Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Antropólogo: tudo sobre a profissão

Profissional que estuda e pesquisa questões sociais, populares e dos seres humanos. O trabalho do antropólogo apresenta necessidade de constante estudo
antropólogo

Sobre a profissão

O antropólogo é o profissional encarregado dos estudos da antropologia. Para conhecer e analisar a cultura dos povos atuais e extintos, os antropólogos consultam livros, fotos, registros orais, depoimentos e outras fontes de pesquisa.

Os antropólogos costumam conviver, em períodos determinados, em contato com os povos a serem observados, coexistindo e se inserindo na cultura em questão.

De acordo com a página do curso de Antropologia, o antropólogo realiza estudos e pesquisas sociais, econômicas e políticas e participa da gestão territorial e socioambiental. Estuda, também, o patrimônio arqueológico e administra patrimônio histórico e cultural.

Este profissional realiza pesquisa de mercado e participa da elaboração, implementação e avaliação de políticas e programas públicos. Além disso, organiza informações sociais, culturais e políticas e elabora documentos técnico-científicos.

No Brasil, o estudo da Antropologia é comumente associado com questões sobre as populações indígenas em toda área nacional e das religiões afro-brasileiras. Entretanto, os temas ligados às populações urbana e rural e análises linguísticas de determinada região também pode ser enquadramentos para estudos desta área

De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), os antropólogos podem atuar com:

  • a realização de estudos e pesquisas sociais, econômicas e políticas; 
  • a participação da gestão territorial e sócio-ambiental; 
  • o estudo do patrimônio arqueológico; 
  • o gerenciamento do patrimônio histórico e cultural. 
  • a realização de pesquisa de mercado. 
  • a participação na elaboração, implementação e avaliação de políticas e programas públicos;
  • a organização de informações sociais, culturais e políticas. 
  • a elaboração de documentos técnico-científicos

Veja também: Mais informações sobre o curso de Antropologia na Quero Bolsa. Confira como dar os primeiros passos, a formação, grade curricular, áreas de atuação e bolsas de estudo.

O antropólogo poderá atuar em subáreas que são pertencentes à área de conhecimento. São exemplos: Antropologia biológica ou física, Antropologia cultural e Antropologia linguística. 

Antropologia física que estuda os aspectos biológicos e a evolução da espécie humana. Por outro lado, a antropologia cultural se dedica ao estudo da diversidade cultural dos povos, e a antropologia linguística, que estuda as relações do homem com a linguagem.

Em geral, este profissional é comumente associado com o trabalho de pesquisas e no setor da educação. Há possibilidade de atuação com aulas, mas também com departamentos de pesquisas em determinadas áreas de conhecimento da Antropologia. 

Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.

O profissional pode atuar em universidades e institutos de pesquisa, podendo ambos ser públicos ou privados, além de fundações e organizações não governamentais (ONGs). Além da atuação no mercado educacional, o antropólogo encontra possibilidades de atuação em empresas comerciais, veículos de comunicação, editoras e no mercado audiovisual.

Auxiliar empresas a entender as necessidades do consumidor. O profissional atual como um elo entre produtos e serviços que atendem o consumidor – observando os anseios do público e as possibilidades de desenvolvimento das empresas. 

O profissional poderá trabalhar como consultor na produção de conteúdo educacional, junto com editoras, assim como ser uma fonte para emissoras de televisão e/ou rádio para questões antropológicas. 

Veja também: O Guia de Profissões da Quero Bolsa. São mais de 300 páginas sobre as diversas possibilidades profissionais do mercado de trabalho. Sobre a área, você poderá conferir detalhes sobre as profissões de: engenheiro civil, radialista, editor de vídeo e outras profissões.

Por que ser um Antropólogo?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Como se tornar um Antropólogo?

    O profissional precisa concluir um curso de graduação em Antropologia para ingressar na carreira profissional. Há possibilidade de realização de um curso de pós-graduação para o estudante se especializar em áreas de estudo mais específicas desta área de conhecimento. 

    Sobre o curso de graduação, o estudante poderá encontrar conteúdos sobre as seguintes áreas. 

    • Introdução a Antropologia
    • Etnologia Ameríndia
    • Linguística
    • Teoria Antropológica
    • Leituras Etnográficas
    • Antropologia e Gênero
    • Cultura e Ambiente
    • Antropologia Brasileira
    • História do Pensamento Arqueológico
    • Filosofia das Ciências Sociais.

    De acordo com as ofertas da Quero Bolsa, o curso de graduação em Antropologia é disponibilizado nas modalidades semipresencial e a distância (EaD). O prazo para formação é de, em média, sete semestres (três anos e meio) para os estudantes. A formação deste curso é de bacharelado, ou seja, geralmente mais longo que cursos superiores de tecnologia e cursos técnicos.

    O Guia da Faculdade, projeto da Quero Educação em parceria com o Estadão, aponta 13 registros de instituições que disponibilizam cursos de graduação em Antropologia e participaram do levantamento em 2022. Confira a lista abaixo:

    No caso dos cursos de pós-graduação, as opções são mais variadas na QB. Apesar de todos os cursos serem disponibilizados na modalidade a distância (EaD), o estudante encontrará formações de até seis meses, entre sete e 12 meses e entre um e dois anos para conclusão. 

    Caso você tenha dúvidas sobre o curso de Radiologia ou profissões nesta área, faça o seu questionamento na Comunidade Quero. A Comunidade Quero é um ambiente para troca de conhecimento, onde você pode tirar suas dúvidas e ajudar outros integrantes da Comunidade com as dúvidas sobre o curso.

    De acordo com o portal de recrutamento Glassdoor, o salário médio nacional de Antropólogo é de R$2.415,00 no Brasil. O mesmo portal aponta que o salário de Antropólogo, no país, é de R$7.074,00 por mês.

    Qual curso fazer para ser Antropólogo?

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Mais profissões da área de Ciências Sociais e Humanas

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.