logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Como fazer uma boa redação no Enem: Parte 2 – Estrutura do texto

por Adriana Nakamura em 29/03/18 55 mil visualizações

Imagine que em vez de você criar um formato de texto totalmente do zero, você tenha um esquema pré-estruturado, que você só precise completar com as peças certas, como aqueles blocos para crianças encaixarem peças geométricas. Você sabia que o Manual de Redação do Enem oficial, divulgado pelo MEC, dá essa fórmula?

Neste post, a gente vai explicar pra você cada um dos encaixes da estrutura da redação proposta pelo Enem.

Assim, você vai ver que a redação do Enem, que antes podia parecer um bicho de sete cabeças que você não tinha ideia de por onde começar, vai se transformar em um filhote fofinho de cachorrinho mansinho, daqueles que você olha e sorri sem perceber falando “Ouuunnnn”! 💛💙 Quer apostar? A gente explica:

Estrutura da redação

A cada ano, o Enem propõe um tema diferente para a sua dissertação. O que você tem que fazer é defender uma tese (um ponto de vista, uma opinião) sobre esse tema com base em argumentos, e finalizar com uma proposta de intervenção social para o problema.

Na prática, o objetivo da sua redação é defender um posicionamento sobre o tema proposto, justificando por que esse posicionamento está correto – ou seja, argumentando – e mostrar o que precisa ser feito para melhorar a situação exposta.

Recorrendo à metáfora do bloco de figuras geométricas, estes tópicos – tema, tese, argumentos, proposta de intervenção – são os espaços vazios do bloco que você precisa preencher com as figuras, ou seja, com o texto.

Planeje antes de começar a escrever

Imagine que você tenha de encaixar todas as peças geométricas no nosso bloco, mas que as peças estão todas espalhadas pela casa e você nem tem certeza se ainda tem todas ou se perdeu algumas.

O primeiro passo, então, seria recolher as peças, reuni-las perto de você e verificar se não está faltando nenhuma, certo?

Com a sua redação é a mesma coisa. Antes de sair escrevendo loucamente, é muito importante analisar o tema, definir com calma qual é o posicionamento que você vai defender, pensar em argumentos que justifiquem por que você está certo e, finalmente, elaborar uma proposta de intervenção coerente com tudo o que você pensou.

A partir do momento em que você tem em mãos todas as peças que se encaixam na estrutura do texto, você pode começar a escrever com segurança e organização. Planejamento é tudo, galera!


Gostou das dicas? Veja também a Parte 1 da série “Como fazer uma boa redação”, em que a gente conta os segredos de como a sua redação será avaliada pelos corretores.

Já imprimiu o seu Checklist do Enem para não correr o risco de esquecer alguma coisa? Dá pra compartilhar com os amigos, clique pra ver!

Falamos também sobre o que deve cair na prova de Matemática do Enem. Vale a pena dar uma olhada, hein!

Além disso, na cartilha completa do Manual de Redação do Enem, divulgada pelo MEC, você pode ver redações que já ganharam pontuação máxima e os comentários dos corretores. Nossa dica: leia a cartilha na íntegra agora! Clique aqui para baixar o PDF.

Ótima prova pra você! 😉

Última atualização: 29/03/2018
Publicado em: 27/10/2016
banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54