Vestibulares
Além do Enem, os estudantes podem participar de outros vestibulares em busca de bolsas integrais ou parciais para cursos de instituições privadas, ou vagas em universidades públicas.
Para isso, o aluno deve definir, inicialmente, qual é o seu objetivo. O acesso ao ensino público, por exemplo, requer a participação em processos de universidades públicas, como a Fuvest, Comvest, Vunesp. Cada vestibular possui suas diretrizes particulares em relação ao número de questões, duração, data e outros aspectos definidos em edital.
Já para estudantes que buscam por oportunidades em faculdades particulares, é possível optar pelo vestibular próprio de cada instituição. As avaliações e critérios variam de acordo com a faculdade, universidade ou centro universitário. Existem avaliações compostas unicamente por uma redação on-line e sem calendário estipulado, e exames realizados semestralmente ou anualmente, compostos por uma avaliação robusta.
É preciso que o estudante procure pelas informações específicas de cada vestibular no site da instituição escolhida. No endereço eletrônico, é possível encontrar informações quanto às datas, critérios, modalidades e outros aspectos.
Pagando mensalidades completas
Outra opção é pagar mensalidades completas, sem descontos. Nesse caso, o estudante deve realizar a matrícula junto às instituições de ensino particulares, escolhendo o curso de seu interesse.
Esse modelo possui desvantagens, já que a maioria das faculdades oferece descontos especiais em datas específicas ou durante todo o ano.
Como entrar na faculdade pagando pouco?
Com a Quero Bolsa, você pode realizar o sonho da faculdade pagando pouco, com descontos de até 90%. São milhares de cursos em todo Brasil, em modalidades presenciais, semipresenciais ou à distância (EaD).
Clique no botão abaixo e veja bolsas de estudo a partir de R$ 37,90 em sua região.