Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Vestibular e Enem

Tema de redação do Enem 2020: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

por Isabela Giordan em 17/01/21

O tema de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 é: "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira".

Veja também: Tema de redação do Enem Digital 2020 também é divulgado


O perfil no twitter do Inep, responsável pela elaboração do Enem, também confirmou o tema de redação escolhido: 

Segundo Sérgio Paganim, coordenador de Linguagens do Curso Anglo, o tema escolhido não foi algo surpreendente: "Não é daqueles fora da curva de apostas de professores e alunos. Não foi um tema inesperado."

Para Thiago Braga, autor do Sistema de Ensino pH, o tema é de grande importância e o estudante deve se atentar, principalmente, em debater o preconceito sofrido por quem passa por esses distúrbios

"Esse é um tema absolutamente importante, realmente a sociedade brasileira trabalha a questão da saúde mental com muito preconceito e estigma, tanto no mercado do mercado de trabalho quanto toda a sociedade em comum. De fato, é um assunto absolutamente relevante e para o aluno argumentar bem é preciso que ele aborde, principalmente, sobre o preconceito que essas pessoas que possuem essas doenças sofrem", aponta. 

"Acho que um ponto relevante é abordar o mercado de trabalho. Por exemplo, como algumas pessoas perdem os empregos, deixam de ser contratadas, são maltratadas por ter esses distúrbios, que muitas vezes, são considerados menos importantes do que os distúrbios físicos", indica o professor de redação. 

Como o tema pode ser abordado na redação?

Para Sérgio Paganim, o tema escolhido possui vários aspectos envolvidos e que podem ser desenvolvidos no texto.

"O primeiro é o 'estigma', essa conotação negativa que a sociedade dá às doenças mentais, talvez muito ligado com o histórico de tratamento manicomial, também uma falta de informação e conhecimento das doenças mentais e uma associação ao afastamento, a sociedade sempre lidou com as doenças mentais como algo a parte, assim como os presidiários, passa a ser algo a parte da sociedade", explica o coordenador.

Assim como o professor Thiago Braga, Sérgio ressalta a importância de lembrar como as doenças mentais são minizadas na sociedade e como isso afasta ainda mais aqueles que sofrem com alguma doença psiquica.  

"Isso traz consequências, o estigma pode também mostrar uma pouca visibilidade que a sociedade deixa de perceber a doença como algo relevante, algo que implica em poucas ações do estado para mitigar esse problema. As questões das doenças mentais também podem ser avaliadas em contraponto com as doenças físicas perceptíveis e, portanto, como nas doenças psiquicas como há um estigma de que se elas representam um problema de saúde ou de vontade", compara.

Sobre o repertório cultural, o Paganim relembra do filme "Coringa", lançado em 2019, que aborda as doenças mentais, além disso há a discussão sobre as portarias de saúde mental, em que o governo federal avalia a necessidade de revogá-las, assim como as opções de tratamento ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o agravamento das patologias psicológicas por conta da pandemia de Covid-19.

Para esse tema, o coordenador indica que há diversas opções de agentes de intervenção, tais como, o Estado, o Ministério da Sáude e o SUS, seja agindo para ampliar o atendimento ou criando políticas públicas de inclusão e, até mesmo, proporcionando mais informação para as novas gerações por meio da escola e campanhas. 

Anglo e Revista Quero fazem correção da prova ao vivo

Em parceria com o Anglo Vestibulares, a Revista Quero realizará a correção do gabarito do primeiro dia de prova do Enem 2020. 

Cadastre-se e veja o gabarito do Enem

Além disso, a partir das 19h30, a equipe da redação realizará live no Youtube do Quero Bolsa com participação dos professores do Anglo para comentar sobre o primeiro dia de exame! 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Como é corrigida a redação do Enem?

Para corrigir a redação do Enem, o Inep utiliza cinco competências de avaliação, sendo que cada uma é avaliada entre 0 e 200 e, somadas, compõem a nota final do candidato, que pode variar de 0 a 1000.

No último ano, o Inep divulgou para os estudantes o manual de correção da redação dado aos corretores. Essa foi a primeira vez que o órgão responsável pela prova compartilhou o documento publicamente. 

Para te ajudar, a Revista Quero destrinchou cada uma das cartilhas e listou o que é avaliado nos critérios de avaliação e como conseguir a nota máxima em cada uma delas. Confira:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54