Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Universidades

Quais são as universidades federais da região Sul?

por Mathias Sallit em 16/01/20

O Sul possui 11 universidades federais em seus três estados. A maioria delas está localizada no Rio Grande do Sul, que possui seis instituições federais na capital, Porto Alegre, e em cidades no interior do estado.

O Paraná possui três universidades federais, enquanto Santa Catarina sedia duas dessas instituições.

(Foto: Gustavo Diehl/UFRGS/Reprodução)
Quais são as universidades federais da região Sul - REVISTA QUERO UFRGS
Antigo Instituto de Química Industrial da UFRGS

69 universidades federais estão espalhadas em todo o território brasileiro, nos 26 estados e no Distrito Federal. Institutos Federais também estão presentes em todos os estados e fazem parte das instituições de Ensino Superior do país, mas não entraram neste post, que incluiu apenas universidades.

Entrar em uma instituição federal é um desejo de muitos vestibulandos do país. As universidades federais atraem estudantes pela qualidade de ensino reconhecida no Brasil e em todo o mundo e pelo potencial acadêmico e científico das instituições.

As formas de ingresso são variadas. É possível usar a pontuação obtida no  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para acessar as vagas disponíveis no Sistema de Seleção Unificado (Sisu), principal método de ingresso em universidades públicas do país.

Algumas instituições usam parcialmente a nota do Enem para complementar as pontuações. Outras contam com vestibular próprio e independente de programa de governo.

Veja abaixo a lista das universidades federais de cada estado da região Sul:

Quais as universidades federais no Paraná (Sul)?

Simulador de Nota de Corte do Enem

O Quero Bolsa, plataforma de inclusão de estudantes no Ensino Superior, conta com ferramenta que simula universidades e cursos onde você tem mais chances de ingressar com a sua nota do Enem.

A ferramenta inclui universidades públicas e privadas em todo o Brasil que podem ser acessadas com a nota do Enem.

Simular de nota de corte do Enem

Clicando no botão acima, você acessa o simulador do Quero Bolsa. preencha com o curso que deseja estudar, a cidade onde pretende cursar, a pontuação do Enem e seu e-mail. Com isso, a plataforma irá indicar onde você pode usar sua nota com o SisuProuni e Fies.

Não existem universidades federais em sua cidade?

Não são todas cidades brasileiras que possuem universidades federais. Afinal, são 69 universidades federais espalhadas pelo país. Portanto, a maioria dos municípios não conta com esse tipo de instituição.

A lista abaixo conta com universidades particulares presentes em todo o território nacional e que oferecem bolsas de estudo aos alunos:

Cursos presenciais e a distância (EaD) podem ser encontrados em campus e polos dessas instituições, que contam com diversos cursos de graduação.

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54