Logo da Quero Bolsa
Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Movimentos Sociais: o que são e os movimentos brasileiros

Sociologia - Manual do Enem
Natália Cruz Publicado por Natália Cruz
 -  Última atualização: 12/3/2024

Índice

Introdução

Movimentos sociais são ações organizadas por grupos da sociedade para promover, resistir ou provocar mudanças sociais, focando em questões como direitos humanos, justiça social ou reformas políticas. Exemplos incluem o Movimento Feminista, Black Lives Matter e a luta pelo casamento igualitário. 

Assim, os movimentos sociais podem ser definidos como grupos da sociedade formados com o objetivo de promover mudanças sociais e políticas.

Os participantes dos grupos sociais se unem para promover mudanças específicas e de acordo com os anseios, alterações sociais e políticas que desejam conquistar.

De forma geral, os movimentos sociais desejam mudanças contra a exclusão social e de direitos sofridas por alguns grupos.

movimentos sociais

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)/Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A existência de movimentos sociais se justifica por conta das diferenças entre os indivíduos e, consequentemente, da exclusão de políticas e práticas voltadas para as necessidades reais e específicas de cada grupo.

A Constituição assegura direitos básicos e essenciais, mas faz isso de forma geral, sem levar em conta as diferenças regionais e particularidades mais específicas de determinados grupos. Para mudar a situação de exclusão, são então formados os movimentos sociais.

As movimentações organizadas pelos movimentos sociais, geralmente, acontecem por meio de manifestações, que podem ou não ser pacíficas.

Integram os movimentos sociais as Organizações Não Governamentais (ONGs), associações sindicais, movimentos rurais, movimentos por direitos civis e movimentos por direitos específicos, como o direito das mulheres, das populações LGBTQIAP+ e da população negra.

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

O que são movimentos sociais?

Os movimentos sociais podem ser definidos como grupos de pessoas que tem interesses, demandas ou reivindicações comuns e que se unem com a intenção de conseguir mudanças sociais, políticas, constitucionais ou econômicas.

Por se tratarem de grupos com interesses comuns e específicos, as mudanças pelas quais os grupos lutam são bastante específicas e dependem diretamente das necessidades do grupo. Por exemplo, o Movimento dos Trabalhadores sem Teto, o MTST, irá lutar especificamente por questões ligadas à moradia.

Quais são os primeiros movimentos sociais?

Os movimentos sociais não são exclusividade de um único país ou região, por isso, estão listados abaixo os movimentos sociais de maior reconhecimento mundial.

  • Movimento Feminista;
  • Movimento Negro;
  • Movimento Estudantil;
  • Movimento Operário;
  • Movimento Ambientalista;
  • Movimento LGBTQIA+;
  • Movimentos indígenas;
  • Movimentos de  Trabalhadores de diversos setores.

No Brasil, especificamente, cabe destacar a existência de dois importantes movimentos sociais, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). As Organizações não governamentais (ONG´s) também podem ser consideradas movimentos sociais, pois, a partir do embate político buscam promover mudanças e atender demandas de grupos.

Qual é a origem dos movimentos sociais?

Na maioria das vezes, os movimentos sociais surgem da iniciativa de grupos que compartilham os mesmos valores e possuem os mesmos incômodos e demandas. Identificadas as similaridades e a necessidade de lutar por mudanças, os grupos se unem e formam os movimentos sociais.

Já estabelecidos, os movimentos se organizam e passam a promover passeatas, manifestações, ocupações, distribuição de materiais impressos e organizar encontros para discutir suas demandas e pensar em possíveis ações.

As atividades organizadas pelos movimentos sociais tem a intenção de chamar atenção da população e do aparato governamental para que as suas causas possam ser reconhecidas e as demandas sejam atendidas.

Em termos mundiais, alguns sociólogos e historiadores consideram que a união do Terceiro Estado Francês durante a Revolução de 1789, tenha sido o mais antigo movimento social da história. Os membros do Terceiro Estado se uniram a fim de, entre outras coisas, derrubar a monarquia absolutista e garantir que clero e nobreza pagassem impostos.

No Brasil, não há consenso entre os pesquisadores sobre a origem dos primeiros movimentos sociais. Alguns estudiosos apontam que teriam sido os quilombos, enquanto outros consideram apenas os movimentos de trabalhadores que organizaram greves no decorrer do século XIX, outros ainda, afirmam que os primeiros movimentos começaram a se organizar na década de 1950 para lutar pela terra.

O que é necessário para formar um movimento social?

Para que um movimento social se forme, é necessário que pessoas que partilham da mesma ideia e que têm as mesmas exigências se unam e se manifestem em busca de soluções e melhorias constitucionais, políticas e sociais. As manifestações podem acontecer a partir da organização de atos, passeatas, distribuição de materiais e encontros para discussão de ideias e posterior apresentação ao governo.

📝 Você quer garantir sua nota mil na Redação do Enem? Baixe gratuitamente o Guia Completo sobre a Redação do Enem! 📝

Movimentos Sociais no Brasil

Em nosso país, os movimentos sociais que reivindicavam as melhores condições de trabalho no campo, distribuição de terras e não substituição da mão de obra do campo por máquinas tiveram suas primeiras manifestações durante a década de 1950.

