4 dicas infalíveis sobre como apresentar dados na redação
Sabia que para fazer um bom texto dissertativo-argumentativo na redação você precisa apresentar dados? Aprenda como citar dados na redação do Enem e outros vestibulares
Sabia que para fazer um bom texto dissertativo-argumentativo você precisa saber como apresentar dados? Essa sustentação de argumentos é feita por meio de fontes confiáveis que estejam relacionadas diretamente com o tema a ser desenvolvido.
Baixe: Guia de redação gratuito
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Por isso, antes de inserir qualquer coisa na redação, tenha certeza de que ele é verdadeira e não se esqueça de citar a fonte dessa informação.
Ficou com curiosidade sobre o assunto e quer aprender como apresentar dados na redação? Continue a leitura deste artigo, vamos mostrar com mais detalhes a importância dos dados e apresentar 4 dicas infalíveis para conquistar a tão almejada redação nota 1000. Vamos lá?
Por que apresentar dados na redação?
Quando os dados vêm de fontes confiáveis, eles servem como base estratégica para comprovar seus argumentos na produção textual.
Assim, suas ideias serão mais convincentes para o corretor da redação em formato de texto dissertativo-argumentativo — cobrado em diversos exames, como no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Fuvest e Unesp, por exemplo.
O principal objetivo dos dados na redação é dar credibilidade à sua defesa, demonstrando que você tem conhecimento sobre o assunto e dando autoridade ao seu argumento. Por isso, é fundamental que você faça uma boa seleção e uso deles.
Leia mais: Quais termos não usar na redação do Enem?
+ Espelho da redação Enem 2023: veja quando sai e como acessar
Quais dados utilizar na redação?
A maneira de como colocar dados na redação passa, primeiramente, por sua seleção feita de fontes confiáveis, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Devido à disseminação em massa das fake news, se faz necessário a averiguação das informações para você não ser penalizado na sua nota por isso. Você pode pesquisar esses dados quando for estudar possíveis temas de redação e depois elaborar mapas mentais com as informações para te ajudar a memorizar.
Para te ajudar a exemplificar quais dados podem ser utilizados, apresentamos alguns recursos. São eles:
-
Alusões históricas;
-
Citações ou depoimentos de pessoas especializadas no assunto;
-
Comparações entre fatos, situações, épocas ou lugares distintos;
-
Dados estatísticos;
-
Exemplos;
-
Fatos comprováveis;
-
Pequenas narrativas ilustrativas;
-
Pesquisas.
E não podemos deixar de citar outra forma de como apresentar dados na redação. Você também pode usar os dados apresentados nos textos de apoio do próprio Enem. Mas é necessário que você interprete essas informações e as coloque em seu texto com as suas próprias palavras.
Confira: Redação Enem: veja quantos textos tiraram nota mil e quantos zeraram
+ O que é tangenciar o tema da redação do Enem?
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Como apresentar dados na redação?
Não existe uma regra sobre a apresentação de dados na redação do Enem, pois o próprio Exame não delimita um espaço para a colocação desses elementos no texto.
Contudo, cabe a cada candidato avaliar como estão suas informações no texto para analisar como apresentar os dados e verificar em qual posição eles terão maior relevância, destaque e coerência.
Leia mais: Dicas de como fazer uma boa redação no Enem
Uma dica é que essas informações sejam dispostas nos parágrafos de desenvolvimento da redação, que apresenta o espaço ideal para realizar a sua estratégia argumentativa. Mas também é possível fazer isso na introdução, com o objetivo de apresentar o tema que será abordado, por exemplo.
Como citar dados na redação? Veja dicas!
Para te ajudar a entender melhor como apresentar dados na redação, separamos 4 dicas valiosas. Confira:
1. Se aproprie da informação
Além de saber verificar as fontes, selecionar os dados que serão utilizados e indicar a sua origem, como mostramos anteriormente, também é preciso que você se aproprie dessas informações.
Não pense que os dados podem simplesmente serem “jogados” em sua redação. Para isso, é fundamental que você se aproprie deles construindo uma reflexão, mostrando, com suas palavras, o motivo e o porquê de você ter selecionado e inserido dados específicos no texto.
