Nascido em Bruxelas, Bélgica em 1908, Claude Lévi-Strauss cursou filosofia na Universidade de Paris, onde teve contato com a Antropologia e a pesquisa etnográfica.
Lévi-Strauss realizou uma série de pesquisas etnográficas em tribos indígenas do Brasil, Estados Unidos e América Latina.
Com bases nas pesquisas e vivência em tribos, o antropólogo defendia que as mentes dos considerados civilizados era igual ao dos habitantes das tribos, muitas vezes chamados de selvagens. O autor afirmava que as características humanas eram todas iguais.
As pesquisas e observações de Claude Lévi-Strauss eram feitas a partir da perspectiva estruturalista. A linguagem aparece como ponto de partida para a passagem do indivíduo do estado natural para o cultural.
É a partir da linguagem que o ser social aprende a cozinhar, a interagire que pode ensinar e aprender os conceitos sócio culturais do local em que vive.
No Brasil, Lévi Strauss lecionou sociologia e Antropologia nos primeiros anos de existência da Universidade de São Paulo (USP), entre 1935 a 1939.
O autor faleceu em Paris, em 2009 e foi um dos principais responsáveis pelo legado do estruturalismo enquanto método de análise.
Lévi-Strauss e o estruturalismo
Na década de 1960 o antropólogo Claude Lévi-Strauss ao estudar tribos indígenas de vários países, incluindo o Brasil, observou a manutenção de um conjunto de estruturas de convivência e normaspresentes em diversas culturas.
Retomando os conceitos linguísticos de Saussure, Lévi-Strauss usou a linguagem como estrutura inconsciente e profunda e que consequentemente, colabora para a determinação de regras de alimentação, parentesco, conduta moral e política que aparecem em diferentes povos.
Ao aplicar o estruturalismo, a pesquisa antropológica Lévi-Strauss propõe:
- Observar a as relações entre as estruturas como sistemas compreensivos, não simplesmente como abstrações.
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As relações são racionais e é possível representá-las por esquemas lógicos ou matemáticos.
- Para entender o estruturalismo é necessário que eles sejam restritos aos sistemas afetivos e de relações simultâneas em um determinado tempo.
- É necessário abandonar a ideia de origem e formação histórica dessas estruturas.
A partir das ideias estruturalistas de Strauss se inicia um novo modelo metodológico de pesquisa nas ciências humanas. Com Lévi Strauss o modelo estruturalista avançou para outras áreas como a crítica literária, o cinema e a publicidade.