Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

15 filmes para estudar sobre a ditadura militar no Brasil e se preparar para o Enem

Veja a lista dos filmes e aproveite para aprender sobre a ditadura militar do Brasil e estudar para a sua prova.

No dia 31 de março de 1964, um golpe militar derrubou o então presidente João Goulart e instaurou uma ditadura militar no Brasil que, desde o dia 1º de abril daquele ano, se estendeu até 1985. 

As políticas adotadas pelo presidente não agradavam setores da sociedade brasileira. Além disso, a bipolarização da Guerra Fria entre a União Soviética e os Estados Unidos, socialistas e capitalistas, respectivamente, criou um clima de tensão em muitos países ao redor do mundo. No Brasil, o medo de uma “Revolução Comunista” foi um dos principais motivadores para que as forças armadas tomassem o poder.

Foto: Reprodução/Arquivo Público (DF)

Daquele tempo até a redemocratização, que só veio a ocorrer oficialmente em 1988, o país passou mais de duas décadas escrevendo muitas histórias. E grandes obras do cinema brasileiro mostram como foram aqueles anos.

Ditadura militar no Brasil: o que você precisa saber para o Enem

A ditadura militar no Brasil é tema muito recorrente em vestibulares, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aproveite os filmes sobre a ditadura militar para aprender sobre a história do Brasil e estudar para a sua prova. Veja a lista com 15 filmes abaixo:

Cabra Marcado Para Morrer (1984), Eduardo Coutinho

Em 1962, Eduardo Coutinho chegou à Paraíba junto com um grupo de integrantes da União Nacional dos Estudantes. Dias antes, João Pedro Teixeira, líder de uma liga camponesa, foi assassinado em Sapé, cidade próxima à João Pessoa, a mando de latifundiários da região. O fato atraiu o cineasta, que inciou a ideia de fazer um documentário sobre a vida de João.

Com o Golpe Militar de 1964, as gravações foram interrompidas e, após confisco dos militares, o conteúdo só pôde ser resgatado em 1981. Coutinho, então, muda sua ideia original do filme e passa a resgatar as memórias dos participantes originais e traz um panorama do que mudou desde o início das filmagens.

Assista ao trailer de “Cabra Marcado Para Morrer”

O Que é Isso, Companheiro? (1997), Bruno Barreto

O filme conta a história um grupo de jovens que se organizam para a luta armada após o decreto do Ato Institucional número cinco (AI-5). Eles decidem sequestrar o embaixador dos Estados Unidos no Brasil para negociar o resgate de militantes presos. O filme retrata o fato verídico na visão de Fernando Gabeira, que participou do caso e relatou em um livro com o mesmo nome.

Assista ao trailer “O Que é Isso, Companheiro?

Zuzu Angel (2006), Sérgio Rezende

Com Patrícia Pillar no papel principal, o filme conta a história da famosa estilista Zuzu Rangel. Após seu filho militante ser torturado e morto pelos militares, Zuzu começa uma busca pelo corpo que incomoda a ditadura.

Cidadão Boilesen (2009), Chaim Litewski

Este documentário traz depoimentos que mostram como um dinamarquês radicado no Brasil, Henning Albert Boilesen, presidente do grupo Ultra, da Ultragaz, foi um dos principais financiadores da repressão violenta e da tortura na ditadura militar.

Assista ao trailer de “Cidadão Boilesen”

Hoje (2013), Tata Amaral

Vera viu seu marido, Luiz, ser assassinado no período em que o casal era militante contra a ditadura militar. Em 1998, ela ganha uma indenização do governo brasileiro e se muda para um apartamento novo, no centro de São Paulo. Enquanto faz a mudança, Luiz ressurge como um fantasme e traz junto lembranças de torturas do passado.

