A citação de trechos de músicas, filmes e livros demonstra o repertório sociocultural do candidato e rende pontos na Competência 2. Não é comum encontrar redações que citem músicas e, por isso, seu uso ainda demonstra criatividade por parte do estudante.
Como usar música como repertório na redação do Enem?
Dê uma olhada em como a estudante Carolina Mendes Pereira utilizou a música na introdução de sua redação nota mil no Enem 2018:
Em sua canção “Pela Internet”, o cantor brasileiro Gilberto Gil louva a quantidade de informações disponibilizadas pelas plataformas digitais para seus usuários. No entanto, com o avanço de algoritmos e mecanismos de controle de dados desenvolvidos por empresas de aplicativos e redes sociais, essa abundância vem sendo restringida e as notícias, e produtos culturais vêm sendo cada vez mais direcionados.
As músicas dizem muito sobre a época em que elas foram criadas, fazendo críticas e reflexões de diversos problemas sociais – assim como o tema de redação do Enem.
O candidato pode utilizar o trecho de uma canção de diversas formas, seja citar uma crítica que aborde o mesmo tema proposto na redação ou para resgatar o contexto histórico da música.
As principais bolsas de estudo para você!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Nenhum resultado encontrado
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Mas, cuidado! Não basta apenas citar a sua música preferida aleatoriamente na redação, é preciso contextualizá-la. Basicamente, qualquer música pode ser citada no Enem, o que irá fazer a diferença é como o candidato a contextualiza em sua redação, demonstrando ao corretor a pertinência daquela citação em seu texto.
Outro ponto de atenção é aos palavrões que a música possam conter, os professores não recomendam a reprodução dessas palavras, ok?
Para estimular sua criatividade, a Revista Quero listou 9 músicas brasileiras para citar na redação do Enem e quais os temas em que elas podem ser utilizadas. Confira!
Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com braço forte Em teu seio, ó liberdade Desafia o nosso peito a própria morte!
Temáticas: patriotismo, nacionalismo, luta por igualdade/liberdade e meio ambiente.
Classe Média
Max Gonzaga
Eu não “to nem aqui” Se morre gente ou tem enchente em Itaquera Eu quero é que se exploda a periferia toda Toda tragédia só me importa quando bate em minha porta Porque é mais fácil condenar quem já cumpre pena de vida
Temáticas: desigualdade social, pobreza, criminalidade, violência urbana, preconceito, conflitos de classes sociais, relações sociais e desemprego.
Nego Drama
Racionais Mc’s
Me vê, pobre, preso ou morto Já é cultural Histórias, registros Escritos Não é conto Nem fábula Lenda ou mito
Quando se viu pela primeira vez Na tela escura de seu celular Saiu de cena pra poder entrar E aliviar a sua timidez Vestiu um ego que não satisfez Dramatizou o vil da rotina Como fosse dádiva divina Queria só um pouco de atenção Mas encontrou a própria solidão
Temáticas: depressão, redes sociais, padrões de beleza e estética, solidão, modernidade, e individualismo.
Que País É Este
Legião Urbana
Nas favelas, no Senado Sujeira pra todo lado Ninguém respeita a Constituição Mas todos acreditam no futuro da nação
Temáticas: corrupção, desigualdade social, exploração, alienação, capitalismo, criminalidade e violência.
Você tenta ser feliz, não vê que é deprimente O seu filho sem escola, seu velho tá sem dente Cê tenta ser contente e não vê que é revoltante Você tá sem emprego e a sua filha tá gestante Você se faz de surdo, não vê que é absurdo Você que é inocente foi preso em flagrante!
Temáticas: desigualdade social, racismo, pobreza, criminalidade, tráfico de drogas, violência policial, violência urbana, capitalismo, opressão e movimento social.
Boa Esperança
Emicida
Por mais que você corra irmão Pra sua guerra vão nem se lixar Esse é o xis da questão Já viu eles chorar pela cor do orixá? E os camburão o que são? Negreiros a retraficar Favela ainda é senzala jão Bomba relógio prestes a estourar
Triste, louca ou má Será qualificada ela Quem recusar Seguir receita tal A receita cultural Do marido, da família
Temáticas: machismo, violência contra mulher, violência doméstica, sexualidade, discriminação, feminismo, liberdade,padrões de beleza e estética e empoderamento feminino.
Gostou da playlist? Comenta abaixo outras músicas interessantes para a redação do Enem!
Plano de estudo gratuito para o Enem
O Plano de Estudos Enem De Boa vai te ajudar no dia a dia de preparação para o Enem. Para acessar os conteúdos, basta preencher o formulário e pronto! Você vai baixar o plano completo e receber dicas extras direto no seu e-mail! Vale lembrar que o material é totalmente gratuito.
Ainda não sabe escrever uma redação para o Enem? Neste guia, você aprende como deve ser o formato da redação, quais são os critérios de avaliação e vê exemplos de redações de sucesso e dicas de quem tirou nota 1.000 e é especialista no assunto.