Os movimentos de maior destaque são o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto).

Durante a década de 1960, grupos contra a ditadura, a favor dos direitos humanos e que discordavam das práticas políticas e econômicas tiveram grande destaque. O período ditatorial impedia as manifestações populares, marchas e protestos contrários ao regime. Por conta disso, muitos movimentos sociais atuavam na clandestinidade.

No decorrer das décadas de 1980 e 1990, os movimentos feministas, negros, LGBTQIAP+, pelas crianças, pessoas portadoras do vírus da aids, cadeirantes, crianças, indígenas, por moradia e pelo meio ambiente ganharam mais visibilidade.

Uma série de outros movimentos sociais também surgiram ao longo dos últimos anos e estão em busca de políticas de inclusão, acesso a medicamentos, moradia, saúde e itens específicos e necessários para a qualidade de vida e consolidação da cidadania de indivíduos ou minorias socialmente excluídas.

Características dos Movimentos Sociais

Embora lutem por direitos específicos, os movimentos sociais possuem algumas características em comum para organizar as formas de ação e garantir que as mudanças e alterações sejam conquistadas.

  • Organização de um projeto e ideologia em comum e que considere as propostas relevantes ao movimento;
  • Estrutura hierárquica que possibilita várias lideranças;
  • Ações coletivas;
  • Organização de passeatas, greves, denúncias e marchas;
  • Manifestações que podem ou não ser pacíficas;
  • Revolucionários ou reformistas.

🎯 Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies 🎯

Classificação dos Movimentos Sociais

Para facilitar a compreensão e estudo dos movimentos sociais, eles são classificados em tipo, de acordo com a atuação e os projetos que defendem.

Organizações Não Governamentais (ONGs)

Organizações sociais sem fins lucrativos que se organizam para promover mudanças ou prestar assistência a grupos e realidades sociais específicas. Podem atuar na área da educação, saúde, saneamento, meio ambiente e nas mais diversas áreas.

Movimentos rurais ou novimntos do campo

Lutam por questões de ligação com a reforma agrária, a produção industrial e massificada de alimentos e outros produtos agrícolas e contra a troca de mão de obra humana por máquinas.

Movimentos de classe

Ligados às diversas classes sociais e lutam por mudanças sociais e eliminação das desigualdades e exclusão social.

Movimentos reivindicatórios

Movimentos que reivindicam a solução de questões urgentes para um determinado grupo ou para toda sociedade.

Movimentos Políticos

Tem como objetivo ressaltar a importância da participação política. Pode ou não estar ligado a partidos políticos.

Independente do foco e dos objetivos do movimento, a intenção de todos é conquistar as mudanças e alterações, sejam elas políticas, sociais ou econômicas de acordo com o projeto que defendem e o grupo social que representam.

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓

Resumo Movimentos Sociais

Os movimentos sociais são grupos formados por indivíos que tenham demandas e incômodos semelhantes e que se unem em movimentos a fim de garantir mudanças sociais, constitucionais e políticas.  Os movimentos sociais surgem para tentar amenizar as diferenças e exclusão de alguns grupos que não são atendidos pelas políticas públicas e leis estabelecidas.

Movimentos sociais existem em todo o mundo e para que se organizem, precisam da união de grupos ou indivíduos que tenham a finalidade de, por meio de diversas formas de manifestação, garantir mudanças sociais, políticas e constitucionais.

Plano de estudo gratuito para o Enem

A preparação para o Enem exige muito do estudante. Afinal, a prova cobra conteúdos vistos ao longo de todo o ensino médio. Por isso, vale a pena ter uma ajudinha extra nos estudos. 

Pensando nisso, a Quero Bolsa está oferecendo gratuitamente o Plano de Estudos Enem de Boa. O material é composto por indicações diárias de temas para estudar, juntamente com textos, vídeo-aulas e exercícios de grandes vestibulares com resolução. Para baixar sem pagar nada, basta clicar aqui.

Exercício de fixação
Passo 1 de 3
ENEM/2015

“Não nos resta a menor dúvida de que a principal contribuição dos diferentes tipos de movimentos sociais brasileiros nos últimos vinte anos foi no plano da reconstrução do processo de democratização do país. E não se trata apenas da reconstrução do regime político, da retomada da democracia e do fim do Regime Militar. Trata-se da reconstrução ou construção de novos rumos para a cultura do país, do preenchimento de vazios na condução da luta pela redemocratização, constituindo-se como agentes interlocutores que dialogam diretamente com a população e com o Estado.” (Adaptado de: GOHN, M. G. M. Os sem-terras, ONGs e cidadania. São Paulo: Cortez, 2003).

No processo da redemocratização brasileira, os novos movimentos sociais contribuíram para

A diminuir a legitimidade dos novos partidos políticos então criados.
B tornar a democracia um valor social que ultrapassa os momentos eleitorais.
C difundir a democracia representativa como objetivo fundamental da luta política.
D ampliar as disputas pela hegemonia das entidades de trabalhadores com os sindicatos.
E fragmentar as lutas políticas dos diversos atores sociais frente ao Estado.
Prepare-se para o Enem com a Quero Bolsa! Receba conteúdos e notícias sobre o exame diretamente no seu e-mail