Psicólogo social: tudo sobre a profissão

Aquele que trabalha com a relação entre indivíduo e sociedade

Profissional pode atuar em projetos sociais, em grupos e comunidades

psicólogo social

Sobre a profissão

O psicólogo social é o profissional que atua na interação entre indivíduo e o grupo, mesclando conhecimentos de Psicologia e de Ciências Sociais - já que ele busca analisar o comportamento humano a partir do contexto social e das dinâmicas interacionais em que está inserido.



Nesse sentido, o psicólogo social não atua somente com o comportamento individual de seus pacientes, mas também com a análise do grupo e da comunidade, das relações que se desenvolvem nela e na transformação que essas interações com o coletivo podem provocar.

O psicólogo social pode atuar com estudos e pesquisas na área de comportamentos de grupos, como em institutos de pesquisa acadêmicos, em departamentos de publicidade e marketing etc. Também pode atuar em empresas, criando programas de desenvolvimento e realizando treinamentos corporativos. Além disso, também atua no desenvolvimento, implementação e análise de políticas públicas vinculadas à atuação social.


Outra possibilidade forte de atuação para o psicólogo social é na área da educação, em escolas, universidades, ONGs e órgãos públicos que trabalhem pela melhoria do ensino e da qualidade de vida de crianças e adolescentes.



O salário médio de um psicólogo social no país é de R$ 3.309,05, de acordo com dados de 2021 do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

O psicólogo social pode trabalhar em universidades, escolas, institutos de pesquisa, órgãos públicos, agências e departamentos de marketing e publicidade. Também pode trabalhar em empresas e indústrias de todos os tipos, no setor de RH.

Por que ser um Psicólogo social?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Psicólogo social

    Como se tornar um Psicólogo social?

    O psicólogo social, após graduar-se no curso de Psicologia e obter o registro regularizado no CRP do estado, pode realizar uma pós-graduação na área de Psicologia Social e buscar empregos na área. Outra possibilidade é obter a experiência durante a graduação. Se você quer se profissionalizar na área e fazer uma faculdade com bolsa de estudo em Psicologia, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Ciências Sociais e Humanas

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.