Como escolher a segunda opção de curso no Sisu
Veja dicas que podem te ajudar a garantir uma vaga na federal
Atualizado em: 01/04/2021
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021 estarão abertas entre os dias 06 e 09 de abril. E, durante o período, candidatos que prestaram o Enem 2020 poderão se inscrever para o processo seletivo de vagas em universidades federais de todo o território brasileiro.
Cada candidato poderá se inscrever em até duas opções de vaga, sendo a primeira opção com prioridade maior que a segunda para o sistema. O candidato precisa ter muita atenção na escolha da segunda opção tanto quando da primeira visto que desde o ano passado o candidato que for aprovado na segunda opção não poderá participar da lista de espera da primeira opção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sabendo da importância de uma escolha acertada para segunda opção de curso no Sisu, resolvemos organizar algumas dicas que podem ser muito úteis para quem está em dúvida.
Se você ainda está em dúvida não deixe a nota de corte decidir por você
O primeiro passo é ter segurança da sua escolha profissional. Se você ainda está em dúvida não deixe a nota de corte decidir por você, já que caso você seja aprovado para um vaga em uma faculdade em um curso que você não se identifique, as chances de trancar a matrícula podem ser elevadas.
Caso você não tenha uma segunda opção, deixe em branco
A dica mais importante é: só preencha a segunda opção com um curso que você se identifica e em uma instituição de ensino na qual você realmente pode estudar, caso você não tenha uma segunda opção, deixe em branco.
É possível selecionar como primeira e segunda opção o mesmo curso na mesma instituição mas em turnos diferentes
Se você estiver muito decidido com relação ao curso e a instituição, poderá selecionar como primeira e segunda opção o mesmo curso na mesma instituição mas com os turnos diferentes. Coloque como primeira opção o turno que você mais deseja estudar e em segunda o turno que você aceita estudar.
Mantenha sempre como primeira opção o curso em uma instituição que você mais deseja
Explore as instituições públicas da sua região. Mantenha sempre como primeira opção o curso em uma instituição que você mais deseja, e como segunda opção o curso que você deseja em uma instituição com a nota de corte mais baixa mas que fique em uma cidade na qual você tenha condições de viver.
Veja as listas de federais da sua região:
Universidades federais da região Sudeste
Universidades federais da região Sul
Universidades federais da região Norte
Universidades federais da região Nordeste
Universidades federais da região Centro-Oeste
Você ainda não sabe qual curso colocar na primeira ou segunda opção no Sisu?
Dedique um tempo para pensar nas profissões que mais combinam com você e faça uma lista dos cursos que você se imagina trabalhando na área com satisfação. Você pode usar o nosso passo a passo para escolher uma profissão.
Enumere em uma lista as opções por ordem de interesse e faça a busca da nota de corte de cada uma das opções no simulador de nota de corte do Sisu para você identificar em quais delas você tem mais chande de ser aprovado com a nota que tirou no Enem.
Mantenha-se esperançoso até a última chamada
É importante que você se mantenha esperançoso até a última chamada. Mesmo que nas previsões sua média esteja um pouco abaixo da nota de corte e não tenha nenhuma outra opção que seja realmente interessante para você, deixe sua inscrição na lista.
Você pode não ser aprovado na primeira chamada, mas inscreva-se na lista de espera pois algumas listas rodam bastante e muitos candidatos são convocados.
Ter um B ou C nunca é uma má ideia
Se você acredita que o seu desempenho no Enem não vai ser o suficiente para um aprovação na primeira ou segunda opção de curso, conheça as instituições da sua região que oferecem bolsas de estudos que não exigem Enem. Veja alguns exemplos abaixo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE