Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Saúde Mental: pode cair na Redação do Enem?

por Giovana Murça em 12/05/20

Nunca se falou tanto sobre saúde mental. E não é à toa. Os dados são alarmantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou a depressão como o "mal do século XXI". 

saude mental redação enem
"Coloque um sorriso no rosto"; o filme "Coringa" proporciona uma reflexão sobre saúde mental (Divulgação)

Neste tema, o Brasil lidera rankings e tem números nada orgulhosos, veja alguns dados da OMS e do Ministério da Saúde:

Depressão

O Brasil tem a maior taxa de pessoas com depressão na América Latina. São cerca de 12 milhões de brasileiros (5,8% da população) sofrendo de depressão. Estima-se que entre 20% e 25% da população brasileira teve, tem ou terá a doença.

Ansiedade

No mundo, o Brasil é o país com o maior número de pessoas que sofrem com ansiedade, 9,3% da população - incluindo ataque de pânico, fobia, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e estresse pós-traumático.

Suicídio

No país, o suicídio é a terceira maior causa de morte externa, atrás somente de acidentes e agressões. A taxa de suicídio a cada 100 mil habitantes no Brasil cresceu 7% de 2010 a 2016, na contramão do restante do mundo, onde a taxa caiu 9,8%. Em 2018, foram 37 casos por dia.

Males do século XXI

O estilo de vida da sociedade contemporânea tem uma parcela de culpa nesses dados. O uso excessivo da tecnologia, o individualismo, a busca pela felicidade, incertezas, instabilidades, discursos meritocráticos, a competição econômica, cobranças por sucesso, padrões de beleza, consumismo, trabalho precários, entre outros, levam muitas pessoas à depressão e ansiedade. 

saúde mental redação enem
Ilustração "Ilha" de Daniel Garcia

Essas são algumas das características da chamada Modernidade Líquida, conceito criado pelo sociólogo Zygmunt Bauman para definir as relações sociais na pós-modernidade - na qual se tem mais liberdades, mudanças constantes e imprevisibilidade.

No entanto, Bauman afirma que toda essa liberdade não garante, automaticamente, felicidade e satisfação. Pois as consequências das ações recaem diretamente sobre os indivíduos e toda essa pressão e instabilidade colaboram para a sensação de mal-estar, solidão e fracasso crescente nas sociedades.

O que é saúde mental?

Ter saúde não significa somente ausência de doenças. Para ter saúde, é preciso se ter um completo bem-estar físico, mental e social. De acordo com a OMS, a saúde mental é definida como “um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade”.

saude mental redação enem
Velho Triste (Vicent van Gogh)

Vários fatores sociais, econômicos, culturais, políticos e ambientais podem abalar a saúde mental dos indivíduos e os levar a desenvolver distúrbios ou doenças mentais, como predisposição genética, mudanças sociais bruscas, estilo de vida não saudável, condições de trabalho estressantes, discriminação de todos os tipos, exclusão social, violência e violação dos direitos humanos,.

Entre as doenças mentais mais conhecidas, estão: ansiedade, depressão, esquizofrenia, transtornos alimentares, estresse pós-traumático, transtorno bipolar, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), autismo, demência e TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade).

A história da loucura

Desde a Idade Média, a loucura - ou qualquer manifestação de transtornos mentais - era encarada como uma heresia pela Igreja Católica. Na Idade Moderna, com o Renascimento e exaltação da razão humana, a figura do louco se torna uma ameaça. Os considerados loucos eram expulsos das cidades, colocados em navios - o nau dos loucos -, lançados ao mar ou despejados em outros lugares.

Vistos como uma ameaça à ordem da sociedade, os loucos, assim como outras pessoas que não se encaixavam no padrão social, eram excluídos da sociedade e, muitas vezes, presos. 

saude mental redação enem
Nau dos loucos (Thomas Bühler/Wikimedia Commons)

Surgimento dos hospícios

A partir do século XVII e XVIII, a psiquiatria considerou a loucura como uma doença que poderia ser tratada e curada. Então, locais que antes serviam para excluir os leprosos da sociedade, deram lugar aos hospícios, hospitais psiquiátricos e manicômios, onde se internava os considerados loucos. No Brasil, o primeiro hospício foi inaugurado em 1852 por um decreto do imperador D. Pedro II, o intitulado o Hospício de Pedro II. 

saude mental redação enem
Hospital Colônia de Barbacena, em Minas Gerais (Luiz Alfredo)

Mas, não pense que os manicômios confinavam somente as pessoas com transtornos mentais. Pessoas pobres, prostitutas, órfãos, mendigos, alcoólatras, homossexuais, opositores políticos, mulheres adúlteras, mães solteiras e outras pessoas indesejadas na sociedade eram isoladas, presas e abandonadas nesses hospitais em condições subumanas.

Holocausto brasileiro

O maior exemplo da negligência e péssima condições dos manicômios é o Hospital Colônia de Barbacena, em Minas Gerais. Lá, milhares de pessoas marginalizadas de todo o Brasil chegavam nos chamados “trem de doido” - cerca de 70% delas não apresentavam nenhum problema psiquiátrico.

Na colônia, os pacientes viviam em condições subumanas, eram forçados a trabalhar e submetidos a diversas formas de violações, violência e tortura, como camisa de força, eletrochoque e lobotomia, que muitas vezes os levavam à morte. Estima-se que entre 1960 e 1970, 60 mil pessoas tenham morrido no Hospital Colônia.

saude mental redação enem
Hospital Colônia de Barbacena, em Minas Gerais (Luiz Alfredo)

Em visita ao hospital, o psiquiatra italiano Franco Basaglia - pioneiro na reforma psiquiátrica na Itália - comparou a instituição a um campo de concentração nazista. O hospital foi fechado na década de 1980 e deu lugar ao Museu da Loucura. A história dessa tragédia foi relatada no livro “Holocausto Brasileiro”, de Daniela Arbex.

