logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

30 dias para o Enem: 5 dicas infalíveis para se preparar e ir bem na prova

por Isabella Baliana em 04/10/23

Atualizada em 13/10/2023

A contagem regressiva já começou: nesta quinta-feira, 5 de outubro, faltam exatamente 30 dias para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que no primeiro dia de prova será em 5 de novembro. 

Baixe: Plano de estudos grátis
Encontre bolsas de estudo de até 80%

Segundo o Inep, mais de 3,9 milhões de pessoas estão inscritas no Enem deste ano, o que indica uma retomada no aumento do número de participantes, se comparado aos dados do biênio anterior, que foram de 3,4 milhões.

Nesta edição, as provas do Enem vão ocorrer nos dias 5 e 12 de novembro de 2023, em dois domingos consecutivos. Já o gabarito será divulgado no dia 24 de novembro e o resultado, apenas no dia 16 de janeiro de 2024. Vai fazer o exame? Então não deixe de conferir as dicas essenciais para esse último mês de preparação!

Foto: Divulgação/PA Media
Menina fazendo a prova do Enem; veja 5 dicas imbatíveis para se preparar faltando 30 dias para a prova

Veja: Quadrinhos no Enem: veja cartunistas e charges que já caíram na prova
Músicas que já caíram no Enem: veja 8 questões com as canções

5 dicas para se preparar para o Enem faltando 1 mês para a prova

Para ajudar os estudantes a se prepararem da melhor forma para a prova, a Revista Quero trouxe as dicas do André Gustavo, professor particular cadastrado no GetNinjas. Ele listou algumas ações essenciais que todos os inscritos podem fazer durante esse último mês, confira:

1. Organize seu tempo

Crie um cronograma de estudos realista, dividindo os dias em blocos de tempo para cada matéria e tópico. Isso ajuda a garantir que você esteja cobrindo todos os assuntos importantes de maneira mais equilibrada. 

De acordo com Rosana Horta, assessora pedagógica e professora da área de Linguagens e suas Tecnologias da Rede Pitágoras “o ideal é dividir o tempo em blocos de estudo, em curtos espaços de 30 a 50 minutos, intercalados com pausas de 5 a 10 minutos, considerando o ritmo pessoal de aprendizado”, explica.

Além disso, a especialista afirma que também é necessário intercalar os conteúdos estudados, variando entre leituras, resolução de exercícios, revisão e prática de simulados, por exemplo.

Inclusive, para te ajudar nessa organização, a Quero Bolsa criou o Plano de Estudos Enem Corridão! Trata-se de um cronograma 100% gratuito voltado para estudantes que vão prestar o Enem 2023.

O Plano de Estudos Enem Corridão é dividido dia a dia, de segunda até sábado. Em média, são indicados quatro conteúdos de estudo por dia. Quer ver como funciona na prática? É só baixar nesse link

2. Foque nos tópicos mais importantes

O professor André também recomenda identificar os tópicos que têm maior peso na prova e se concentrar neles. Geralmente, matemática, linguagens e redação têm um grande peso no Enem. Assim, é uma boa focar nessas matérias.

Inclusive, o Plano de Estudos Enem Corridão pode te ajudar muito nessa parte! Isso porque o cronograma do plano é ligado à plataforma Manual do Enem, que já tem tudo que você precisa para estudar os conteúdos que mais caem na prova: resumos, videoaulas e exercícios com resolução.

Na prática, é só clicar no tema que você quer estudar e pronto. Você será encaminhado automaticamente para a página do Manual do Enem e terá acesso aos conteúdos que mais caem de forma completa. Simples e sem pagar nada!

Confira: Ondas de calor: o que são e como podem cair no Enem?
10 autores brasileiros que mais caem no Enem

3. Revise as provas anteriores

Segundo o professor André, uma ótima estratégia é aproveitar o último mês para estudar provas anteriores do Enem. Elas podem te ajudar a entender o estilo, a estruturação das questões e a avaliar seus pontos fracos. Além disso, ao ver como é o exame, você ganha mais confiança na hora de realizar a prova. 

Talita Fagundes, gerente pedagógica da Plataforma PAR, também explica que essa é uma maneira de identificar assuntos que possam reforçar a assimilação do conteúdo um pouco mais. “Refazer provas das edições anteriores pode servir como um mapa dos pontos fortes e também um indicativo do que pode ser aprimorado”, afirma.

Para acessar as provas das edições passadas do Enem, basta entrar no site do Inep, clicar no menu no canto superior esquerdo da página, depois em "Áreas de atuação", e "Avaliações e Exames Educacionais" e por fim clicar em "Enem". As provas antigas estarão todas nesta página.

