Pierre Bourdieu nasceu em 1º de agosto de 1930, na cidade francesa de Denguin, e faleceu em 2002 em Paris, capital francesa. Ele foi considerado um dos maiores e mais influente sociólogos do século XX.
O autor é referência na Antropologia e Sociologia. Publicou obras sobre educação, política, cultura e artes.
As obras do francês pertencem à corrente do construtivismo estruturalista. O autor defende que o mundo social é construído a partir de de estruturas objetivas e socialmente construídas, que por sua vez, são responsáveis por coagir a ação dos indivíduos.
A partir dessa visão, Bourdieu estuda de que maneira os indivíduos incorporam, reproduzem e legitimam a estrutura social a que pertencem ou da qual fazem parte. Para Bourdieu, o mundo social é construído a partir de três pilares: o habitus, o campo e o capital.
Em suas obras, Bourdieu criou também o conceito de “sociologia da sociologia”, no qual elabora uma série de críticas à busca pelo conhecimento e formação dos sociólogos.
Para o autor, era preciso que o sociólogo fizesse críticas e reflexões constantes sobre seus objetos de estudo, objetivos e formação.
📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