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Vestibular e Enem

Quadrinhos no Enem: veja cartunistas e charges que já caíram na prova

por Bárbara Liz Silva em 03/10/23

É conhecimento geral que as questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) costumam utilizar diferentes elementos para iniciar uma discussão com o candidato e levá-lo a interpretar, compreender e elaborar sua resposta, a fim de escolher a alternativa correta. E para manter essa variedade, uma das principais escolhas feitas desde os primórdios do exame, é a inserção de quadrinhos e tirinhas no enunciado das perguntas.

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Entre personagens queridos do cenário nacional e também estrelas dos quadrinhos internacionais, muitas histórias já foram utilizadas no exame, tanto para atrair a atenção do candidato, quanto para entrar em temáticas específicas - e em diferentes tipos de matérias, por sinal. 

Venha conferir alguns exemplos dos principais quadrinhos e artistas cartunistas que já marcaram presença no Enem, e como se dar bem nas questões que envolvem essas tirinhas.

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Quais os personagens e cartunistas que mais aparecem no Enem?

Calvin e Haroldo (Bill Watterson)

Os personagens de Bill Watterson apareceram pela primeira vez na edição de 2002 do Enem. Eles já estiveram em questões de interpretação em linguagens tanto para português quanta na prova de língua estrangeira no idioma inglês, como foi na prova de 2013.

Calvin é um garoto inteligente, questionador e com uma imaginação muito fértil, o que o faz dar vida a seu amigo Haroldo, do inglês "Hobbes", um tigre que é bastante sábio e costuma ser o contraponto das ideias e curiosidades de Calvin. Vivendo questões do dia a dia de uma criança, ele muitas vezes se mostra muito maduro para sua idade, mas com situações que o humanizam bastante. Um excelente instrumento para questões interpretativas.

Veja essa participação de Calvin e Haroldo na segunda aplicação do Enem 2010:


Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br. Acesso em: 27 abr. 2010.

Calvin apresenta a Haroldo (seu tigre de estimação) sua escultura na neve, fazendo uso de uma linguagem especializada. Os quadrinhos rompem com a expectativa do leitor, porque

Alternativas

a) Calvin, na sua última fala, emprega um registro formal e adequado para a expressão de uma criança.

b) Haroldo, no último quadrinho, apropria-se do registro linguístico usado por Calvin na apresentação de sua obra de arte.

Calvin emprega um registro de linguagem incompatível com a linguagem de quadrinhos.

d) Calvin, no último quadrinho, utiliza um registro linguístico informal.

Haroldo não compreende o que Calvin lhe explica, em razão do registro formal utilizado por este último.

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Hagar, o horrível (Dik Browne)

Hagar, o Terrível, é um personagem de quadrinhos criado por Dik Browne em 1973 e posteriormente continuado por seu filho, Chris Browne. As tirinhas geralmente retratam as aventuras cômicas de Hagar, um viking robusto, e sua vida cotidiana como chefe de uma aldeia. As mensagens frequentemente giram em torno de temas como a vida familiar, o trabalho árduo e as ironias da vida, com humor e sátira.

Hagar é outra célebre presença em edições do Enem, desde os primeiros anos do exame até as edições mais recentes. No Enem 2012, Hagar e seus companheiros vikings deram as caras em uma questão sobre conjunções na oração: 


BROWNE, D. Folha de S. Paulo, 13 ago. 2011.

As palavras e as expressões são mediadoras dos sentidos produzidos nos textos. Na fala de Hagar, a expressão “é como se” ajuda a conduzir o conteúdo enunciado para o campo da

a) conformidade, pois as condições meteorológicas evidenciam um acontecimento ruim.

b) reflexibilidade, pois o personagem se refere aos tubarões usando um pronome reflexivo.

c) condicionalidade, pois a atenção dos personagens é a condição necessária para a sua sobrevivência.

d) possibilidade, pois a proximidade dos tubarões leva à suposição do perigo iminente para os homens.

e) impessoalidade, pois o personagem usa a terceira pessoa para expressar o distanciamento dos fatos.

Mafalda (Quino)

A carismática, curiosa e cheia de opinião Mafalda, que frequentemente expressa preocupações sociais e políticas em suas histórias, aparece em edições do Enem desde 1999, um ano após a criação do exame. 

Mafalda é uma personagem de quadrinhos criada pelo cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado, mais conhecido como Quino, em 1964. Uma grande recordista de aparições, Mafalda e seu criador, Quino, já estiveram em mais de oito edições da prova.

As tirinhas da garotinha exploram questões como desigualdade, guerra, política e o estado do mundo, transmitindo críticas sociais e políticas de maneira humorística e perspicaz. Ela é um ícone da cultura pop latino-americana e suas tirinhas continuam relevantes para reflexões sobre questões globais.

