Como apresentar dados na redação?
Não existe uma regra sobre a apresentação de dados na redação do Enem, pois o próprio Exame não delimita um espaço para a colocação desses elementos no texto.
Contudo, cabe a cada candidato avaliar como estão suas informações no texto para analisar como apresentar os dados e verificar em qual posição eles terão maior relevância, destaque e coerência.
Leia mais: Dicas de como fazer uma boa redação no Enem
Uma dica é que essas informações sejam dispostas nos parágrafos de desenvolvimento da redação, que apresenta o espaço ideal para realizar a sua estratégia argumentativa. Mas também é possível fazer isso na introdução, com o objetivo de apresentar o tema que será abordado, por exemplo.
Como citar dados na redação? Veja dicas!
Para te ajudar a entender melhor como apresentar dados na redação, separamos 4 dicas valiosas. Confira:
1. Se aproprie da informação
Além de saber verificar as fontes, selecionar os dados que serão utilizados e indicar a sua origem, como mostramos anteriormente, também é preciso que você se aproprie dessas informações.
Não pense que os dados podem simplesmente serem “jogados” em sua redação. Para isso, é fundamental que você se aproprie deles construindo uma reflexão, mostrando, com suas palavras, o motivo e o porquê de você ter selecionado e inserido dados específicos no texto.
2. Recorra aos textos-base se necessário
Sim, os dados para você fazer a sua redação podem ser retirados da coletânea dos textos-base, porém, evite fazer a sua citação pura, pois esse tipo de atitude será descontada no momento de correção.
Redação do Enem nota 1000: guia definitivo
Contudo, você pode construir suas ideias com base nos dados estatísticos, mas sempre utilizando seus próprios argumentos, combinado?
3. Se informe com o que acontece no Brasil e no mundo
O Enem cobra muitos assuntos sobre atualidades em seus temas de redação. Portanto, assista a telejornais, ouça podcasts, leia revistas e jornais, sejam impressos ou virtuais, e mantenha-se com a informação em dia sobre os acontecimentos de destaque no Brasil e também no mundo.
Desenvolver esse hábito é muito importante, pois os assuntos mais comentados durante o ano têm grande chance de caírem no Exame de alguma maneira, como nas questões de múltipla-escolha relacionadas às disciplinas ou no tão aguardado tema de redação.