logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

O que é tangenciar o tema da redação do Enem?

por Juliana Gottardi em 05/11/23

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 teve como tema de redação "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".

Por se tratar de um assunto complexo, é comum que os estudantes tenham medo de não terem feito um bom texto, seja por conta de erros gramaticais e estruturais ou, até mesmo, por tangenciar ao tema da redação.

O tangenciamento da proposta de redação prejudica o candidato, pois, segundo a Cartilha de Redação do Enem 2023, “o tangenciamento ao tema, avaliado na Competência II, afeta também a avaliação das Competências III e V, impedindo que a redação receba nota acima de 40 pontos em todas essas competências”.

Confira: Teste vocacional gratuito
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

tangenciar tema de redação

Leia mais: Gabarito Enem 2023: acesse o gabarito extraoficial feito pelo Curso Anglo
Olimpíadas, comunidade LGBT e Palestina caem no Enem; veja outros temas abordados

O que é tangenciar ao tema da redação do Enem?

Para começo de conversa, é importante explicar que “tangenciar" significa abordar um tema de forma periférica, tocando nele, mas sem mergulhar completamente.

No Enem existe uma competência que analisa exatamente isso. A Cartilha de Redação do Enem 2023 coloca que a competência II avalia a capacidade do candidato de compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

A cartilha ainda aborda especificamente o tangenciamento de tema de redação: “o tema constitui o núcleo das ideias sobre as quais o ponto de vista se organiza e é caracterizado por ser uma delimitação de um assunto mais abrangente. Por isso, é preciso atender ao recorte temático definido para evitar tangenciá-lo”.

O documento também reforça a importância de entender a proposta da redação, recomendando que o candidato “mantenha-se dentro dos limites do tema proposto, tomando cuidado para não se afastar do seu foco. Esse é um dos principais problemas identificados nas redações. Nesse caso, duas situações podem ocorrer: fuga total ou tangenciamento ao tema”.

Veja também: Quando sai o gabarito oficial do Enem 2023?
Memes Enem 2023: confira os mais engraçados do primeiro dia de prova

Como saber se eu tangenciei o tema da redação?

Para ilustrar como ocorre o tangenciamento ao tema, a Cartilha de Redação do Enem 2023 traz um exemplo da edição anterior, que teve como proposta “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil“:

No Enem 2022, foi configurado como tangenciamento ao tema o encaminhamento que

• abordou APENAS comunidades/povos tradicionais ou quaisquer de seus termos/ ideias equivalentes, SEM MENÇÃO a desafios para a valorização desses povos ou a quaisquer de seus termos/ideias equivalentes;

• utilizou o(s) termo(s) “comunidade[s]” e/ou “povo[s]”, especificamente (nesse caso não são aceitos seus sinônimos), SEM o adjetivo “tradicionais”, desde que mencione os desafios para a valorização dessas comunidades/povos [SALVAMENTO].

Fui mal no Enem, e agora?

Caso você não tenha ido tão bem quanto esperava no Enem, saiba que na Quero Bolsa você consegue bolsas de estudo de até 80% sem ter feito a prova e sem comprovar renda. Confira:

Encontre bolsas de estudo

São mais de 1.000 faculdades parceiras, incluindo:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54