Sendo uma personagem voltada a críticas históricas, uma participação sua no Enem 2013 fala justamente sobre a modernidade e antigos hábitos da sociedade: 

No processo de modernização apresentado na tirinha, Mafalda depara-se com um contraponto entre:

a) o domínio dos modos de produção e a geração de novas ferramentas com a tecnologia de informação e comunicação.

b) o acompanhamento das mudanças na sociedade e o surgimento de novas opções de vida e trabalho com a cibernética.

c) a constatação do avanço da tecnologia e a proposição de reprodução de velhas práticas com novas máquinas.

d) a apresentação de novas perspectivas de vida e trabalho para a mulher com os avanços das tecnologias de informação.

e) a aplicação da cibernética e o descontentamento com a passividade do cotidiano das mulheres no trabalho de corte e costura.


Graúna (Henfil)


"Graúna" é uma famosa personagem de quadrinhos criada por Henfil, pseudônimo de Henrique de Souza Filho, um cartunista brasileiro, em 1967. Graúna é um urubu e se tornou um símbolo da crítica política e social no Brasil, especialmente nas situações comuns do cotidiano da região nordeste do país.

As tirinhas de Graúna frequentemente abordam questões políticas, injustiças sociais e problemas da época, fornecendo uma visão satírica e crítica da sociedade brasileira. O humor ácido e as mensagens contundentes de Henfil fizeram de Graúna uma figura importante no cenário dos quadrinhos e da sátira política no Brasil.

HENFIL. Disponível em: https://medium.com. Acesso em: 29 out. 2018 (adaptrado).

Nessa tirinha, produzida na década de 1970, os recursos verbais e não verbais sinalizam a finalidade de

a) reforçar a luta por direitos civis.

b) explicitar a autonomia feminina.

c) ironizar as condições de igualdade.

d) estimular a abdicação da vida social.

e) criticar as obrigações de maternidade.

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Garfield (Jim Davis)

Outro grande participante de edições do Enem, é o famoso gatinho laranja, preguiçoso e grande fã de lasanha, Garfield, de Jim Davis.

As tirinhas de Garfield são principalmente humorísticas e giram em torno das aventuras e trapalhadas de Garfield, com destaque para seu amor por lasanha e seu desdém por segunda-feira. Embora as histórias sejam leves e engraçadas, ocasionalmente tocam em temas como preguiça, indulgência e a relação entre animais de estimação e seus donos.

Garfield já participou de questões de língua estrangeira e até mesmo de física como podemos ver nas questões abaixo, das edições de 2011 e 2013 do Enem, respectivamente.


Disponível em: http://www.garfield.com. Acesso em: 29 jul. 2010.

A tira, definida como um segmento de história em quadrinhos, pode transmitir uma mensagem com efeito de humor. A presença desse efeito no diálogo entre Jon e Garfield acontece porque

a) Jon pensa que sua ex-namorada é maluca e que Garfield não sabia disso.

b) Jodell é a única namorada maluca que Jon teve, e Garfield acha isso estranho.

c) Garfield tem certeza de que a ex-namorada de Jon é sensata, o maluco é o amigo.

d) Garfield conhece as ex-namoradas de Jon e considera mais de uma como maluca.

e) Jon caracteriza a ex-namorada como maluca e não entende a cara de Garfield.



Por qual motivo ocorre a eletrização ilustrada na tirinha?

a) Troca de átomos entre a calça e os pelos do gato.

b) Diminuição do número de prótons nos pelos do gato.

c) Criação de novas partículas eletrizadas nos pelos do gato.

d) Movimentação de elétrons entre a calça e os pelos do gato.

e) Repulsão entre partículas elétricas da calça e dos pelos do gato.


Ziraldo

Ziraldo é um renomado autor, cartunista e ilustrador brasileiro, conhecido por suas tirinhas e obras voltadas para o público infantil. Ele é o criador de personagens icônicos como o "Menino Maluquinho." 

Suas tirinhas, que datam desde a década de 1960, frequentemente abordam temas relacionados à infância, amizade, imaginação e valores familiares. Ziraldo é conhecido por sua habilidade em capturar a essência da infância e transmitir mensagens positivas e educacionais por meio de suas histórias e desenhos. Suas obras são apreciadas por leitores de todas as idades no Brasil e além.

Na edição de 2015 do Enem, uma tirinhaa de 1974 de Ziraldo, apareceu em uma questão que tratava da história do Brasil no período da ditadura militar: 



ZIRALDO. 20 anos de prontidão. In: LEMOS, R. (Org.). Uma história do Brasil através da caricatura (1840-2001). Rio de Janeiro: Letras & Expressões, 2001.

No período de 1964 a 1985, a estratégia do Regime Militar abordada na charge foi caracterizada pela

a) priorização da segurança nacional.

b) captação de financiamentos estrangeiros.

c) execução de cortes nos gastos públicos.

d) nacionalização de empresas multinacionais.

e) promoção de políticas de distribuição de renda.


Laerte

Laerte Coutinho, conhecida simplesmente como Laerte, é uma cartunista brasileira que começou sua carreira nos anos 1970. Suas tirinhas são conhecidas por abordar questões de gênero, identidade, e diversidade de forma provocativa e humorística. 

