logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Quantas vezes posso usar a nota do Enem no Sisu?

por Camilla Freitas em 21/06/22

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do governo que possibilita o acesso a universidades públicas em todo o país. Centenas de instituições ofertam suas vagas tanto no primeiro semestre quanto no segundo.

Sisu 2022/2: inscrições estão abertas; faça já a sua
Encontre bolsas de estudo de até 80%

Para participar, o candidato precisa ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas uma dúvida comum dos estudantes é sobre a possibilidade de usar a nota da prova mais de uma vez.

Se esse é seu caso, continue a leitura para entender se é necessário fazer a edição mais recente da prova e também saber outras informações relacionadas ao Sisu.

Leia mais: + Veja 5 estratégias para se inscrever no Sisu
Quem já fez faculdade pelo Prouni pode se inscrever no Sisu?

usar nota do enem mais de uma vez no sisu

Como funciona o Sisu?

As inscrições para o Sisu acontecem online pela página oficial do programa. Os candidatos interessados devem se inscrever no período estipulado pelo edital, informar os dados pessoais e selecionar até duas opções de curso.

Durante o período de inscrições, os participantes conseguem trocar as opções de curso, além de acompanhar o ranking em relação aos outros candidatos. Isso porque o sistema gera uma classificação parcial todos os dias com a nota de corte mais atualizada.

No sistema ainda é possível conferir todas as vagas disponíveis. As ofertas ficam divididas por curso e por região na página inicial do programa.

Fique por dentro: + Nota de corte Sisu: veja o que é e como funciona
Como funciona o Sisu do 2º semestre?

Quantas vezes posso usar a nota do Enem no Sisu?

O Sisu só aceita a nota do Enem mais recente, então se você quer participar do Sisu 2022, é necessário ter feito a prova do Enem 2021. 

Como você viu, o programa abre as inscrições duas vezes por ano. Caso você não tenha sido aprovado em uma vaga no primeiro semestre, saiba que é possível usar a nota do Enem apenas no segundo semestre do Sisu.

Quem pode participar do Sisu?

O Sisu recebe inscrições somente dos candidatos que já concluíram o ensino médio. Por isso, se um estudante fizer a prova do Enem sem ter finalizado o 3º ano ele é considerado treineiro, condição que impossibilita a participação no programa.

Além disso, o sistema só aceita as inscrições de quem fez a prova mais recente do Enem. Diferentemente dos outros programas do governo, o Sisu não exige nota mínima de participação, mas as universidades podem determinar uma pontuação em cursos que acharem necessários.

Confira: + Como escolher a segunda opção de curso no Sisu
Como funciona a lista de espera do Sisu?
Diferença entre nota de corte e nota mínima do Sisu

Simulador de notas de corte

Quer saber se a sua nota do Enem é suficiente para ser selecionado no Sisu? Faça sua simulação gratuita no Simulador de Notas na Quero Bolsa.

A ferramenta é gratuita e para utilizar basta informar sua nota, e-mail, cidade, o curso que tem interesse e pronto! Clique no botão abaixo e confira:

Simulador de notas Sisu

Saiba mais: + 10 faculdades de Engenharia Civil com menor nota de corte no Sisu
30 faculdades de Enfermagem com menor nota de corte no Sisu
+ 10 faculdades de Pedagogia com menor nota de corte no Sisu

Onde usar a nota do Enem além do Sisu?

Além do Sisu, os participantes do Enem podem participar dos programas do governo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa Universidade para Todos (Prouni). Além disso, é possível usar o resultado na plataforma de bolsas de estudo Quero Bolsa e também como ingresso direito em algumas faculdades.

É importante lembrar que no Fies é possível usar nota do Enem a partir de 2010. Já o Prouni aceita a nota do Enem a partir de 2010 somente para as vagas remanescentes, na edição regular o candidato precisa ter feito a edição mais recente da prova. Para participar dos programas também é necessário comprovar renda.

A Quero Bolsa é uma plataforma que oferece bolsas de até 80% em mais de mil universidades. Uma das vantagens é que o estudante não precisa comprovar renda.

Algumas faculdades aceitam a nota do Enem em substituição ao vestibular tradicional vestibular. O bom é que o aluno não precisa fazer outra prova para conseguir uma vaga. Mas é importante verificar com a universidade se só a edição mais recente é aceita ou se é possível utilizar a nota de provas anteriores.

Acesse também: + Novo Enem: tudo o que você precisa saber sobre a prova
Redação do Enem: tudo o que você precisa saber
banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54