A professora ainda aponta que é no projeto que a redação ganha um esqueleto, em que é possível decidir como cada pedaço do texto será apresentado. “É no projeto que são definidos quais argumentos serão mobilizados para a defesa de uma tese e qual a melhor ordem para apresentá-los, de modo a garantir que o texto final seja articulado, claro e coerente.”
Entenda o que é uma carta argumentativa, modelo de texto exigido em alguns exames
Quais são as características de um projeto de texto?
Para que o projeto de texto cumpra o seu propósito, ele deve contemplar os seguintes tópicos, nesta ordem:
- Tema (assunto geral);
- Tese (ponto de vista defendido no texto);
- Argumentos (fundamentação da tese);
- Conclusão (retomada da tese).
“Se a redação for modelo Enem, ela deve contemplar uma proposta de intervenção, com sugestão de ações, agentes, meios e efeitos para a solução”, indica Fabiana.
Evite isso no seu projeto de texto!
Esse recurso é utilizado como uma estratégia para otimizar o desenvolvimento da redação e garantir com que o estudante não deixe informações ou dados importantes passarem despercebido, mas algumas coisas devem ser evitadas para que o projeto não se torne de um contratempo.
“O projeto deve ser organizado, claro e objetivo, por isso, divagações não contribuem para a qualidade do projeto e, consequentemente, do texto. Além disso, é preciso que os argumentos elencados sejam coerentes com a tese apresentada”, enfatiza a professora de redação.