Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Sociologia

Processo de Socialização

Natália Cruz
Publicado por Natália Cruz
Última atualização: 24/9/2019

Introdução

Para a sociologia, o processo de socialização define-se como sendo a assimilação que um determinado indivíduo ou grupo pequeno, faz de hábitos, características comportamentais e culturais do grupo social no qual está inserido. A assimilação sócio comportamental e cultural torna-se própria daquele indivíduo que a aceitou e assimilou.

processo de assimilação e socialização não é fixo, isto é, pode sofrer alterações ao longo da vida e dos contextos nos quais o ser social está inserido. Sendo assim,o processo de socialização é feito durante toda a vida, terminando apenas com a morte.

O processo de socialização da seres sociais inicia-se ainda na infância, quando ainda bebês, os indivíduos são socializados e apresentados às regras sociais pelos pais. É a partir, principalmente, da mãe e do pai que a criança começa a estabelecer os vínculos com o mundo do qual fará parte.

Em um primeiro momento, no ambiente familiar, o processo de socialização se dá a partir do aprendizado das primeiras regras de comunicação, compreensão e entendimento de elementos culturais próprios da família e da sociedade. Em seguida, com o ingresso da criança no ambiente escolar ela aprenderá códigos e regras mais aprimoradas sobre os elementos culturais e regras que devem ser aprendidas para a vivência em grupo.

Socialização na infância
📚 Você vai prestar o Enem 2020? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

Bourdieu e o habitus

De forma geral, o processo de socialização é, em grande parte, cultural, dado a partir da assimilação de valores e regras responsáveis por delimitar as maneiras de comportamento e ações em uma determinada sociedade. Resumidamente, a socialização é, portanto, o conjunto de hábitos culturais que permite a atuação do indivíduo em seu meio social.

O sociólogo francês Pierre Bourdieu desenvolveu o conceito de habitusdefinido como um sistema de disposições duráveis incorporadas ao indivíduo, que fazem parte do processo de socialização. Para Bourdieu, o habitus é o fruto de condições sociais, práticas e representações anteriores que foram incorporadas por grupos sociais.

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓

Níveis de socialização

Estudiosos e especialistas no processo de socialização estabeleceram a existência de dois níveis do processo: o primário e o secundário, que serão apresentados a seguir :

  • Socialização primária - A socialização primária é aquela que corre na infância e se desenvolve no contexto das relações familiares. Pai, mãe, avós, tios e outros familiares ensinam a criança as primeiras noções sobre as regras e comportamentos aceitos pela sociedade. A socialização primária, em um segundo momento, também é entendida como papel da escola, uma vez que os professores e outros colegas escolares também colaboram para a ampliação do conhecimento das regras e para a efetiva convivência socialização com outros seres sociais.
  • Socialização secundária - A socialização secundária acontece após o processo de socialização primária, quando os indivíduos já estão inseridos em vários meios sociais, no ambiente de trabalho e vivenciando uma série de outras interações sociais e culturais distintas. Nesses novos espaços de interação os indivíduos interagem e adquirem novos e distintos papéis sociais, inclusive nos meios institucionais.

Escola, local de socialização.

Tanto a socialização primária quanto a secundária acontecem a partir da internalização de regras de conduta, normas, comportamentos e visões de mundo. A experiência social e os processos de socialização, portanto, variam de acordo com o contexto socio cultural, o tempo e o lugar em que ocorrem, por conta disso, não são são estáticas e podem sofrer diversas alterações no decorrer dos séculos.

Os fatores sociais, culturais e históricos no entanto, nem sempre são bem aceitos por todos os membros da sociedade, que rebelam-se contra as regras e modelos de comportamento impostos como forma de libertação, uma vez que os processos de socialização servem também como forma de controle social exercida pelo Estado.


Exercícios

Exercício 1
(NUCEPE-2015)

Sobre socialização é CORRETO afirmar que é o processo:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...