Quantas vezes posso usar a nota do Enem no Sisu?
Entenda como funciona o uso da nota do Enem no Sisu, quantas vezes é possível utilizá-la e as principais regras do programa
Entenda como funciona o uso da nota do Enem no Sisu, quantas vezes é possível utilizá-la e as principais regras do programa
Muita gente por aí fica em dúvida e não sabe ao certo quantas vezes pode usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Baixe agora: Cronograma completo e grátis para o Enem
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Alvo de muitas confusões entre as pessoas que querem fazer uma faculdade, o sistema apresenta algumas características diferentes de outros programas de ingresso ao Ensino Superior.
Leia mais: Veja 5 estratégias para se inscrever no Sisu
+ Quem já fez faculdade pelo Prouni pode se inscrever no Sisu?
O que é o Sisu?
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do governo que possibilita o acesso a universidades públicas em todo o país.
Centenas de instituições ofertam suas vagas por ele e utilizam a nota do Enem para a seleção de seus alunos.
Para participar, o candidato precisa ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Como participar do Sisu?
As inscrições para o Sisu acontecem online pela página oficial do programa. Os candidatos interessados devem se inscrever no período estipulado pelo edital, informar os dados pessoais e selecionar até duas opções de curso.
Durante o período de inscrições, os participantes conseguem trocar as opções de curso, além de acompanhar o ranking em relação aos outros candidatos. Isso porque o sistema gera uma classificação parcial todos os dias com a nota de corte mais atualizada.
No sistema, ainda é possível conferir todas as vagas disponíveis. As ofertas ficam divididas por curso e por região na página inicial do programa.
Quem pode participar do Sisu?
O Sisu recebe inscrições somente dos candidatos que já concluíram o ensino médio. Por isso, se um estudante fizer a prova do Enem sem ter finalizado o 3º ano ele é considerado treineiro, condição que impossibilita a participação no programa.
Além disso, o sistema só aceita as inscrições de quem fez a prova mais recente do Enem. Diferentemente dos outros programas do governo, o Sisu não exige nota mínima de participação, mas as universidades podem determinar uma pontuação em cursos que acharem necessários.
Fique por dentro: Nota de corte Sisu: veja o que é e como funciona
+ Qual a diferença entre Prouni, Sisu, Fies e Quero Bolsa?
Quantas vezes posso usar a nota do Enem no Sisu?
O Sisu só aceita a nota do Enem mais recente, então se você quer participar do Sisu 2025, é necessário ter feito a prova do Enem 2024.
Como você já deve ter ouvido por aí, o programa passou por mudanças desde a edição de 2024. A abertura para as inscrições, por exemplo, é uma das novidades, porque, agora, acontece apenas uma vez por ano.
Confira: Como escolher a segunda opção de curso no Sisu
+ Como funciona a lista de espera do Sisu?
Simulador de notas de corte
Quer saber se a sua nota do Enem é suficiente para ser selecionado no Sisu? Faça sua simulação gratuita no Simulador de Notas na Quero Bolsa.
A ferramenta é gratuita e para utilizar basta informar sua nota, e-mail, cidade, o curso que tem interesse e pronto! Clique no botão abaixo e confira:
Saiba mais: 10 faculdades de Engenharia Civil com menor nota de corte no Sisu
+ 30 faculdades de Enfermagem com menor nota de corte no Sisu
Onde usar a nota do Enem além do Sisu?
Além do Sisu, os participantes do Enem podem participar dos programas do governo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa Universidade para Todos (Prouni). Eles também podem usar o resultado como ingresso direto em algumas faculdades.
É importante lembrar que no Fies é possível usar nota do Enem a partir de 2010. Já o Prouni aceita a nota do Enem a partir de 2010 somente para as vagas remanescentes. Na edição regular, o candidato precisa ter feito a edição mais recente da prova. Para participar dos programas também é necessário comprovar renda.
Algumas faculdades aceitam a nota do Enem em substituição ao vestibular tradicional vestibular. O bom é que o aluno não precisa fazer outra prova para conseguir uma vaga. Mas é importante verificar com a universidade se só a edição mais recente é aceita ou se é possível utilizar a nota de provas anteriores.
Fui mal no Enem, e agora?
Se sua nota no Enem foi abaixo do esperado, você pode conseguir uma vaga na faculdade por meio da Quero Bolsa. Na plataforma, há bolsas de estudo de até 80% para graduação. Não é preciso ter feito o Enem, nem comprovar renda. Confira:
A Quero Bolsa tem parceria com mais de 1.000 instituições de ensino. Veja:
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.