Info Icon Help Icon Como funciona Ajuda
Whatsapp Icon 0800 123 2222
Envie mensagem ou ligue
História Geral

Guerra Civil

Otávio Spinace
Publicado por Otávio Spinace
Última atualização: 10/10/2018

Introdução

Uma guerra civil é um conflito de grandes proporções que se dá entre membros ou grupos organizados de um mesmo Estado, ou entre países diferentes que antes formavam uma única unidade política.

Em suas formas mais comuns, pode se caracterizar como uma guerra entre o governo estabelecido de um Estado e um grupo de opositores internos.

As guerras civis recebem essa denominação em razão da grande participação popular no conflito, o que envolve setores da população não militarizados, embora também seja comum a participação das forças armadas em conflitos desse tipo. Desse modo, se opõem às guerras convencionais entre nações.

Causas

Em geral, os principais motivos que desencadeiam uma guerra civil envolvem a conquista do poder sobre uma determinada região, ou para substituir o governo vigente, ou para conquistar a sua independência.

As guerras civis ocorreram ao longo de toda a História e são produto de conflitos internos entre diferentes grupos dentro de uma formação social estabelecida.

Ainda durante a Antiguidade, em Roma, por exemplo, houve diversos casos de guerras civis. Podemos citar desde conflitos iniciados por revoltas de escravos, até a disputa militar entre Júlio César e a ala do senado liderada por Pompeu.

Alguns exemplos de Guerras Civis

Guerra Civil Americana

Mais conhecida como Guerra da Secessão, foi um conflito que ocorreu nos Estados Unidos entre 1861 e 1865, disputado entre os estados do sul, que se separaram da federação, formando os “Estados Confederados da América”, e os estados do norte.

A Guerra Civil Americana foi provocada pelas disputas políticas e econômicas entre os estados americanos, divididos entre a região sul do país - de economia agrária e utilizando mão de obra escrava - e a região norte - mais industrializada e que utilizava mão de obra livre.

Depois de anos de um duro confronto militar, os Estados Confederados da América entraram em colapso, a escravidão foi abolida e os Estados Unidos continuaram como uma única nação.

Guerra Civil Russa

A Guerra Civil na Rússia durou de 1918 a 1921. Sucedeu a Revolução Russa, evento que marcou a tomada do poder pelos bolcheviques (termo que significa “maioria”, composto pela parcela majoritária dos comunistas).

O conflito envolveu, de um lado, o Exército Vermelho, organizado pelo dirigente comunista Leon Trotsky, e, de outro lado, o Exército Branco, formado por forças monarquistas, apoiadas por diversos exércitos estrangeiros e opositores do novo regime.

Durante cerca de três anos, um grande número de russos morreu em combate, até que, em 1921, o Exército Vermelho conquista a vitória definitiva, dando origem à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

Guerra Civil Espanhola

Conflito que durou de 1936 a 1939 e levou à ascensão do fascismo na Espanha, na figura do general Francisco Franco. A Espanha passou por um amplo processo de crise política desde 1931, com disputas envolvendo diversos setores da sociedade.

Em 1936, militares se rebelaram contra a eleição de Manuel Azaña, representante da Frente Popular, dando início a Guerra Civil. O conflito opôs principalmente a Frente Popular, composta por forças de esquerda e populares, e a Falange, composta pelo exército e por forças de direita, recebendo apoio da Itália Fascista e da Alemanha Nazista.

A Guerra Civil na Espanha terminou com a vitória da Falange, dando origem a uma ditadura liderada pelo general Francisco Franco.

Guerra da Síria

A atual Guerra da Síria também pode ser considerada uma guerra civil. O conflito se iniciou em 2011, no contexto da Primavera Árabe, em que manifestantes se rebelaram contra o governo de Bashar al-Assad.

A disputa evoluiu e diversos grupos armados entraram em confronto contra o Estado Sírio, incluindo o Estado Islâmico, contando com o apoio de outros países para ambos os lados.

A Guerra da Síria segue em andamento e o conflito no país do Oriente Médio se transformou em uma importante disputa geopolítica na região.

Bandeira dos Estados Confederados da América adotada durante a Guerra da Secessão.Bandeira dos Estados Confederados da América adotada durante a Guerra da Secessão.


Exercícios

Exercício 1
(ENEM/2013)

As Brigadas Internacionais foram unidades de combatentes formadas por voluntários de 53 nacionalidades dispostos a lutar em defesa da República espanhola. Estima-se que cerca de 60 mil cidadãos de várias partes do mundo – incluindo 40 brasileiros – tenham se incorporado a essas unidades. Apesar de coordenadas pelos comunistas, as Brigadas contaram com membros socialistas, liberais e de outras correntes político-ideológicas.

(SOUZA, I. I. A Guerra Civil Europeia. História Viva, n. 70, 2009 (fragmento))

A Guerra Civil Espanhola expressou as disputas em curso na Europa na década de 1930. A perspectiva política comum que promoveu a mobilização descrita foi o(a)

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, shorts e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...