Autoconhecimento na escolha da faculdade
Durante a nossa formação, somos constantemente provocados a respeito dos nossos gostos, aptidões e vontades.
Seja nos primeiros anos do ensino infantil ou nos últimos anos do ensino médio, essas provocações tem como objetivo o desenvolvimento de um olhar apurado para nós mesmos e a construção de uma identidade forte, que nos ajudará a moldar nosso caráter.
Com essas tarefas que trabalham o autoconhecimento, é possível tornar as nossas escolhas e a maneira como enfrentamos as adversidades que a vida nos propõe, menos dolorosas.
Mais que isso, o conhecimento a respeito de nossas características será o ponto de partida para a escolha consciente do nosso futuro. Nesse caminho, é importante reconhecer alguns de nossos aspectos, como os a seguir.
Princípios
Princípios são o conjunto de normas e padrões que norteiam a nossa vida e a tomada de decisão. Eles são pontos estruturantes de nossa personalidade que mostram para os outros, através de nossas ações, qual é nossa essência.
Pontos fortes
Aquelas características que se destacam em nossa personalidade e as ocasiões ou situações nas quais não enfrentamos dificuldades são momentos onde os nossos pontos fortes podem ser reconhecidos. Paciência, determinação e disciplina são exemplos de características que podem ser pontos fortes de um indivíduo.
Leia Mais: Faculdades rápidas: conheça opções de cursos curtos
+ Qual faculdade dá mais futuro? Entenda!
Pontos fracos
Aquilo que precisamos trabalhar, que ainda nos faz falta ou que representa o lugar onde precisamos de auxílio constante são nossos pontos fracos. A falta de empatia, a dificuldade em utilizar uma metodologia ou a repulsa a algo podem ser exemplos de pontos fracos perceptíveis em uma pessoa.
Matérias favoritas
Bem mais fácil que reconhecer pontos fortes e fracos é a resposta que damos quando somos questionados sobre quais são ou foram nossas disciplinas favoritas da escola. A maioria de nós consegue fazer esses apontamentos sem nenhum tipo de titubeio, tendo a resposta pronta em nossa cabeça. Mas do que gostar de uma matéria, essa resposta pode revelar quais são nossas aptidões e quais são os assuntos que temos maior interesse. Só por aí, é possível começar a levantar nomes de quais faculdades podem ser ideais para o seu futuro.
Hobbies
O que fazemos em nosso tempo livre e fora da escola ou do trabalho também diz muito sobre quem somos. A preferência por ocupar seu tempo com esportes, com a leitura de um livro ou com o teste de uma nova receita podem ser exemplos de hobbies que todos nós temos. É na percepção das atividades que te dão prazer que está a chave para utilizar essas características a favor de sua vida profissional.