Ainda sob comando de Lênin, em 1922 foi oficialmente instituída a União das Repúblicas Socialista Soviéticas, englobando 15 repúblicas, sendo a maior e mais populosa a Rússia.
Gradualmente, Josef Stalin, então secretário-geral do Partido Comunista, foi ganhando poder dentro do governo, em sua disputa com Leon Trotsky, e se tornou o principal líder da União Soviética até sua morte, em 1953.
A principal razão de disputa entre o grupo liderado por Stalin e o grupo liderado por Trotsky era que o primeiro defendia que a URSS se desenvolvesse autonomamente, já que a revolução havia fracassado nos outros países europeus, enquanto Trotsky acreditava que os soviéticos deveriam manter os esforços de espalhar a revolução socialista pelo mundo.
Stalin saiu vencedor da disputa e iniciou um processo de isolamento e perseguição a seu opositor, que acaba exilado e, posteriormente, assassinado.
Durante seu governo, a URSS abriu mão da NEP e baseou seu desenvolvimento na planificação da economia, ou seja, no planejamento estatal da atividade econômica, que era realizado através dos planos quinquenais (elaborados a cada cinco anos).
Dentro de poucas décadas, a União Soviética passou de país semifeudal para potência industrial e militar, vivendo um período de grande crescimento econômico e elevação do padrão de vida de seus cidadãos.
O legado de Stalin, contudo, foi dúbio. Apesar do desenvolvimento econômico, houve perseguição política aos opositores do regime, incluindo membros do próprio Partido Comunista, no que ficou conhecido como Grande Expurgo (1934-1939).
Além disso, a política de gulags, campos de trabalho forçado destinados tanto a criminosos comuns, como opositores do regime, também foi questionada depois da morte de Stalin.
O “pai do povos”, como também ficou conhecido Stalin, ainda liderou a União Soviética durante a Segunda Guerra Mundial.
Após a invasão nazista em 1941 e sucessivas baixas que ameaçavam o país, o Exército Vermelho deteve o avanço nazista e foi o principal responsável pela derrota de Hitler na Frente Oriental, tomando Berlim em abril de 1945.
Com o fim da guerra, a União Soviética despontou como um dos grandes vencedores do conflito ao lado dos Estados Unidos, quando passaria a disputar a hegemonia global com o país rival durante as próximas décadas.
🎯 Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies 🎯