logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Veja 6 maneiras de usar a nota do Enem para ingressar na faculdade

por Camilla Freitas em 29/12/21

Atualizado em 11/02/2022

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 foi divulgado no dia 9 de fevereiro. E, se você fez a prova, com certeza já deve estar pensando em como usar sua nota para ingressar em uma universidade.

 Atualização: Inep antecipa divulgação do resultado do Enem 2021

Diversas instituições de ensino superior do Brasil, tanto públicas quanto privadas, passaram a aceitar a nota do Enem como forma de ingresso na graduação, por isso, o exame se tornou o principal vestibular do país.

A seguir você vai descobrir todas as possibilidades para usar a sua nota do Enem, conhecer os programas do do governo e outras formas para garantir uma vaga na universidade.

Usar a nota do Enem no Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do governo em que os estudantes podem concorrem a vagas em universidades públicas do país. O sistema é 100% online e para se inscrever, basta ter feito a prova do Enem e não ter zerado a redação.

Os inscritos podem selecionar até duas opções de curso em diferentes instituições de ensino. Durante o período em que o sistema fica aberto, o candidato consegue acompanhar a nota de corte de acordo com a graduação, universidade e modalidade escolhida. 

Simulador de notas Sisu

Usar a nota do Enem no Prouni

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) é o programa do governo que fornece bolsas de estudo parciais (50%) ou integrais (100%) para estudantes de baixa renda que desejam cursar uma graduação em universidades privadas do país. 

Para participar do Prouni, o candidato precisa ter atingido 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação, além de cumprir os seguintes requisitos:

  • Ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública;

  • Ter cursado o Ensino Médio em escola particular: a partir do 1º de julho de 2022, candidatos que estudaram em escolas privadas mesmo sem bolsa de estudo poderão participar do Prouni;

  • Possuir alguma deficiência;

  • Ter renda familiar per capita de até 3 salários mínimos;

  • Ser professor da rede pública de ensino: neste caso, o professor só pode se inscrever em cursos de licenciatura.



Simulador de notas Prouni

Usar a nota do Enem no Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também é um programa do governo. Como o próprio nome diz, é uma opção para que os estudantes possam financiar os seus estudos durante a graduação.

Os candidatos interessados em participar do Fies precisam ter feito a prova do Enem a partir de 2010, atingido a pontuação mínima de 450 pontos e no mínimo 400 pontos na redação.

Conheça a seguir as modalidades de financiamento:

  • Modalidade I: destinada a estudantes de todo Brasil com renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Nesta modalidade, o mínimo para o financiamento é de 50%  o máximo 100%, dependendo da necessidade do aluno;

  • Modalidade II: atende os estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos;

  • Modalidade III: destinada a alunos de todo o Brasil, com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. O financiamento pode ser de 10% a 100% da mensalidade, mas o valor mensal total a ser pago à universidade não pode ser superior a R$ 7.000.

Quando começam as inscrições do Fies 2022?

Simulador de notas Fies

Usar a nota do Enem no Sisutec

O Sistema de Seleção Unificada do Ensino Profissional e Tecnológico (Sisutec) é um programa gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) que possibilita o ingresso em cursos técnicos e profissionalizantes por meio do Enem.

Para se inscrever é necessário ter participado da última edição do Enem e não ter zerado a redação. O programa não tem outros critérios de participação, porém 85% das vaga são destinadas a candidatos que tenham cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou particular como bolsista integral.

Usar a nota do Enem em instituições privadas

Muitas universidades particulares já aderiram ao exame como uma forma de ingresso. Por isso, os estudantes não precisam realizar o vestibular tradicional da instituição, basta usar a nota do Enem para concorrer a uma vaga.

Algumas faculdades oferecem bolsas de estudo para os candidatos que ingressam com a nota do Enem. O valor depende do seu desempenho na prova e também do curso pretendido. 

Usar a nota do Enem em Portugal 

Mais de 50 instituições de ensino superior possuem convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com isso é possível que estudantes brasileiros ingressem em universidades portuguesas por meio da nota do Enem.

O estudante precisa ficar atento ao período de inscrições das universidades conveniadas para concorrer a uma vaga em uma instituição de ensino superior portuguesa. A lista de faculdades pode ser consultada pelo site do Inep.

Fui mal no Enem, e agora?

Se o seu desempenho no exame não foi o suficiente para ingressar na universidade por um dos caminhos apresentados acima, saiba que ainda é possível realizar o seu sonho mesmo sem a nota do Enem.

Quero Bolsa é uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de mil universidades espalhadas pelo país. Além de não ser necessário usar o desempenho do Enem, o estudante não precisa comprovar renda e ainda termina a faculdade sem dívidas.

Conheça algumas universidades que ofertam bolsas na Quero Bolsa:

Encontre bolsas de estudo

Quero Bolsa: veja tudo o que você precisa saber sobre o site de bolsas de estudo

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54