Conforme chega o dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é hora de se preocupar com o que levar no dia da prova. Uma coisa é indispensável: os documentos. Isso porque é preciso apresentar alguma identificação para realizar o exame.
A partir de 2022, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) passou a aceitar a versão digital de alguns documentos. Segundo o edital do Enem, o participante poderá ser identificado por meio dos seguintes documentos digitais:e-Título, CNH digital e RG digital.
Mas vale lembrar que eles precisam ser mostrados no aplicativo oficial. Isto é, os fiscais de prova não vão aceitar capturas de telas.
Além disso, também serão aceitos os documentos físicos a seguir:
Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997;
Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017;
Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de que trata o Decreto nº 9.277, de 5 de fevereiro de 2018;
Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
Passaporte;
Carteira Nacional de Habilitação, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;
Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997.
Esquenta Enem 2023
Quer se preparar para o Enem com as melhores lives e conteúdos e ainda acompanhar o gabarito comentado ao vivo depois da prova? Se inscreva gratuitamente no Esquenta Enem 2023 da Quero Bolsa!