Atualizado em: 05/09/2023
No mês de junho é comemorado o mês do cinema nacional. Isso porque 19 de junho é considerado o Dia do Cinema Brasileiro. Nessa data, teria acontecido a gravação do primeiro filme no país, intitulado "Vista da baía da Guanabara", em 1898.
Encontre bolsas de até 80% de desconto
Desde então, o cinema no Brasil se expandiu e hoje conta com diversas obras memoráveis. A importância da sétima arte para a cultura brasileira foi expressa até no tema de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019: “A democratização do acesso ao cinema no Brasil”.
Baixe já: Cronograma de estudo completo e gratuito
+ Redação do Enem 2023: confira 11 possíveis temas
Mas, o tema de redação não é o único lugar em que o cinema nacional pode aparecer na redação. Os filmes são ótimas fontes de repertório sociocultural e podem ser citados na redação como estratégia argumentativa.
Como são obras ficcionais, é preciso tomar alguns cuidados ao utilizar os filmes na redação. Os professores recomendam que eles sejam usados só para contextualizar o tema ou fazer analogias com a realidade.
Baixar plano de estudo gratuito
Dê uma olhada em dois exemplos de redações nota mil que utilizaram filmes em seus textos.
Fernanda Carolina Santos Terra de Deus - Enem 2018
No filme “Matrix“, clássico do gênero ficção científica, o protagonista Neo é confrontado pela descoberta de que o mundo em que vive é, na realidade, uma ilusão construída a fim de manipular o comportamento dos seres humanos, que, imersos em máquinas que mantêm seus corpos sob controle, são explorados por um sistema distópico dominado pela tecnologia. Embora seja uma obra ficcional, o filme apresenta características que se assemelham ao atual contexto brasileiro, pois, assim como na obra, os mecanismos tecnológicos têm contribuído para a alienação dos cidadãos, sujeitando-os aos filtros de informações impostos pela mídia, o que influencia negativamente seus padrões de consumo e sua autonomia intelectual.
Daniel Gomes - Enem 2019
O filme ‘’Cine Hollywood’’ narra a chegada da primeira sala de cinema na cidade de Crato, interior do Ceará. Na obra, os moradores do até então vilarejo nordestino têm suas vidas modificadas pela modernidade que, naquele contexto, se traduzia na exibição de obras cinematográficas. De maneira análoga à história fictícia, a questão da democratização do acesso ao cinema, no Brasil, ainda enfrenta problemas no que diz respeito à exclusão da parcela socialmente vulnerável da sociedade. Assim, é lícito afirmar que a postura do Estado em relação à cultura e a negligência de parte das empresas que trabalham com a ‘’sétima arte’’ contribuem para a perpetuação desse cenário negativo.
Confira: 7 filmes live actions para utilizar na redação do Enem
+ É noveleiro? Confira 8 novelas para citar na redação do Enem
10 filmes brasileiros para citar na redação
Para te ajudar a criar mais repertório cultural, a Revista Quero separou 10 filmes brasileiros que podem ser abordados em várias temáticas. Confira!
Cidade de Deus (2002)
O filme “Cidade de Deus”, baseado no livro homônimo de Paulo Lins, conta a história de um grupo de jovens pobres e negros que crescem em meio a violência e criminalidade da Cidade de Deus, no período em que essa comunidade do Rio de Janeiro se transformava em uma perigosa favela dominada pelo tráfico.
Temáticas: violência urbana, tráfico de drogas, desigualdade social, favelização, criminalidade entre jovens, redução da maioridade penal e racismo.
Que Horas Ela Volta? (2015)
A obra “Que Horas Ela Volta?” retrata a rotina de Val, uma empregada doméstica e babá nordestina que trabalha e mora com uma família de classe alta em São Paulo. O drama se desenrola quando Jéssica, a filha de Val, sai do Nordeste e vem morar com a mãe para prestar o vestibular em São Paulo. Jéssica não aceita a divisão de classes e o “lugar de empregada” impostos a ela e sua mãe, gerando conflito com os patrões.
Temáticas: desigualdade social, preconceito, segregação, exploração do trabalho, relações sociais, preconceito linguístico, conflitos de classes sociais e acesso à educação.
Veja: 9 citações sobre redes sociais para usar na redação
+ Confira 6 escritores contemporâneos para usar na redação do Enem
Central do Brasil (1998)
O drama narra a história de Dora, uma professora aposentada que complementa a renda sendo escritora de cartas para pessoas analfabetas na Estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Sua pacata rotina é abalada quando uma de suas clientes morre atropelada por um ônibus e deixa sozinho o filho Josué, um pobre menino de 9 anos. Após quase vender o menino, Dora decide levar Josué ao Nordeste para conhecer seu pai.
Temáticas: analfabetismo, desigualdade social, pobreza, migração, tráfico de pessoas e venda de órgãos.
Aquarius (2016)
Aquarius é o nome de um antigo edifício na orla da praia de Boa Viagem, em Recife. O prédio é cobiçado por uma construtora que pretende erguer um condomínio de luxo em seu lugar. Mas, a empresa se depara com a resistência da última moradora do local, Clara, uma viúva de 65 anos que se recusa a deixar o prédio onde viveu parte de sua vida.
Temáticas: patrimônio, memórias, envelhecimento, sexualidade na terceira idade e especulação imobiliária.
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)
O longa “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” conta a história de Leonardo, um adolescente cego que sofre preconceito e bullying na escola e busca sua independência em meio ao superprotecionismo dos pais. Com a chegada do novo aluno Gabriel à escola, Leonardo começa a descobrir mais sobre sua sexualidade.
