Guerra Civil Americana
Mais conhecida como Guerra da Secessão, foi um conflito que ocorreu nos Estados Unidos entre 1861 e 1865, disputado entre os estados do sul, que se separaram da federação, formando os “Estados Confederados da América”, e os estados do norte.
A Guerra Civil Americana foi provocada pelas disputas políticas e econômicas entre os estados americanos, divididos entre a região sul do país - de economia agrária e utilizando mão de obra escrava - e a região norte - mais industrializada e que utilizava mão de obra livre.
Depois de anos de um duro confronto militar, os Estados Confederados da América entraram em colapso, a escravidão foi abolida e os Estados Unidos continuaram como uma única nação.
Guerra Civil Russa
A Guerra Civil na Rússia durou de 1918 a 1921. Sucedeu a Revolução Russa, evento que marcou a tomada do poder pelos bolcheviques (termo que significa “maioria”, composto pela parcela majoritária dos comunistas).
O conflito envolveu, de um lado, o Exército Vermelho, organizado pelo dirigente comunista Leon Trotsky, e, de outro lado, o Exército Branco, formado por forças monarquistas, apoiadas por diversos exércitos estrangeiros e opositores do novo regime.
Durante cerca de três anos, um grande número de russos morreu em combate, até que, em 1921, o Exército Vermelho conquista a vitória definitiva, dando origem à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
Guerra Civil Espanhola
Conflito que durou de 1936 a 1939 e levou à ascensão do fascismo na Espanha, na figura do general Francisco Franco. A Espanha passou por um amplo processo de crise política desde 1931, com disputas envolvendo diversos setores da sociedade.
Em 1936, militares se rebelaram contra a eleição de Manuel Azaña, representante da Frente Popular, dando início a Guerra Civil. O conflito opôs principalmente a Frente Popular, composta por forças de esquerda e populares, e a Falange, composta pelo exército e por forças de direita, recebendo apoio da Itália Fascista e da Alemanha Nazista.
A Guerra Civil na Espanha terminou com a vitória da Falange, dando origem a uma ditadura liderada pelo general Francisco Franco.
Guerra da Síria
A atual Guerra da Síria também pode ser considerada uma guerra civil. O conflito se iniciou em 2011, no contexto da Primavera Árabe, em que manifestantes se rebelaram contra o governo de Bashar al-Assad.
A disputa evoluiu e diversos grupos armados entraram em confronto contra o Estado Sírio, incluindo o Estado Islâmico, contando com o apoio de outros países para ambos os lados.
A Guerra da Síria segue em andamento e o conflito no país do Oriente Médio se transformou em uma importante disputa geopolítica na região.
Bandeira dos Estados Confederados da América adotada durante a Guerra da Secessão.