5 passos para garantir mais de 800 na redação do Enem
O primeiro dia de prova do Enem está chegando; veja como conseguir tirar 800 ou mais na redação com as dicas de um professor especialista
Atualizado em 20/10/2023
O primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 está chegando. Neste ano, a aplicação será nos dias 5 e 12 de novembro, em dois domingos consecutivos.
Baixe agora: Plano de estudo para o Enem de graça
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
No primeiro dia de prova, os candidatos fazem 45 questões de Linguagens, área que envolve as matérias de Português, Literatura, Artes e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) e 45 questões de Ciências Humanas, que envolve as matérias de História, Geografia, Sociologia e Filosofia. Além disso, tem a tão temida redação.
A redação é considerada por muitos professores e especialistas como a parte mais importante da prova, uma vez que a nota da redação corresponde a 20% da prova e pode abaixar ou aumentar a pontuação final do candidato.
Veja também: 5 figuras de linguagem que você precisa saber para o Enem
+ 16 autores que podem cair na prova de Linguagens do Enem
Mas então, como ir bem na redação e garantir uma nota de 800 pra cima, pelo menos? Para ajudar os vestibulandos nessa reta final, a Revista Quero conversou com o professor de redação da Plataforma Professor Ferretto, João Filho, que listou o que é preciso para garantir esta nota. Confira!
Tirar de 800 pra cima na redação é uma boa nota?
Sabemos que a redação nota mil é muito visada por todos que fazem a prova, entretanto, tirar 1000 na redação é algo difícil de ser atingido pela maioria dos estudantes, pois qualquer erro, seja gramatical ou de norma culta, já impede a nota máxima.
É claro que a nota final também depende de como o candidato foi nas questões, mas, segundo o professor João, tirar cerca de 800 pontos na redação já é sim considerado uma boa nota, que permitiria a aprovação em vários cursos de universidades pelo Brasil.
Ele ainda explica que, para o aluno conseguir fazer 800, ele precisa pontuar 200 em pelo menos quatro das cinco competências exigidas na redação, que são:
1 – Domínio da norma culta;
2 – Capacidade de utilização de repertório sociocultural advindo de outras áreas do conhecimento;
3 – Conhecimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo;
4 – Uso dos operadores argumentativos, conectores interfrasais e interparagrafais;
5 – Capacidade de propor uma solução para o problema discutido no último parágrafo.
De acordo com o professor, a competência 1, da norma culta, é geralmente a mais difícil de conseguir 200 e a parte em que os estudantes mais erram. “O que tira o 1000 do aluno é uma vírgula, uma regência, uma crase, uma colocação pronominal e até mesmo a ortografia errada de uma palavra”, explica.
Confira mais: Enem: 6 atualidades que podem cair na prova
+ 6 livros coringas para aumentar seu repertório na redação do Enem
5 passos para garantir mais de 800 na redação
Segundo o professor, a estratégia para conseguir uma nota igual ou maior que 800 na redação é garantir estes pontos nas competências de 2 a 5. Assim, algumas dicas para obter estes pontos nas outras competências são:
Tenha um repertório coringa
Adicionar uma citação ou algo que demonstre repertório cultural à redação é algo positivo e que pode agregar muito valor ao texto se for utilizado da maneira correta. Neste quesito, o professor indica ter um repertório “coringa”, ou seja, que possa ser encaixado de diversas formas em temas de redação diferentes.
“Tente levar algum repertório de casa, algumas citações de pensadores como: Zygmunt Bauman, Byung-Chul Han, Guy Debord ou filósofos como Platão e Aristóteles. Algumas de suas frases importantes podem servir para discutir a condição do homem no mundo contemporâneo e são sempre muito válidas”, pontua.
Entenda a sua tese antes de começar a escrever
Neste ponto, o professor explica que, antes mesmo de começar a fazer o rascunho da redação, o candidato deve ter a compreensão do que é a sua tese e de como irá defendê-la utilizando argumentos. A tese, por sua vez, pode ser entendida como o ponto de vista do estudante acerca do assunto apresentado.
