Émile Durkheim nasceu em 1858, na França. Viveu parte de sua vida na Alemanha e retornou a França, onde morreu em 1917. O sociólogo viveu em uma sociedade marcada pelas transformações estabelecidas pela Revolução Francesa e Revolução Industrial.
A sociedade francesa vivia um momento de grande expansão e consolidação das indústrias, organização e fortalecimento das associações de trabalhadores, intensas greves, lutas sociais e início da propagação das ideias socialistas.
Influenciado pela ideia positivista de Auguste Comte, de ordem social e racionalidade científica para estudar a sociedade, Durkheim passa a desenvolver sua própria teoria que insere a prática - e não somente a discussão - de teorias puras.
Assim, o sociólogo francês Émile Durkheim ficou conhecido como o "pai da sociologia". Ele inovou ao aplicar métodos científicos à sociologia, focando em como as instituições sociais afetam o comportamento individual. Exemplificou isso em obras como "As Regras do Método Sociológico" e "O Suicídio", onde analisa as razões sociais por trás do ato individual do suicídio, demonstrando a influência da sociedade sobre o indivíduo.
📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