logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Redação Enem: 5 propostas com o tema saúde pública

por Giovana Murça em 15/01/21 34 mil visualizações

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está se aproximando e com ele a temida redação. Todos os anos a prova exige que o candidato faça um texto dissertativo-argumentativo com uma possível resolução para um problema estrutural do país.

Encontre bolsas de estudo com até 80% desconto

temas saúde redação enem
(Arte: Isabela Giordan)
Leia mais:
Redação Enem: conheça 3 filósofos para citar no texto
10 regras da redação Enem para você conquistar a nota

É difícil adivinhar exatamente qual será a proposta de redação do ano, mas já sabemos que ela se encaixará em temáticas maiores como: saúde, segurança pública, educação, meio ambiente e transporte e mobilidade urbana.

Por isso, a Revista Quero reuniu algumas possíveis propostas de redação do Enem por temas. Começamos com o tema saúde pública! Aproveite para conhecer um pouco mais sobre as problemáticas que envolvem a saúde no Brasil, seus argumentos e propostas de intervenção. Veja as possíveis propostas!


O combate às epidemias no Brasil

As epidemias e as mortes em decorrência delas ainda fazem parte de nossa rotina. Diariamente vemos propagandas sobre combate à dengue, zika e chikungunya. Também vimos a volta de doenças que já haviam sido erradicadas, como o sarampo. Por isso, é importante que você fique atualizado sobre a questão e pesquisar sobre as políticas de prevenção. 

O que é pandemia? Veja a diferença entre pandemia e epidemia

Obesidade no Brasil

Segundo o Ministério da Saúde, a obesidade no Brasil aumentou 60% nos últimos 10 anos. A questão também se estende às crianças, com a obesidade infantil, e pode causar doenças como hipertensão e diabetes. É um problema de saúde pública e a prova pode lhe cobrar propostas de soluções a respeito disso.

Plano de Estudo Enem:  Baixe gratuitamente o plano desse mês

Aumento das DSTs entre jovens brasileiros

Os números de jovens com HIV aumentou e o país vive um surto de sífilis. A partir do tema a prova pode abordar o que levou esse aumento, sobre educação sexual nas escolas e em casa e outras formas de prevenção.

23 dados para entender a luta contra a pandemia de Aids

O combate à depressão na sociedade brasileira

Infelizmente, o número de casos de suicídio tem aumentado. Em 2016, segundo o Ministério da Saúde, foi registrado um caso a cada 46 minutos. O assunto ainda é um tabu, o que torna ainda mais necessário pensar em políticas públicas para combater a doença e suas consequências.

Saúde Mental: pode cair na redação do Enem?

Como aumentar a expectativa de vida entre os brasileiros?

Ao mesmo tempo que nossa população envelhece, a expectativa de vida do brasileiro aumenta, devido a melhoria na qualidade de vida. Vale a pena estudar os fatores que levam a esse aumento e as formas de continuar o crescimento. O assunto ainda suscita outros temas como a Reforma da Previdência.

Veja outros temas: 8 temas de redação que podem cair no Enem

Você tem mais alguma sugestão de proposta sobre saúde pública? Nos conte nos comentários!

Guia completo: Redação do Enem

Ainda não sabe escrever uma redação para o Enem? Neste guia, você aprende como deve ser o formato da redação, quais são os critérios de avaliação e vê exemplos de redações de sucesso e dicas de quem tirou nota 1.000 e é especialista no assunto. 

Baixar Guia sobre Redação

Atualizado em: 15/01/2021
Publicado originalmente em: 17/06/2019

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54