Diante de tantas e rápidas mudanças, Comte considerava que o mundo em que vivia se encontrava em completa desordem e ebulição, beirando o caos.
Para que a sociedade voltasse a viver de maneira calma e ordenada era preciso estudar essa nova sociedade de maneira racional a fim de que o caos pudesse ser controlado e sociedade pudesse voltar a viver de forma organizada.
Comte propôs um modelo filosófico racional para promover a mudança no pensamento social. Entre os anos de 1830 e 1842 escreveu a obra Curso de filosofia positiva e deu origem ao Positivismo.
O Positivismo é a maneira racional e sistemática de pensar o novo modelo social e entender as transformações. Comte propõe então o abandono gradual de explicações a partir de elementos da natureza ou religiosos.
A sociedade deve ser pensada a partir de elementos racionais, sistemáticos e históricos. Somente as explicações racionais seriam capazes de ajudar o ser social a tomar decisões e promover mudanças que garantissem a volta da ordem.
Na visão de Comte, o pensamento racional colabora para que o pesquisador conheça a sociedade, preveja possíveis situações de caos e proponha mudanças para garantir a ordem.
As regras, ordem e racionalidade para a compreensão desse novo mundo foram inspiradas em outras ciências: a Biologia, Química, a Matemática.
A sociedade, tal como o corpo humano, as reações químicas e matemáticas deveria ser analisada com um sistema no qual acontece uma série de interações que buscam manter a ordem.
Na Sociologia, o homem precisa da racionalidade, que é o elemento que promove o conhecimento verdadeiro, para garantir que o sistema social do qual ele faz parte permaneça em ordem e assim consiga evoluir e atingir o progresso.
A Sociologia é a ciência responsável por estudar a sociedade e é chamada primeiramente por Comte de física social.
O Positivismo também influenciou a criação das igrejas positivas. Chamada por Comte de “religião da Humanidade”, ela tem a Humanidade Personificada como entidade máxima.
A deusa é a personificação dos humanos que contribuíram em todos os momentos históricos (passado, presente e futuro), para o aperfeiçoamento humano.