4. Priorize a redação

A redação tem um peso significativo no Enem. Pratique escrevendo sobre diferentes temas, desenvolvendo argumentos sólidos e trabalhando na estrutura do texto. É possível contar com a ajuda de videoaulas para esse processo, por exemplo.

Para te ajudar ainda mais a tirar uma boa nota na redação, a Revista Quero tem vários conteúdos sobre a redação, como temas prováveis de cair, citações, construção de repertório e dúvidas frequentes dos estudantes sobre a redação, vale a pena dar uma olhada:

Não deixe de conferir o Guia de Redação do Enem feito pela Quero Bolsa, lá você tem acesso a absolutamente tudo sobre a redação do exame: dicas de como fazer, modelos de redação nota 1000, estratégias usadas pelos alunos e muito mais! Confira:



5. Faça simulados

Fazer os simulados completos é uma ótima maneira de treinar tanto o formato da prova, como praticar o gerenciamento de tempo e testar seus conhecimentos. Também dá para realizar os simulados no mesmo horário que você vai realizar o Enem para já ir pegando o ritmo da prova.

Vários sites e plataformas disponibilizam simulados gratuitos para o estudante treinar seus conhecimentos para o Enem. Confira: Simulados gratuitos Enem 2023: veja como testar seus conhecimentos

6. Dica extra: Cuide da saúde mental!

Dado a importância do Enem na vida de muitos vestibulandos, é comum que neste momento sentimentos como medo e ansiedade façam parte da rotina de estudos. 

Débora Vilela, psicóloga do Zen App, explica que não existe uma fórmula mágica de como conter esses sentimentos, mas, a boa notícia é que é possível, sim, controlá-los. Veja as dicas da profissional para cuidar da saúde mental nesse período pré-prova:

Acolhimento: A primeira técnica citada pela profissional consiste em, basicamente, acolher a emoção. Segundo ela, o objetivo é entender que é natural se sentir assim em ocasiões como a reta final do Enem ou qualquer outro vestibular.

Então, faça as pazes com essa sensação e não busque controlá-la. Normalmente, a busca por controle aumenta o sentimento ao contrário do que gostaríamos.

Leia mais: Enem 2023: 75 dicas de como estudar para prova
O que estudar para o Enem? Veja o que mais cai

Exercícios de respiração: Conhecidos no yoga e na meditação como pranayamas, os exercícios de respiração ajudam a desacelerar os batimentos e a conter sintomas de ansiedade e estresse. 

São inúmeras opções, mas o básico é inspirar profunda e lentamente, segurar a inspiração por alguns segundos, expirar lentamente e segurar por alguns segundos a expiração. O procedimento pode ser repetido quantas vezes o vestibulando achar necessário.

Pausar: Às vezes, a ansiedade cria uma sensação de que não há tempo para descanso. E que, faltando um mês para a prova, é preciso aproveitar todas as oportunidades para estudar. Mas, o tempo de estudo pode ser prejudicado pelos pensamentos acelerados e perder a qualidade.

Buscar distratores como, por exemplo, conversar com amigos, ver vídeos divertidos no celular ou ouvir músicas pode ajudar a relaxar. E, consequentemente, trazer qualidade para o momento de estudos.

Plano de estudo grátis para o Enem

Para te ajudar a mandar bem no Enem, a Quero Bolsa preparou um plano de estudo completo e gratuito. Baixe sem pagar nada clicando no botão a seguir:

Baixar plano de estudo gratuito

Guia de redação para o Enem

Confira o Guia Completo sobre a Redação do Enem. Veja dicas incríveis para você arrasar e conseguir uma boa nota nesta parte importante da prova. Tenha acesso aos critérios de avaliação, dicas de especialistas e exemplos nota 1000! Tudo gratuito para você!

Guia de redação gratuito

Veja também: Pode usar pronome neutro no Enem? Descubra
9 dicas de quem tirou nota 1000 na redação do Enem
Quanto vale a redação do Enem? Descubra

Além do Enem, como fazer faculdade?

Além do Enem, saiba que existem outras formas de entrar no curso e na faculdade que você sempre quis e ainda pagar mais barato? Pois é!

No site da Quero Bolsa você encontra bolsas de estudo de até 80% de desconto em inúmeros cursos, em milhares de faculdades espalhadas por todo o país. Para ver as ofertas, basta acessar o botão abaixo e procurar pelo curso de seu interesse:

Encontre bolsas de estudo

Veja algumas das faculdades que estão presentes no site e oferecem descontos especiais nas suas mensalidades:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54