De maneira mais geral, é possível definir educação como sendo o processo ligado ao ato de ensinar algo e ao processo de aprender algo. O processo de ensinar e aprender é característico das sociedades e grupos sociais e independem da época, contexto histórico ou localidade. Escavações arqueológicas apontam que desde a pré história os seres humanos já ensinavam e aprendiam uma série de coisas que pudessem facilitar a busca por alimentos, a caça ou a segurança.
Desde os tempos mais remotos, o processo educacional serve para socializar e integrar o indivíduo à sociedade à qual ele pertence. A educação é, também, responsável pela disseminação das histórias das sociedades, criando, assim, noções de conhecimento coletivo, proporcionando o conhecimento de particularidades culturais e fortalecendo a ideia de pertencimento e sentimento nacional.
Os parâmetros daquilo que deverá ser ensinado oficialmente nas escolas é definido por leis e diretrizes governamentais. No Brasil, a Base Nacional Comum Curricular, a BNCC traça os percursos de aprendizagem a serem adotados em todo território Nacional, ou seja, define o que deve ser aprendido pelos alunos nas diferentes áreas do conhecimento. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a LDB 9394, por sua vez, define e regulariza a organização da educação oferecida no Brasil de acordo com a Constituição de 1988.
Embora a educação não seja feita somente em meios formais, como as escolas e universidades, a definição do que deve ser ensinado às futuras gerações influencia os meios não formais e informais de educação, que, de alguma forma, seguem, também, algumas diretrizes pré determinadas pelas leis e regulamentações.