Reforma Psiquiátrica e Luta Antimanicomial 

No século XX, o número de hospitais psiquiátricos aumentou e suas condições subumanas pioraram. Foi quando começaram a surgir os primeiros movimentos das chamadas Reforma Psiquiátrica e Luta Antimanicomial pelos direitos das pessoas com doenças mentais, exigindo melhores condições e tratamentos alternativos e humanizados.

saude mental redação enem
Protesto contra a política de saúde mental no Dia Nacional da Luta Antimanicomial, em 2018 (Fernando Frazão/Agência Brasil)

No Brasil, a Luta Antimanicomial se destacou em 1970 e a imprensa começou a denunciar a realidade dos hospícios. Na década de 1990, foi criada uma rede de atenção à saúde mental dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), composta por Centros de atenção Psicossocial (CAPS), centros de convivência, ambulatórios de saúde mental, hospitais e residências terapêuticas.

Preconceito na atualidade

Hoje, diversos transtornos mentais são conhecidos e podem ser tratados com medicamentos e psicoterapia. Entretanto, ainda há muito preconceito e tabu quando o assunto é saúde mental e violações contra doentes mentais. 

Muitas pessoas pensam que psicoterapia é “coisa de louco” ou que depressão é frescura, preguiça, falta de religião ou de vontade. Mas, essas crenças não são verdades. A discriminação contribui para a falta de diagnóstico e tratamento correto para essas doenças e um maior adoecimento das pessoas. 

saude mental redação enem
Charge sobre os estigmas da depressão (Reprodução/Internet)

A melhor forma de combater o preconceito é se informar, se conscientizar e debater sobre o assunto. Para isso, existem o Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado em 10 de outubro, o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio no Brasil, e o Janeiro Branco, mês de conscientização sobre a importância da saúde mental.

A prevenção é o melhor remédio

A forma de lidar com as emoções do dia a dia, como alegria, raiva ou raiva, diz muito sobre a saúde mental de uma pessoa. Praticar hábitos saudáveis e ter qualidade de vida ajudam a equilibrar as emoções e manter a saúde mental. O Ministério da Saúde dá algumas recomendações para ter uma boa saúde mental:

  • Jamais se isole;

  • Consulte o médico regularmente;

  • Faça o tratamento terapêutico adequado;

  • Mantenha o físico e o intelectual ativos;

  • Pratique atividades físicas;

  • Tenha alimentação saudável;

  • Reforce os laços familiares e de amizades.

saude mental redação enem


Caso você não esteja se sentindo emocionalmente bem e queira conversar ou só ser ouvido, entre em contato com o Centro de Valorização à Vida (CVV) pelo telefone 188 ou pelo site www.cvv.org.br. O atendimento é gratuito, sigiloso e funciona 24 horas por dia. 

Saúde mental no Enem

O próprio Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova que mexe com o emocional de muito estudantes. Além de buscar manter sua saúde mental, os candidatos também podem se preparar pois saúde mental é um possível tema de redação no Enem.

“Esse assunto pode ser tratado principalmente porque há uma discussão na mídia, em séries e também no ambiente escolar a respeito do tema. Além disso, temos um número considerável de jovens que tem desenvolvido depressão, ansiedade e muitos outros problemas”, explica o professor de Redação Marcelo Batista, do canal do Youtube Aprendi com o Papai.

Leia também: 8 temas de redação que podem cair no Enem 2020

O professor imagina que a proposta de redação aborde um recorte do tema, como a questão da ansiedade, depressão e suicídio. Na redação, a dica do professor é problematizar a  falta de acesso à saúde mental no Brasil, principalmente na rede pública. “Apesar de a Constituição brasileira garantir o acesso à saúde, a impressão é que somente a saúde física é priorizada. Infelizmente as questões que envolvem a saúde mental acabam ficando em segundo plano”, completa.

Neste vídeo, o professor Marcelo elenca vários argumentos e propostas de intervenção que podem ser usadas na redação. Confira:

Para criar repertório sobre o assunto, veja também uma lista de livros, filmes e séries que falam sobre saúde mental:

Livros

  • Modernidade Líquida - Zygmunt Bauman (1999);

  • Amor Líquido: Sobre a Fragilidade dos Laços Humanos - Zygmunt Bauman (2000);

  • Sociedade do Cansaço - Byung-chul Han (2010);

  • O Demônio do Meio-Dia - Andrew Solomon (2001);

  • Obras da 2ª Geração do Romantismo, como Lira dos vinte anos e Macário, de Álvares de Azevedo, As primaveras, de Casimiro de Abreu.

Filmes

  • O Lado Bom da Vida (2012);

  • Coringa (2019);

  • Nise: O Coração da Loucura (2016);

  • Cisne Negro (2010);

  • Clube da Luta (1999);

  • Divertida Mente (2015);

  • Holocausto Brasileiro (2016)

Séries

  • 13 Reasons Why (2017)

  • Atypical (2017)

Guia completo: Redação do Enem 

Ainda não sabe escrever uma redação para o Enem? Neste guia, você aprende como deve ser o formato da redação, quais são os critérios de avaliação e vê exemplos de redações de sucesso e dicas de quem tirou nota 1.000 e é especialista no assunto. 

Guia de Redação Enem

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54