+ Aproveite para conferir a grade curricular de História no site da Quero Bolsa e descubra os conteúdos que compõem a faculdade.
O que é greve?
Uma greve é uma forma de protesto em que determinado grupo, como estudantes e trabalhadores, para suas atividades como meio de pressionar os empregadores ou alguma organização a atenderem às suas demandas.
Entre os motivos que podem dar origem a uma greve estão: salários, condições de trabalho, benefícios, horas de trabalho ou questões mais amplas, como políticas corporativas.
As greves são uma ferramenta de negociação coletiva e têm sido historicamente utilizadas para melhorar as condições de trabalho e garantir direitos trabalhistas.
Baixar plano de estudo gratuito
5 greves da história do Brasil que podem cair no Enem
O Brasil já teve várias greves marcantes ao longo de sua história. Por se tratar de um assunto que envolve toda a sociedade, as paralisações podem cair no Enem e em outros vestibulares, principalmente nas questões de história e sociologia.Alguns dos protestos mais famosos são:
1. Greve dos Trabalhadores de 1917 (Greve Geral de 1917)
Um marco importante no movimento operário brasileiro, com trabalhadores reivindicando direitos como férias, aposentadoria, jornada de trabalho de oito horas, etc.
2. Greve dos Metalúrgicos de 1979 (ABC)
Essa greve ocorreu no coração industrial do país, na região do ABC (São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano do Sul). Os metalúrgicos lutavam por um aumento salarial de 78%.
Veja também: 6 livros coringas para aumentar seu repertório na redação do Enem
+ Ondas de calor: o que são e como podem cair no Enem?
3. Greve contra inflação de 1989
Em 1989, o Brasil enfrentou um período de instabilidade econômica. Durante esse ano, houve uma série de protestos e greves em resposta às condições econômicas precárias.
4. Greve dos Petroleiros de 1995
A Greve dos Petroleiros de 1995 teve grande impacto no fornecimento de combustíveis e mobilizou trabalhadores de diferentes setores. O objetivo do protesto era recuperar perdas salariais e evitar a quebra dos monopólios do petróleo.
5. Greve dos Caminhoneiros de 2018
Embora não seja exclusivamente uma greve de trabalhadores de uma indústria específica, essa paralisação teve um impacto significativo na economia, com bloqueios em estradas e problemas no abastecimento.
Saiba mais: O que é ebulição global e como o tema pode cair no Enem?
+ 10 autores brasileiros que mais caem no Enem
Exercícios de vestibulares sobre greves
As greves já foram tópico principal de várias questões de vestibulares de todo o país. Confira alguns exemplos:
UFES
O movimento operário no Brasil iniciou-se em fins do século XIX e tinha como principal objetivo colocar um fim à exploração capitalista e construir uma nova sociedade. Na década de 10 do século seguinte, viveu anos de fortalecimento, quando as principais cidades brasileiras foram sacudidas por greves, sendo uma das mais importantes a de 1917, em São Paulo, em que 70 mil trabalhadores cruzaram os braços, exigindo melhores condições de trabalho e aumentos salariais. Os anos 20, apesar de alguns avanços em termos de legislação social, foram difíceis para o movimento operário, que foi obrigado a enfrentar grandes desafios, entre os quais o recrudescimento da repressão por parte do governo. Apesar disso, não se pode deixar de reconhecer que foi nessa década que o movimento operário brasileiro ganhou maior legitimidade entre os próprios trabalhadores e a sociedade mais ampla, transformando-se em um ator político que iria atuar com maior desenvoltura nas décadas seguintes.
Tendo como referência o texto acima, é correto afirmar que:
A) a classe operária assumiu a liderança de articulação sindical nacional, e sua principal conquista obtida pela greve de 1917 foi a criação do Ministério do Trabalho, cujo objetivo era enfrentar a questão social dos baixos salários.
B) os operários imigrantes tiveram participação expressiva na organização política do país e na criação de jornais, defendendo princípios oligárquicos e difundindo ideais vinculados ao totalitarismo, principalmente o nazismo e o comunismo.
C) o movimento operário no Brasil, nas primeiras décadas do século XX, recebeu forte influência do anarquismo e do anarco-sindicalismo, que fomentaram a criação, em 1932, do Partido Comunista Brasileiro, ligado à III Internacional.
D) a proibição do trabalho infantil até os 14 anos e a fixação de jornada de trabalho diária de oito horas agitavam as principais bandeiras da classe operária, no início da organização sindical no Brasil.
E) o sindicalismo brasileiro surgiu no ABC paulista, por meio da organização de greves nas grandes montadoras de automóveis e da superação das diretorias sindicais pelegas, apesar da grande resistência imposta pelos governos da Primeira República.