Considerada o calcanhar de Aquiles de muitos estudantes, a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem apresentado ao longo dos anos temas sobre a sociedade brasileira para gerar grandes reflexões.
Pensando em facilitar a vida de quem vai fazer a prova, a Revista Quero reuniu todos os temas de Redação do Enem desde a sua criação, em 1998. Por meio deles, você poderá perceber quais são as tendências seguidas nos exames mais recentes.
O tema da redação da primeira edição do Enem, em 1998, foi “Viver e aprender”, onde o texto de apoio era a música “O que é o que é” de Gonzaguinha. Um dos pontos esperados pela banca é que os candidatos discorressem sobre o sentido da vida, utilizando a música como ponto de reflexão.
“Viver e não ter a vergonha de ser feliz Cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz Eu sei que a vida devia ser bem melhor e será Mas isso não impede que eu repita É bonita, é bonita e é bonita.”
Na dissertação os estudantes foram convidados a argumentar sobre os obstáculos que precisamos superar na vida, nossa relação com o amadurecimento e com o aprendizado conforme crescemos.
Na prova, um comando sinalizava aos candidatos a dispensa de menção a algum trecho da música, reforçando o texto de apoio como ponto de reflexão.
Cada edição do Enem apresenta aos candidatos uma proposta de tema que busca, geralmente, propor alguma reflexão sobre a sociedade brasileira. Esse tema vem em forma de frase, pedindo que os participantes proponham uma intervenção sobre o assunto, em até 30 linhas e de maneira dissertativa argumentativa.
Desde o início da aplicação do exame, em 1998, diversos temas já foram propostos. Do conceito de cidadania e participação social à valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil, o tema da redação do Enem é sempre um dos assuntos mais comentados pelos candidatos.
Todos os temas anteriores da redação do Enem
1998– O tema de estreia foiViver e Aprender. O texto motivador, assinado por Luiz Gonzaga Jr., trazia um trecho da música O que é o que é.
“Viver e não ter a vergonha de ser feliz Cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz Eu sei que a vida devia ser bem melhor e será Mas isso não impede que eu repita É bonita, é bonita e é bonita.”
1999 – Cidadania e participação social
2000 – Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional
2001 – Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar interesses em conflito?
2002 – O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?
2003 – A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?
2004 – Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação
2005 – O trabalho infantil na realidade brasileira
2006 – O poder de transformação da leitura
2007 – O desafio de se conviver com a diferença
2008 – Como preservar a floresta Amazônica.
2009 – O indivíduo frente à ética nacional. Devido ao vazamento da prova, em 2009, houve dois temas de redação: o da prova cancelada e o da prova refeita. A proposta de redação da prova cancelada foi a “Valorização do idoso”.
2010 – O trabalho na construção da dignidade humana. Os problemas em 2010 foram erros na impressão. Os candidatos que se sentiram lesados refizeram a prova, que teve a proposta de redação “Ajuda humanitária”.
2011 – Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado
2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI
2013 – Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
2014 – Publicidade infantil em questão no Brasil
2015 – A persistência da violência contra a mulher no Brasil.
2016 – Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil. Na segunda aplicação da prova, Caminhos para combater o racismo no Brasil.
2017 – Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil. Para a segunda aplicação, Consequências da busca por padrões de beleza idealizados.
2018 – Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet.
2019 – Democratização do acesso ao cinema no Brasil.
2020 – O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira.
2021 – Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil.
2022 – Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil.
2023– Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil.
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Nenhum resultado encontrado
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Plano de estudo para o Enem
Está procurando por um plano de estudos que vai te ajudar no dia a dia de preparação para Enem? Para acessar os conteúdos, basta preencher o formulário e pronto! Você vai baixar o plano completo e receber dicas extras direto no seu e-mail! Vale lembrar que o material é totalmente gratuito.
Ainda não sabe escrever uma redação para o Enem? Neste guia, você aprende como deve ser o formato da redação, quais são os critérios de avaliação e vê exemplos de redações de sucesso e dicas de quem tirou nota 1.000 e é especialista no assunto.