Assista ao trailer de “Hoje”

A Memória Que Me Contam (2013), Lúcia Murat

O filme traz a história Ana, uma ex-guerrilheira, que está à beira da morte. Ela é o último elo de um grupo de militantes que resistiram à ditadura militar brasileira. Os amigos se reencontram na sala de espera do hospital onde está Ana. Lá, as memórias do passado nos anos de chumbo vêm à tona.

Assista ao trailer de “A Memória que Me Contam”

O Dia que Durou 21 Anos (2013), Camilo Tavares

Este documentário mostra como o governo dos Estados Unidos esteve diretamente envolvido com o Golpe de 1964 e com a ditadura militar no Brasil, que durou 21 anos até a redemocratização, em 1985.

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006), Cao Hamburger

No começo dos anos 1970, os pais de Mauro, um garoto mineiro apaixonado por futebol, saem de férias inesperadamente. Mauro não sabe que os pais, na verdade, eram perseguidos políticos e foram se refugiar. O menino é deixado com o avô, que logo o deixa com o vizinho, um velho judeu.

Assista ao trailer de “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias’

Batismo de Sangue

“Batismo de Sangue” é inspirado no livro homônimo de Frei Betto. Ele traz uma história de um grupo de frades dominicanos que se envolveram com a luta armada liderada por Carlos Marighella, no Brasil. Presos, eles são considerados comunistas e torturados pelos militares.

Assista ao trailer de “Batismo de Sangue”

Histórias que Nosso Cinema (não) Contava (2017), Fernanda Pessoa

Disponível na Netflix, o documentário retoma as “pornochanchadas” para trazer um panorama histórico do que foi a ditadura militar no Brasil, com sons e imagens típicos do gênero do cinema nacional.

Assista ao trailer de “Histórias que nosso Cinema (não) Contava”

Eles Não Usam Black-Tie

Em 1980, Maria e Tião decidem se casar ao saberem que a mulher estava grávida. Otávio, o pai de Tião e líder sindical preso pela ditadura militar, organiza uma greve contra práticas exploratórias de uma metalúrgica, onde seu filho trabalha. Com a esposa grávida e temendo perder o emprego, Tião fura a greve.

Em Busca de Iara (2014), Flávio Frederico

“Em Busca de Iara” conta a trajetória da psicóloga Iara Iavelberg, que largou tudo para participar da luta armada contra a ditadura militar. O roteiro é escrito por sua sobrinha, Mariana Pamplona, que coletou todas as informações para construir o filme. Iara foi o grande amor do também guerrilheiro Carlos Lamarca.

Assista ao trailer de “Em Busca de Iara”

Lamarca (1994), Sérgio Rezende

O filme traz a história de Carlos Lamarca, capitão do exército brasileiro que, durante a ditadura no Brasil, larga seu cargo nas forças armadas e passa a atuar e liderar guerrilhas contra os militares.

Foto: Reprodução/Lamarca


Holocausto Brasileiro (2016), Daniela Arbex

A jornalista Daniela Arbex traz no documentário a história do Hospital Colônia, de Barbacena (MG), onde mais de 60 mil pessoas taxadas como “loucas” foram mortas entre 1930 e 1980. Antes de Daniela, Helvécio Ratton já havia documentado o genocídio em Barbacena no seu documentário de 24 minutos “Em Nome da Razão”, em 1979.

Assista ao trailer de “Holocausto Brasileiro”
Assista ao trailer de “Em Nome da Razão”

Memórias do Chumbo: o Futebol nos Tempos do Condor

Produzido pelo jornalista Lúcio de Castro, o documentário mostra a relação que o futebol teve nos períodos mais sombrios das ditaduras militares de quatro países da América do Sul: Argentina, Brasil, Chile e Uruguai. Cada episódio é referente à história de um dos países.

Manual do Enem

Para auxiliar na preparação para fazer uma boa prova do Enem em novembro, o Quero Bolsa criou o Manual do Enem. Nele, é possível encontrar textos, vídeos e exercícios relacionados às edições anteriores do exame e outros vestibulares. Os conteúdos abordam todas as matérias que farão parte das questões da prova.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações