1 – Pense bem na sua 1ª e 2ª opção
São muitas opções de cursos e faculdades no Sisu, por isso é importante selecionar as opções que condizem com a sua realidade. A primeira opção é aquela que você realmente deseja e a segunda é uma espécie de plano B.
Por isso, antes de selecionar as duas opções, pense: é um curso que eu desejo mesmo fazer? Eu tenho condições de mudar de cidade? Eu vou ficar satisfeito se for aprovado?
É importante lembrar que se você for selecionado na segunda opção, você não tem o direito de participar da lista de espera da primeira. Então mesmo que seja um plano B, esse plano precisa ser bem pensado!
2 – Veja as notas de corte dos anos anteriores
Nada melhor do que uma boa investigação, não é mesmo!? Assim você consegue saber se o seu desempenho se aproxima das notas de corte das edições anteriores. É claro que as notas variam de acordo com a quantidade de alunos e vagas ofertadas no semestre, mas geralmente não há uma variação tão grande.
Veja também: Notas de corte do Sisu
+ Simulador de notas de corte
3 – Acompanhe a classificação parcial
Enquanto não é divulgado o resultado final, você pode acompanhar a classificação parcial, uma referência de ranking de acordo com o número de candidatos inscritos em uma determinada opção de curso. Assim você consegue ver qual posição você ocupa em relação aos outros candidatos
Essa classificação é gerada ao final do dia, no período em que as inscrições estiverem abertas.
4 – Faça alterações na plataforma do Sisu
Como é divulgada uma classificação parcial todos os dias, você pode alterar as suas opções quantas vezes quiser durante o período de inscrições. Então não tenha medo! Se a nota de corte de uma universidade estiver mais alta do que a sua nota do Enem, o ideal é que você mude de opção.
Só é preciso tomar cuidado e fazer uma escolha consciente, de acordo com o que é melhor para você!
+ Nota de corte Sisu: veja o que é e como funciona