Veja 5 estratégias para se inscrever no Sisu
Confira 5 estratégias para te ajudar conquistar uma vaga na universidade pelo Sisu
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023 começam no dia 16 de fevereiro. Os estudantes podem se inscrever no programa até o dia 24 de fevereiro de 2023. Durante esse período, eles podem trocar o curso e a instituição de ensino, de acordo com classificação parcial. Por isso, é importante se organizar e ter uma boa estratégia em mãos.
Então, se você fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 e está ansioso para garantir uma vaga em uma instituição pública pelo Sisu, continue a leitura porque a Revista Quero trouxe algumas estratégias para você mandar bem.
Saiba mais: Sisu 2023: veja as notas de corte médias dos cursos mais buscados
Veja também: Sisu 2023: veja os cursos menos concorridos
+ Sisu: 5 erros mais comuns que os estudantes cometem no programa
1 – Pense bem na sua 1ª e 2ª opção
São muitas opções de cursos e faculdades no Sisu, por isso é importante selecionar as opções que condizem com a sua realidade. A primeira opção é aquela que você realmente deseja e a segunda é uma espécie de plano B.
Por isso, antes de selecionar as duas opções, pense: é um curso que eu desejo mesmo fazer? Eu tenho condições de mudar de cidade? Eu vou ficar satisfeito se for aprovado?
É importante lembrar que se você for selecionado na segunda opção, você não tem o direito de participar da lista de espera da primeira. Então mesmo que seja um plano B, esse plano precisa ser bem pensado!
2 – Veja as notas de corte dos anos anteriores
Nada melhor do que uma boa investigação, não é mesmo!? Assim você consegue saber se o seu desempenho se aproxima das notas de corte das edições anteriores. É claro que as notas variam de acordo com a quantidade de alunos e vagas ofertadas no semestre, mas geralmente não há uma variação tão grande.
Veja também: Notas de corte do Sisu
+ Simulador de notas de corte
3 – Acompanhe a classificação parcial
Enquanto não é divulgado o resultado final, você pode acompanhar a classificação parcial, uma referência de ranking de acordo com o número de candidatos inscritos em uma determinada opção de curso. Assim você consegue ver qual posição você ocupa em relação aos outros candidatos
Essa classificação é gerada ao final do dia, no período em que as inscrições estiverem abertas.
4 – Faça alterações na plataforma do Sisu
Como é divulgada uma classificação parcial todos os dias, você pode alterar as suas opções quantas vezes quiser durante o período de inscrições. Então não tenha medo! Se a nota de corte de uma universidade estiver mais alta do que a sua nota do Enem, o ideal é que você mude de opção.
Só é preciso tomar cuidado e fazer uma escolha consciente, de acordo com o que é melhor para você!
+ Nota de corte Sisu: veja o que é e como funciona
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
5 – Fique atento aos prazos
Fique ligado no calendário do Sisu 2023! As inscrições ficam abertas até o dia 24 de fevereiro. Então se você fizer alguma alteração nas suas opções de curso, não perca o prazo.
Além disso, você precisa ficar de olho na data de divulgação do resultado, na convocação da lista de espera e nas chamadas para as vagas remanescentes das universidades.
Leia mais: 10 faculdades de Pedagogia com menor nota de corte no Sisu
+ 30 faculdades de Enfermagem com menor nota de corte no Sisu
Quem pode participar do Sisu?
Os estudantes que fizeram o Enem 2022 e que tiraram nota superior a zero na prova de redação. De acordo com o edital, os alunos treineiros, que não concluíram o ensino médio, não podem concorrer a uma vaga no Sisu.
Como estudar para o Enem?
Para te dar uma força nos estudos, a Quero Bolsa está oferecendo gratuitamente o Plano de Estudo Enem de Boa. Trata-se de um cronograma completo de estudo, que indica diariamente conteúdos para o vestibulando. Para baixar o plano sem pagar nada, basta clicar no botão a seguir:
Simulador de notas de corte
Está ansioso para saber se vai conseguir usar a sua nota do Enem para ingressar em uma universidade? Com o simulador de notas de corte da Quero Bolsa você pode ter uma ideia do seu desempenho nos programas do governo: Sisu, Prouni e Fies.
Para fazer a simulação é simples: basta inserir a sua nota, o curso que quer fazer, a universidade desejada e pronto! Agora é só clicar no botão abaixo para acessar o simulador!
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.