As universidades federais localizadas na região Centro-Oeste
A região Centro-Oeste é a que possui menos universidades federais em seus estados: são oito no total; veja a lista completa das universidades na Revista Quero
O Centro Oeste é a região brasileira que menos possui universidades federais em seus estados. Ao todo, são oito instituições com esse perfil nos três estados e no Distrito Federal.
Em Goiás, são três universidades federais, sendo a mais recente criada em 2018. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul possuem, cada estado, duas instituições federais. O Distrito Federal conta com a Universidade de Brasília (UnB) como única unidade.
No país inteiro, são 69 universidades federais em todos os 26 estados brasileiros. Minas Gerais é a unidade que mais possui essas instituições, com onze espalhadas pelo seu território, mais do que em toda a região Centro-Oeste.
Devido ao renome que as universidades federais possuem, elas acabam sendo o objetivo de muitos vestibulandos de todo o país. Existem algumas maneiras de ingressar nessas instituições.
A principal delas é utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para acessar as vagas disponíveis no Sistema de Seleção Unificado (Sisu), maior processo de ingresso de alunos em universidades públicas brasileiras.
Outras universidades também contam com vestibulares próprios, sendo que alguns aceitam a pontuação do Enem como componente parcial ou total da nota geral do vestibular.
Abaixo estão a lista das universidades federais dos estados do Centro-Oeste:
Qual a universidade federal do Distrito Federal (Centro-Oeste)?
Quais são as Universidades Federais em Goiás (Centro-Oeste)?
- Universidade Federal de Catalão (UFCat) – criada em 2018
- Universidade Federal de Goiás (UFG)
- Universidade Federal de Jataí (UFJ)
Quais as universidades federais no Mato Grosso (Centro-Oeste)?
Quais as universidades federais no Mato Grosso do Sul (Centro-Oeste)?
Simulador de Nota de Corte do Enem
O Quero Bolsa, plataforma de inclusão de estudantes no Ensino Superior, conta com ferramenta que simula universidades e cursos onde você tem mais chances de ingressar com a sua nota do Enem.
A ferramenta inclui universidades públicas e privadas em todo o Brasil que podem ser acessadas com a nota do Enem.
Simular de nota de corte do Enem
Clicando no botão acima, você acessa o simulador do Quero Bolsa. preencha com o curso que deseja estudar, a cidade onde pretende cursar, a pontuação do Enem e seu e-mail. Com isso, a plataforma irá indicar onde você pode usar sua nota com o Sisu, Prouni e Fies.
Não existem universidades federais em sua cidade?
Não são todas cidades brasileiras que possuem universidades federais. Afinal, são 69 universidades federais espalhadas pelo país. Portanto, a maioria dos municípios não conta com esse tipo de instituição.
A lista abaixo conta com universidades particulares presentes em todo o território nacional. Alunos ainda podem conseguir bolsas de estudo para ingressar nessas instituições com desconto na mensalidade:
- Unip – Universidade Paulista
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- Unicsul – Universidade Cruzeiro do Sul
- Faculdades Anhanguera
- Unopar – Universidade Norte do Paraná
Cursos presenciais e a distância (EaD) podem ser encontrados em campus e polos dessas instituições, que contam com diversos cursos de graduação.