Você já ouviu falar no termo “projeto de texto”? Essa estrutura é um planejamento dos tópicos a serem abordados na sua redação.
Na correção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo, desenvolver esse projeto antes de fazer o rascunho é essencial para ser bem avaliado na Competência 3, que analisa a capacidade do candidato de “selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.”
“No gênero dissertativo-argumentativo, o projeto ajuda a organizar as ideias, garantir a progressão textual e colaborar na construção de uma argumentação consistente em defesa de um ponto de vista”, explica Fabiana Gomes de Camargo, professora de Redação e coordenadora da Área de Linguagens do Colégio Oficina do Estudante de Campinas (SP)
Segundo a cartilha de correção de redação do Enem, o projeto de texto é “um esquema geral da estrutura de um texto, no qual se estabelecem os principais pontos pelos quais deve passar a argumentação a ser desenvolvida”, isto é, umplanejamento prévio que se deixa perceber pela organização dos argumentos presentes no textofinal.
A professora ainda aponta que é no projeto que a redação ganha um esqueleto, em que é possível decidir como cada pedaço do texto será apresentado. “É no projeto que são definidos quais argumentos serão mobilizados para a defesa de uma tese e qual a melhor ordem para apresentá-los, de modo a garantir que o texto final seja articulado, claro e coerente.”
“Se a redação for modelo Enem, ela deve contemplar uma proposta de intervenção, com sugestão de ações, agentes, meios e efeitos para a solução”, indica Fabiana.
Evite isso no seu projeto de texto!
Esse recurso é utilizado como uma estratégia para otimizar o desenvolvimento da redação e garantir com que o estudante não deixe informações ou dados importantes passarem despercebido, mas algumas coisas devem ser evitadas para que o projeto não se torne de um contratempo.
“O projeto deve ser organizado, claro e objetivo, por isso, divagações não contribuem para a qualidade do projeto e, consequentemente, do texto. Além disso, é preciso que os argumentos elencados sejam coerentes com a tese apresentada”, enfatiza a professora de redação.
Normalmente, a redação é composta pelas seguintes partes:
Introdução: Apresente o tema e sua tese.
Desenvolvimento: Divida em parágrafos com argumentos e evidências.
Conclusão: Recapitule a tese e destaque a importância.
Como desenvolver um projeto de texto adequado?
O primeiro passo é ler atentamente a proposta de redação e os textos motivadores e definir qual será o ponto de vista defendido na dissertação.
“Em sequência, o estudante deve reunir as ideias que ocorrerem sobre o tema e, em seguida, selecionar aquelas que forem pertinentes para a defesa do ponto de vista”, ensina Fabiana.
Após isso, é preciso organizar essas ideias, seguindo uma sequência lógica que permita, ao leitor, acompanhar o raciocínio sem dificuldades. Por isso, é muito importante entender quais são as características que definem um projeto de texto para não se perder no processo de desenvolvimento.
“É recomendado também que o estudante considere, ainda no projeto de texto, a estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão”, aconselha.
A dica da professora de Redação e coordenadora da Área de Linguagens da Oficina do Estudante é pesquisar diferentes temas de redação e desenvolver projetos baseados neles.
“O aluno deve ler as orientações da proposta de redação, destacar as palavras mais importantes do enunciado do tema e dos textos motivadores. Depois, é preciso pensar na tese que será defendida e em, pelo menos, dois argumentos que irão ajudar a sustentá-la. Em seguida, é preciso pensar no tipo de conclusão e já rascunhá-la”, indica.
A dica final é elaborar períodos mais curtos e objetivos, já que o foco é não perder muito tempo nesse processo e conseguir otimizar a produção da redação.
Quais são as competências utilizadas na correção da redação do Enem?
Para auxiliar os participantes do Enem, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep), órgão responsável pela prova, divulgou cinco cartilhas com os critérios de correção de cada competência avaliada.
E, pensando em ajudar os estudantes, aRevista Queroproduziu uma série de cinco matérias com o resumo do conteúdo divulgado em cada uma das cartilhas. Confira:
Gostou das dicas? Então, vejatudo o que você precisa saber sobre a redação do Enem! Neste guia, você aprende como deve ser o formato da redação, quais são os critérios de avaliação e vê exemplos de redações de sucesso e dicas de quem tirou nota 1.000 e é especialista no assunto.
Precisando de uma forcinha no Enem? Conheça o plano de estudo da Quero Bolsa, um cronograma 100% completo e gratuito, com direito a resumos, videoaulas e exercícios com resolução. Baixe já: