Como funciona a lista de espera do Sisu?
Candidatos não selecionados na primeira chamada ainda podem concorrer às vagas da lista de espera; veja como funciona e como participar da seleção
Atualizado em 01/02/2024
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o programa do governo de acesso ao Ensino Superior que seleciona estudantes para as universidades e institutos federais e estaduais brasileiros. A seleção ocorre duas vezes ao ano e usa como critério de seleção a nota da edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Diferentemente de outros programas, o Sisu possui apenas uma chamada, já os candidatos que não foram pré-selecionados podem participar da lista de espera!
Leia mais: Lista de aprovados no Sisu 2024 é divulgada; acesse já
+ MEC adia divulgação do resultado do Sisu 2024
+ Saiba como calcular a nota do Sisu
Como funciona a lista de espera do Sisu?
De acordo com o edital mais recente do Sisu, podem participar da lista de espera apenas os inscritos que não foram pré-selecionados na primeira ou segunda opção de curso. Ou seja, é preciso não ter sido aprovado nas duas opções de curso escolhidos na inscrição para poder participar da lista de espera.
Caso o participante esteja apto para se candidatar na lista de espera, ele poderá escolher entre a primeira e segunda opção de curso para concorrer a uma das vagas remanescentes da chamada regular.
Saiba mais: Como participar da lista de espera do Sisu?
Como se inscrever na lista de espera do Sisu?
Na edição do Sisu 2024, o prazo para se inscrever na lista é entre os dias 31 de janeiro a 7 de fevereiro. Veja o passo a passo abaixo:
- Acesse a Página do Participante do Sisu e faça seu login com o cadastro no Gov.br
- No boletim, escolha entre uma das duas opções de curso e clique no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu;
- Verifique se a manifestação de interesse foi realizada. O sistema enviará uma mensagem de confirmação.
Quando sai o resultado da lista espera?
Diferentemente da chamada regular, o resultado da lista de espera é divulgado pelas próprias universidades. Por isso, para saber se você foi convocado para a matrícula, é indicado acompanhar as convocações realizadas pelas próprias instituições de ensino.
Veja também: Quais são os documentos necessários para fazer a inscrição no Sisu?
Além do Sisu, onde usar a nota do Enem?
Outra opção além do Sisu são os Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), também desenvolvidos pelo Ministério da Educação (MEC)
A diferença é que o Prouni seleciona alunos para faculdades, centro universitários ou universidades privadas com bolsas de estudo de 50% e 100%, já o Fies seleciona estudantes para faculdades privadas por meio do financiamento parcial ou integral das mensalidades.
Além dessas opções, ainda é possível utilizar a nota do Enem para conseguir uma bolsa de estudos de até 80% na Quero Bolsa. Esse site oferece descontos em mensalidades de mais de 1.000 faculdades ao redor do Brasil.
Veja algumas faculdades que oferecem vagas com bolsa de estudo:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
- UFBRA
Veja também:
+ Lei de Cotas no Sisu: veja os cursos com as menores notas de corte
+ Orientação profissional: é uma boa escolher uma graduação apenas pela nota de corte do Sisu?
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.