Temáticas: diversidade sexual, preconceito e discriminação a pessoas com deficiência e LGBTs, bullying e inclusão escolar.
A Hora da Estrela (1985)
O filme “A Hora da Estrela” é uma adaptação do livro homônimo de Clarice Lispector. O drama narra a vida de Macabéa, uma jovem imigrante nordestina, pobre, órfã, ingênua e sozinha. Ela trabalha como datilógrafa e vive em condições miseráveis na capital São Paulo. Na trama, ela decide se consultar com uma cartomante após perder seu namorado - sua única companhia - para sua colega de trabalho.
Temáticas: solidão, desigualdade social, migração, preconceito, pobreza, relacionamento abusivo e machismo.
Saiba mais: Redação do Enem: vale a pena usar palavras difíceis?
+ 9 dicas de quem tirou nota 1000 na redação do Enem
+ Quanto vale a redação do Enem? Descubra
Bacurau (2019)
O filme conta narra a história distópica do pequeno povoado de Bacurau, no interior do Pernambuco. Após a morte da matriarca Carmelita, os moradores descobrem que a cidade não aparece nos mapas e coisas estranhas acontecem: drones sobrevoam a cidade, estrangeiros aparecem no local e moradores começam a ser assassinados. Então, os habitantes de Bacurau se unem para identificar e lutar contra o inimigo que os ameaça.
Temáticas: importância e organização da comunidade, valorização da cultura, memória, xenofobia, patriotismo, resistência, desigualdade social e pobreza.
O Auto da Compadecida (2000)
O clássico “O Auto da Compadecida”, baseada na peça de Ariano Suassuana, mostra as aventuras de João Grilo e Chicó em um pequeno vilarejo no sertão da Paraíba. Para sobreviver, os amigos aplicam golpes e trapaças nos moradores locais. Quando eles enganam um temido cangaceiro e se vêem em apuros, apelam para Nossa Senhora.
Temáticas: pobreza, violência, fome, religiosidade, moral e ética, corrupção e desigualdade social.
Baixar plano de estudo gratuito
O Menino e o Mundo (2013)
A animação “O Menino e o Mundo” conta a história de um menino que vive no campo com sua família. Mas, devido à falta de trabalho, seu pai sai de casa em busca de melhores condições de vida na cidade grande. Triste e com saudades do pai, o menino também vai à cidade e lá descobre uma sociedade que sofre com a pobreza e exploração de trabalhadores.
Temáticas: êxodo rural, pobreza, capitalismo, exploração do trabalho, mecanização do trabalho, desigualdade social, globalização e urbanização.
Tropa de Elite (2007)
O longa narra a guerra entre os policiais do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e os traficantes do Rio de Janeiro. O líder do grupo, Capitão Nascimento, quer deixar a corporação e, para isso, treina dois recrutas para substituí-lo. Os novatos se destacam por sua honestidade, mas se desiludem pela corrupção praticada por colegas de seu batalhão.
Temáticas: violência urbana, violência policial, segurança pública, corrupção, ética, tráfico de drogas e armas, criminalidade, tortura, pobreza, racismo e desigualdade social.
Veja: 7 filmes de super-heróis que podem te ajudar com os estudos
+ Estude vendo Netflix: 75 séries e filmes para estudar História
Filmes sobre preconceito linguístico
Filmes que abordam o tema do preconceito linguístico podem ser excelentes recursos para uma redação do Enem, pois ajudam a ilustrar e aprofundar a discussão sobre essa questão. Confira alguns filmes que tratam desse tem e podem ser utilizados como repertório na redação:
-
Sociedade dos Poetas Mortos (1989): Este clássico dirigido por Peter Weir retrata um professor de literatura que inspira seus alunos a questionar as convenções sociais, incluindo o preconceito linguístico.
-
O Homem que Copiava (2003): Este filme brasileiro dirigido por Jorge Furtado aborda questões de classe e preconceito linguístico, mostrando a vida de um jovem que faz cópias de dinheiro e suas interações com diferentes estratos sociais.
-
Preciosa - Uma História de Esperança (2009): Este filme mostra a luta de uma jovem negra e pobre que enfrenta o preconceito linguístico e outras formas de discriminação ao tentar melhorar sua vida.
-
O Dilema das Redes 2020): Embora seja um documentário, este filme discute como a tecnologia e as redes sociais podem ampliar o preconceito linguístico e cultural, afetando a comunicação online.
-
Minari (2020): Este filme americano-coreano segue uma família coreana que se muda para os Estados Unidos nos anos 1980 e enfrenta desafios linguísticos e culturais enquanto tenta realizar o sonho americano.
-
A Voz Suprema do Blues (2020): Embora o filme se concentre principalmente na música e na indústria musical, ele também aborda o preconceito linguístico e cultural enfrentado pelos artistas negros no início do século 20.
Veja: 5 passos para garantir mais de 800 na redação do Enem
+ 20 citações sobre democracia para usar na redação
+ 6 atores sociais para usar em qualquer proposta de intervenção na redação do Enem
Guia de redação gratuito
Confira o Guia Completo sobre a Redação do Enem. Veja dicas incríveis para você arrasar e conseguir uma boa nota nesta parte importante da prova. Tenha acesso aos critérios de avaliação, dicas de especialistas e exemplos nota 1000! Tudo gratuito para você!
Plano de estudo gratuito
O Plano de Estudos Enem De Boa vai te ajudar no dia a dia de preparação para o Enem. Para acessar os conteúdos, basta preencher o formulário e pronto! Você vai baixar o plano completo e receber dicas extras direto no seu e-mail! Vale lembrar que o material é totalmente gratuito.