Info Icon Help Icon Como funciona Ajuda
Whatsapp Icon 0800 123 2222
Envie mensagem ou ligue
História Geral

Mahatma Gandhi

Otávio Spinace
Publicado por Otávio Spinace
Última atualização: 10/10/2018

Introdução

Mohandas Karamchand Gandhi, mais conhecido como Mahatma Gandhi, foi um ativista e líder político indiano, que viveu entre 1869 e 1948.

Foi um dos principais nomes do movimento pela independência da Índia do Reino Unido, e se tornou seu principal símbolo. A luta política empreendida por Gandhi se notabilizou por seu caráter pacífico e pelas ações de resistência sem o uso da violência, com base nos princípios da satyagraha.

Biografia

Gandhi nasceu em 2 de outubro de 1869, na cidade de Porbandar, na então colônia britânica da Índia Ocidental. Filho do governante local, se casou ainda aos 13 anos de idade, como era costume em seu país. Em 1888 foi para a Inglaterra estudar, e se formou em Direito em Londres.

Depois de formado, sem conseguir sucesso em sua carreira como advogado na Índia, Gandhi se estabelece na África do Sul.

Permaneceu no país africano por mais de 20 anos, onde teve contato com a política desegregação racial e as formas de protesto não violento. Atuou na defesa dos indianos e hindus que lá viviam.

De volta à Índia, em 1915, Gandhi se aproximou do movimento de independência da Índia e passou a ocupar um papel de liderança entre os indianos na luta pela libertação do país do Reino Unido, conquistando amplo apoio popular.

Organizou greves e protestos, o que o levou a ser condenado à prisão em 1922 por rebelião contra o governo. A principal marca de suas ações era a desobediência civil: ao contrário de outros movimentos de libertação nacional, Gandhi pregava a resistência através de métodos pacíficos, como o não pagamento de impostos e o boicote aos produtos ingleses (conhecido como swadeshi), por exemplo.

Solto dois anos mais tarde, Mohandas continuou sua luta contra o domínio inglês, sendo preso outras duas vezes: em 1932, para ser solto no ano seguinte, e em 1942, quando ficou preso até 1944.

Durante sua permanência na cadeia, Gandhi desenvolveu diversos problemas de saúde, tanto pelas más condições do cárcere, como por seus métodos de resistência que incluíam longos períodos de jejum, ou greves de fome.

Ao sair da cadeia, o líder indiano se deparou com um cenário ainda mais radicalizado, em que a luta pela libertação da Índia também era permeada por conflitos entre hindus e muçulmanos.

A luta pela independência da Índia

Após a Segunda Guerra, e sob protestos da população local, a Índia permanecia sob condição de colônia do Reino Unido.

A partir da década de 1940, os movimentos de oposição ao domínio colonial, liderados por Mahatma Gandhi e Jawaharial Nehru, intensificaram os protestos pela independência.

Em resposta à ação desses grupos, e para manter seu o domínio da Índia, o Reino Unido fez uso de expedientes como a exploração dos conflitos entre os hindus e os muçulmanos, estes liderados por Muhammad Ali Jinnah.

Apesar dos esforços britânicos em prosseguir com a dominação colonial, a situação se tornou insustentável e a Índia conquistou sua independência em 1947, mas sem a criação de um único Estado, como era o desejo de Gandhi.

Além da República da Índia, majoritariamente hindu, foi criada a República Muçulmana do Paquistão, país de maioria muçulmana.

Mesmo com a conquista de seus estados nacionais, o conflito entre hindus e muçulmanos persistiu, o que culminou com o assassinato de Gandhi em 30 de janeiro de 1948, por um militante de um grupo hindu radical, que discordava da política pacifista do líder indiano. Seu corpo foi cremado e suas cinzas jogadas no rio Ganges, seguindo a tradição hindu.

O legado de Gandhi e a situação da Índia

Em virtude de sua luta pacifista pela libertação da Índia, Gandhi foi indicado cinco vezes ao Prêmio Nobel da Paz sem, contudo, ter sido eleito em nenhuma delas.

Ainda assim, o líder indiano se transformou em uma das principais figuras do século XX, e seus métodos de resistência inspiraram diversos movimentos populares posteriores.

Apesar do legado de Gandhi, as desavenças entre Índia e Paquistão seguiram após a morte do líder hindu, e resultaram em uma guerra em 1965. As constantes ameaças entre os dois países fizeram com que ambos passassem a investir no desenvolvimento de armas nucleares, criando um cenário de tensão permanente na região.

Mahatma Gandhi.Mahatma Gandhi.


Exercícios

Exercício 1
(ENEM/2012)

O cartum, publicado em 1932, ironiza as consequências sociais das constantes prisões de Mahatma Gandhi pelas autoridades britânicas, na Índia, demonstrando

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, shorts e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...