De acordo com o professor, antes mesmo de começar a escrever o rascunho, o participante deve fazer três coisas: gerar ideias sobre o tema a partir da leitura dos textos motivadores, selecionar os pontos principais e, por fim, organizar as ideias.
“Feito tudo isso, na primeira linha o aluno saberá como será a última. Você rascunha a partir do planejamento original feito com a ideia, que é onde o texto nasce antes de ser materializado na escrita”, afirma.
Leia mais: 9 principais dúvidas sobre o Enem
+ 11 questões sobre política no Enem
Não esqueça dos conectivos
Conectivos são uma parte muito importante do texto, pois através deles que o autor faz a interligação entre as ideias de cada parágrafo e torna o texto mais coeso e coerente para o leitor. Assim, o professor orienta não esquecer de adicionar alguns destes elementos durante o texto, principalmente entre os parágrafos.
“Para começar o segundo parágrafo, pode-se usar: de início ou cabe destacar. No terceiro parágrafo, o aluno pode colocar um ‘’ademais’’ ou ‘’outrossim’’. E no quarto, finalize com ‘’Portanto, é necessário que fulano faça isso, de tal maneira, etc”, exemplifica.
Leia mais: Pode levar documentos digitais no Enem?
+ 10 autores brasileiros que mais caem no Enem
Faça uma proposta de solução aplicável, que respeite os direitos humanos
A redação do Enem exige que o texto contenha uma proposta de intervenção, também conhecida como proposta de solução. Muitas pessoas preferem redigir essa proposta no último parágrafo do texto, apesar de não ser obrigatório.
O professor relembra que, no caso da proposta, deve-se apresentar uma solução indicando o que deve ser feito, quem vai realizar tal ação (geralmente são os organismos governamentais),de qual forma essa ação será realizada e com qual finalidade/objetivo.
“É preciso que seja uma proposta plausível, aplicável e que respeite os direitos humanos, que não atente contra a liberdade individual, direito de ir e vir, as liberdades religiosas, de expressão, étnica, etc. Então, essa proposta não pode conter nenhum tipo de preconceito e nenhum tipo de agressão aos direitos humanos” relata o professor.
Revise o seu texto
Por último, mas não menos importante: fazer uma rápida revisão antes de passar a limpo. Após ter redigido o rascunho do texto, o professor orienta fazer uma revisão gramatical para evitar perder pontos por desatenção e tentar aumentar ao máximo a pontuação na competência 1, da norma culta.
“Observe as vírgulas, a ortografia, a regência, a concordância, a colocação pronominal, o uso dos marcadores de pontuação, ponto e vírgula, vírgula, aspas, parênteses. Depois dessa revisão gramatical, você faz a editoração do texto, ou seja, passa o texto a limpo. Essa atividade tem que ser uma atividade mecânica, ou seja: não se mexe mais no texto”, salienta.
Guia de redação para o Enem
Confira o Guia Completo sobre a Redação do Enem. Veja dicas incríveis para você arrasar e conseguir uma boa nota nesta parte importante da prova. Tenha acesso aos critérios de avaliação, dicas de especialistas e exemplos nota 1000! Tudo gratuito para você!
Plano de estudo gratuito para o Enem
O Plano de Estudos Enem De Boa vai te ajudar no dia a dia de preparação para o Enem. Para acessar os conteúdos, basta preencher o formulário e pronto! Você vai baixar o plano completo e receber dicas extras direto no seu e-mail! Vale lembrar que o material é totalmente gratuito.
Quer se preparar para o Enem com as melhores lives e conteúdos e ainda acompanhar o gabarito comentado ao vivo depois da prova? Se inscreva gratuitamente no Esquenta Enem 2023 da Quero Bolsa!
Aproveite para ler também: 12 citações sobre qualidade de vida para o Enem
+ O que é ebulição global e como o tema pode cair no Enem?
+ Enem 2023: 75 dicas de como estudar para prova