2. Recorra aos textos-base se necessário
Sim, os dados para você fazer a sua redação podem ser retirados da coletânea dos textos-base, porém, evite fazer a sua citação pura, pois esse tipo de atitude será descontada no momento de correção.
Contudo, você pode construir suas ideias com base nos dados estatísticos, mas sempre utilizando seus próprios argumentos, combinado?
3. Se informe com o que acontece no Brasil e no mundo
O Enem cobra muitos assuntos sobre atualidades em seus temas de redação. Portanto, assista a telejornais, ouça podcasts, leia revistas e jornais, sejam impressos ou virtuais, e mantenha-se com a informação em dia sobre os acontecimentos de destaque no Brasil e também no mundo.
Desenvolver esse hábito é muito importante, pois os assuntos mais comentados durante o ano têm grande chance de caírem no Exame de alguma maneira, como nas questões de múltipla-escolha relacionadas às disciplinas ou no tão aguardado tema de redação.
4. Veja exemplos de boas redações
Para produzir uma boa redação, nada melhor do que se inspirar em quem alcançou excelentes resultados, não é mesmo?
Por isso, procure ler exemplos de redações nota 1000 no Enem para você ir se adaptando ao estilo de texto e não travar na hora de escrever.
Além disso, você também pode estudar como apresentar dados na redação lendo outros exemplos sobre os mais diversos temas. Isso te ajudará a ter mais informações e a te inspirar!
Leia mais: 5 pegadinhas comuns em redação e veja como evitá-las
Para ter uma ideia de como essa dica pode te ajudar, leia o exemplo de um trecho de redação que aborda o tema “O abuso de álcool na sociedade brasileira”, em que a apresentação dos dados na redação foi feita de forma correta:
“A princípio, é importante ressaltar as consequências da ingestão excessiva de álcool. Segundo o CISA (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool), os danos gerados por essa prática vão além da esfera individual, eles podem afetar a economia do país e toda a sociedade. Um bom exemplo são os acidentes de trânsito causados por motoristas alcoolizados, porque podem causar mortes e gerar gastos com segurança e saúde, além das despesas com órgãos de investigação e julgamento dos casos.”
O que é apresentar dados da problemática em questão no Brasil (com fontes)?
Apresentar dados da problemática em questão no Brasil em uma redação significa utilizar informações quantitativas e qualitativas específicas para embasar argumentos, ilustrar a importância ou as particularidades de um problema e reforçar a relevância do tema.
Esses dados podem incluir estatísticas oficiais, resultados de pesquisas, relatórios de organizações confiáveis, ou até mesmo notícias e artigos que fornecem um panorama atualizado sobre a situação. É importante que esses dados sejam recentes e provenientes de fontes confiáveis e reconhecidas, para garantir a credibilidade e a precisão das informações.
Neste aspecto, é fundamental que o uso desses dados seja feito de maneira crítica e integrada ao desenvolvimento do texto. Não basta simplesmente inserir números e informações aleatoriamente, é necessário que haja uma conexão lógica com os argumentos apresentados, contribuindo para a construção de uma narrativa coesa e persuasiva.
Guia de redação grátis
Confira o Guia Completo sobre a Redação do Enem. Veja dicas incríveis para você arrasar e conseguir uma boa nota nesta parte importante da prova. Tenha acesso aos critérios de avaliação, dicas de especialistas e exemplos nota 1000! Tudo gratuito para você!
Já pensou em fazer faculdade com bolsa?
A Quero Bolsa é a maior portal de educação do país e oferece oportunidades em diversos cursos em instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil.
Por meio da Quero Bolsa, é possível entrar na faculdade com bolsa de estudos e assim economizar durante toda a formação. O melhor é que não precisa fazer o Enem e nem atender a nenhum critério de renda.
Há bolsas de estudo de até 80% em diversos cursos! Basta entrar na plataforma e procurar pelo curso que deseja estudar para ver as bolsas disponíveis:
A Quero Bolsa tem parceria com mais de 1.000 instituições de ensino, então o que não falta é opção de faculdade! Confira algumas faculdades parceiras bem avaliadas pelo MEC:
- UFBRA
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
Colaboração: Imaginie