode ser resumida como uma concepção crítica, libertadora e transformadora. Para Freire, a educação não é uma mera transmissão de conhecimentos, mas sim uma prática social que deve ser orientada para a conscientização e emancipação das pessoas.

Sua pedagogia enfatiza a importância do diálogo, da reflexão e da participação dos estudantes no processo de aprendizagem, em contraposição a uma educação autoritária e bancária, onde o conhecimento é imposto e os alunos são passivos receptores.

Freire também defende que a educação deve ser uma ferramenta de transformação social, capaz de contribuir para a superação das desigualdades e da opressão. Ele propõe uma educação crítica, que capacite os indivíduos a refletirem sobre sua realidade e a agirem de forma consciente e responsável para transformá-la.

Para Freire, a alfabetização é um processo fundamental de conscientização e empoderamento, pois permite que as pessoas compreendam melhor sua realidade e se tornem capazes de atuar de forma mais efetiva em sua transformação.

Sua pedagogia foi influente em diversas partes do mundo, especialmente em países em desenvolvimento, onde a educação tem um papel estratégico na luta contra a pobreza e a desigualdade.

Qual é o método de Paulo Freire?

O método de Paulo Freire é conhecido como "Método Paulo Freire" ou "Pedagogia do Oprimido". 

Ele se baseia em uma abordagem crítica e transformadora da educação, que busca não apenas transmitir conhecimentos, mas também desenvolver a consciência crítica e a capacidade de ação dos alunos. 

Nessa abordagem, o processo de ensino e aprendizagem deve ser dialógico e participativo, em que o educador e o aluno são sujeitos do processo e trabalham juntos para construir conhecimento a partir das experiências e vivências dos alunos. 

Além disso, Paulo Freire enfatiza a importância de trabalhar a alfabetização como um processo político, em que a leitura e escrita são instrumentos de libertação e empoderamento dos oprimidos. 

O método de Paulo Freire tem sido amplamente reconhecido e aplicado em diversas áreas da educação em todo o mundo.

Qual a visão nacional e internacional sobre paulo freire?

A visão sobre Paulo Freire é ampla e varia de acordo com a posição política e ideológica de cada um. No Brasil, sua obra é amplamente reconhecida e estudada, sendo considerado um dos principais pensadores da educação do país. 

Ele é frequentemente citado como referência por educadores e acadêmicos e sua pedagogia crítica continua sendo discutida e aplicada em diversos contextos educacionais.

Internacionalmente, a obra de Paulo Freire também é amplamente reconhecida e estudada em diversos países, principalmente na América Latina, Europa e Estados Unidos. 

Ele é considerado um dos principais teóricos da pedagogia crítica e sua influência pode ser vista em diversos movimentos sociais e políticos ao redor do mundo.

No entanto, apesar de sua influência e reconhecimento, sua obra também é alvo de críticas por parte de alguns setores da sociedade, que veem em sua abordagem uma tentativa de doutrinação ideológica.

 Essas críticas, no entanto, são frequentemente rebatidas por estudiosos e defensores da obra de Paulo Freire, que destacam a importância de sua abordagem crítica para a formação de cidadãos conscientes e atuantes.

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FREIRE. P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2011.

Paulo Freire defende que a superação das dificuldades e a apreensão da realidade atual será obtida pelo(a)

A desenvolvimento do pensamento autônomo.
B obtenção de qualificação profissional.
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