Laerte é uma figura importante na representação da comunidade LGBTQ+ nos quadrinhos e usa suas tirinhas para explorar temas como identidade de gênero, sexualidade e desafios enfrentados pela comunidade transgênero. Suas obras têm impacto cultural e político, contribuindo para debates sobre inclusão e respeito à diversidade no Brasil.

Além disso, Laerte frequentemente satiriza a sociedade e a cultura brasileira, destacando problemas como desigualdade, política e corrupção, e ainda explora os aspectos peculiares e cômicos do comportamento humano em situações cotidianas, muitas vezes utilizando de muita ironia e com observações sagazes  e críticas sobre a cultura pop, a mídia, a tecnologia e outros aspectos da vida contemporânea, como é o caso na tirinha que fez participação no Enem 2012:


LAERTE. Disponível em: http://blog.educacional.com.br. Acesso em: 8 set. 2011.

Que estratégia argumentativa leva o personagem do terceiro quadrinho a persuadir sua interlocutora?

a) Prova concreta, ao expor o produto ao consumidor.

b) Consenso, ao sugerir que todo vendedor tem técnica.

c) Raciocínio lógico, ao relacionar uma fruta com um produto eletrônico.

d) Comparação, ao enfatizar que os produtos apresentados anteriormente são inferiores.

e) Indução, ao elaborar o discurso de acordo com os anseios do consumidor.


Turma da Mônica (Maurício de Sousa)

A Turma da Mônica, criada por Mauricio de Sousa em 1959, é um grupo de personagens infantis muito populares no Brasil. As tirinhas e histórias em quadrinhos da Turma da Mônica abordam temas como amizade, respeito, tolerância e resolução de conflitos, tornando-as adequadas para crianças. 

Cada personagem representa uma personalidade única, o que permite que as histórias explorem uma ampla gama de situações e lições morais. A série tem sido uma ferramenta educacional eficaz, transmitindo valores importantes para gerações de crianças brasileiras.

Veja essa participação da turminha mais querida do Limoeiro na edição do Enem 2014, em uma questão de física:

Um professor utiliza essa história em quadrinhos para discutir com os estudantes o movimento de satélites. Nesse sentido, pede a eles que analisem o movimento do coelhinho, considerando o módulo da velocidade constante.


Desprezando a existência de forças dissipativas, o vetor aceleração tangencial do coelhinho, no terceiro quadrinho, é

a) nulo.

b) paralelo à sua velocidade linear e no mesmo sentido.

c) paralelo à sua velocidade linear e no sentido oposto.

d) perpendicular à sua velocidade linear e dirigido para o centro da Terra.

e) perpendicular à sua velocidade linear e dirigido para fora da superfície da Terra.

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Como aproveitar questões com charge e tirinhas?



As questões que envolvem charges e quadrinhos no Enem são uma parte importante da prova, pois testam não apenas a capacidade de interpretação de texto, mas também a habilidade de compreender mensagens visuais. Aqui estão algumas dicas para aproveitar e mandar bem nessas questões:

  1. Leitura atenta da imagem: A primeira etapa é observar a charge ou os quadrinhos com atenção. Analise todos os elementos visuais, como personagens, cenários, objetos e expressões faciais. Muitas informações importantes estão presentes nas imagens.

  2. Contextualização: Tente identificar o contexto em que a charge ou os quadrinhos foram criados. Isso pode envolver a identificação de eventos históricos, culturais ou políticos relevantes para a compreensão da mensagem.

  3. Análise das relações: Observe as relações entre os elementos visuais. Pergunte a si mesmo como os personagens interagem entre si e com o ambiente ao redor. As posições, gestos e expressões podem indicar conflitos, relações de poder, ironia, entre outros aspectos.

  4. Identificação de símbolos e metáforas: Muitas vezes, as charges e quadrinhos usam símbolos e metáforas para transmitir mensagens. Esteja atento a elementos que podem ter significados ocultos e que contribuem para a mensagem central.

  5. Leitura das legendas: As legendas nas charges e quadrinhos muitas vezes fornecem informações adicionais ou contextualização. Certifique-se de ler as legendas com atenção, pois podem conter pistas importantes para a interpretação.

  6. Relação com o tema da questão: Lembre-se de que a charge ou os quadrinhos estão relacionados a uma pergunta específica. Ao ler a pergunta, pense em como a imagem se relaciona com o que está sendo perguntado e use as informações visuais para responder.

  7. Pensamento crítico: As questões que envolvem charges e quadrinhos muitas vezes exigem uma interpretação crítica. Pergunte a si mesmo qual é a mensagem central da imagem e como ela se relaciona com questões mais amplas, como sociedade, política, cultura, etc.

  8. Prática: A prática é fundamental para melhorar suas habilidades de interpretação de charges e quadrinhos. Faça exercícios de anos anteriores do Enem e estude análises de charges famosas para aprimorar sua capacidade de compreensão visual.

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