Concorra a Bolsas de Estudo 100%
logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Universidades

Lista com todas as Universidades Federais nos estados da região Nordeste

por Mathias Sallit em 16/01/20

20 universidades federais estão localizadas nos nove estados do Nordeste. Bahia e Pernambuco são os estados da região que mais contam com esse tipo de instituição em seus territórios: cada um conta com quatro federais.

(Foto: UFRN/Reprodução)
Universidades Federais nos estados da região Nordeste - REVISTA QUERO
Fachada da reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

A Bahia ainda conta com mais duas dessas instituições que são de outros estados, mas possuem campus em cidades baianas, caso da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e da Universidade Federal da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

São 69 universidades federais em todo o Brasil, espalhadas por todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal. Os estados brasileiros também possuem os Institutos Federais. Estes não foram listados abaixo.

Para ingressar em uma universidade federal, os estudantes devem utilizar a pontuação alcançada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para acessar as vagas disponibilizadas por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Há também faculdades que possuem o vestibular próprio para ingresso, podendo usar também de forma parcial a pontuação do Enem.

Veja abaixo a lista das universidades federais de cada estado da região Nordeste:

Universidades federais de Alagoas (Nordeste)

As universidades federais na Bahia (Nordeste)

As universidades federais no Ceará (Nordeste)

As universidades federais no Maranhão (Nordeste)

As universidades federais no estado da Paraíba (Nordeste

As universidades federais do Piauí (Nordeste)

As universidades federais do Rio Grande do Norte (Nordeste)

As universidades federais em Sergipe (Nordeste)

Simulador de Nota de Corte do Enem

 O Quero Bolsa, plataforma de inclusão de estudantes no Ensino Superior, conta com um simulador que vai mostrar onde você tem mais chances de ingressar com a sua nota do Enem.

A ferramenta inclui universidades públicas e privadas em todo o Brasil que podem ser acessadas com a nota do Enem.

Simular de nota de corte do Enem

Clicando no botão acima, você acessa o simulador do Quero Bolsa. preencha com o curso que deseja estudar, a cidade onde pretende cursar, a pontuação do Enem e seu e-mail. Com isso, a plataforma irá indicar onde você pode usar sua nota com o SisuProuni e Fies.

Não há universidades federais em sua cidade?

Ao todo, são 69 universidades federais espalhadas por todo o país. Apesar de algumas possuírem campus em mais de uma cidade, a grande maioria dos municípios não conta com esse tipo de instituição.

A lista abaixo conta com universidades particulares presentes em todo o território nacional e que oferecem bolsas de estudo aos alunos:

Cursos presenciais e a distância (EaD) podem ser encontrados em campus e polos dessas instituições, que possuem os mais diversos cursos de graduação.

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54