logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Universidades

5 países com universidades que aceitam a nota do Enem

por Isabella Baliana em 03/05/22 26 mil visualizações

Atualizado em 04/12/2023

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o maior vestibular do país e ocorre todos os anos possibilitando que estudantes de todas as regiões e estados do Brasil concorram a vagas em centenas de universidades federais, estaduais e instituições de ensino privadas parceiras. 

Baixe já: Plano de estudo para arrasar no Enem
+ 
Encontre bolsas de estudo de até 80%

Além disso, muitos estudantes que realizam o Enem buscam vagas em universidades no exterior, principalmente em Portugal, já que, devido a um acordo entre os governos, o país possui mais de 50 instituições parceiras, como a Universidade de Coimbra, Universidade do Porto, Universidade de Lisboa e Universidade de Algarve, por exemplo.

países com universidades que aceitam a nota do Enem

5 países com universidades que aceitam a nota do Enem

O que muitas pessoas não sabem é que, além de Portugal, existem também outros países com instituições de ensino superior que já aceitam o ingresso do aluno pelo Enem em seus cursos de graduação. Confira abaixo:

Leia mais:  Nota do Enem agora é aceita por 50 universidades de Portugal

França

A França possui algumas universidades que aceitam a nota do Enem, mas a entrada dos estudantes depende de alguns requisitos: em conjunto com a nota do Enem, também deve-se apresentar uma aprovação em uma instituição de ensino superior brasileira,  pública ou privada, reconhecida pelo MEC, em um curso que tenha correlação com o pretendido no país europeu. 

Isso porque as instituições francesas querem que o aluno demonstre, primeiramente, que a nota tirada no exame foi suficiente para passar em uma faculdade do seu país também.

Além disso, os candidatos devem possuir proficiência no idioma francês pelo menos no nível B2 (avançado na fala, escrita e ótima compreensão de textos complexos), e boas notas no histórico escolar. Assim, algumas universidades que aceitam o Enem são:

Plano de Estudos Enem

Irlanda

A Irlanda é outro país onde poucos sabem que já é possível ingressar em algumas universidades com a nota do Enem. 

No caso da University College Dublin, por exemplo, além da nota do Enem o estudante brasileiro deve apresentar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio e ter realizado o primeiro ano de algum curso de bacharelado ou licenciatura no Brasil. Assim, as instituições que aceitam o Enem em seus processos seletivos são: 

Veja também: 5 dicas para tirar nota 1000 na redação do Enem 
10 mulheres para citar na redação do Enem
Reino Unido

No Reino Unido também há instituições que aceitam a nota do Enem, mas o estudante interessado deve analisar os requisitos de cada uma no site da faculdade escolhida.  

A Universidade de Kingston, por exemplo, é uma instituição de ensino superior que aceita estudantes brasileiros com nota igual ou superior a 55% da média do Enem, diploma de conclusão do ensino médio e proficiência em inglês (o nível exigido varia de acordo com o curso). 

Já a Birkbeck - University of London, aceita a nota do Enem, mas, assim como para todos os estudantes internacionais da instituição, é necessário realizar um programa de nove meses de duração com aulas de inglês e disciplinas dentro da área de conhecimento escolhida antes de entrar de fato na graduação. Dessa forma, segue a lista de algumas universidades inglesas que aceitam o Enem: 

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos

Estados Unidos

Algumas universidades norte-americanas também aceitam a entrada de estudantes pelo Enem, como é o caso da New York University (NYU). A instituição de ensino superior possui um programa chamado Flexible Testing Policy, que permite que validação de sistemas de avaliação do ensino médio de cada país. 

Assim, para entrar na NYU, os candidatos brasileiros devem apresentar o certificado de conclusão do ensino médio em conjunto com a nota do Enem e um dos exames de proficiência em inglês, como o TOEFL, IELTS Academy, iTEP, dentre outros. 

Algumas universidades que possuem o Enem como critério de admissão são:


Canadá

O Canadá também possui algumas universidades que aceitam a nota do Enem, ao exemplo da famosa Universidade de Toronto. 

Para adentrar na instituição, alguns dos requisitos básicos de admissão exigidos aos estudantes brasileiros são o certificado de conclusão do ensino médio e uma bota nota no Enem.

Assim como em outros países, no Canadá também é necessário a apresentação do histórico escolar, certificado de conclusão do ensino médio e certificado de proficiência em inglês no nível sênior para ser admitido em qualquer uma das graduações disponíveis. 

Plano de Estudos Enem de Boa

Por fim, se você está estudando para o Enem e deseja ter acesso a um conteúdo completo e 100% gratuito para melhorar ainda mais o seu desempenho, confira o Plano de Estudos Enem de Boa criado pela Quero Bolsa. 

Nele você encontra um material com todas as matérias e conteúdos cobrados na prova, para estudar diariamente. Clique no botão abaixo para baixar já:

Baixe o Plano de Estudos Gratuito

Leia mais: Guia Completo da Redação do Enem gratuitamente 

95 citações para usar na redação do Enem
9 formas de fazer a introdução da redação do Enem e de outros vestibulares

Sabia que não precisa do Enem pra fazer faculdade com bolsa de estudos?

No site da Quero Bolsa você encontra bolsas de estudo de até 80% de desconto em inúmeros cursos, em milhares de faculdades espalhadas por todo o país. 

Tem cursos em todas as modalidades: presenciais, semipresenciais e totalmente à distância (EaD) e não, não é preciso ter feito o Enem! Para ver as ofertas, basta acessar o botão abaixo e procurar pelo curso de seu interesse:

Encontre bolsas de estudo

Além disso, aproveite para conhecer abaixo algumas das faculdades parceiras da Quero Bolsa e que oferecem descontos muito bons:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54