No dia 28 de agosto de 1963, mais de 200 mil negras e negros estadunidenses se reuniram na capital do país, Washington DC, para se manifestar por trabalho, liberdade, por direitos sociais e contra o racismo, naquela que ficou conhecida como “Marcha sobre Washington por Trabalho e Liberdade“.
Com a presença numerosa da população negra, de líderes civis e políticos, além de grandes nomes da música e do cinema, aquela manifestação ficou marcada pelo discurso do ativista político, pastor e advogadoMartin Luther King, que entraria para história como uma das mais icônicas falas do século XX, “Eu tenho um sonho”.
Com frases sobre racismo que marcaram a geração, o evento formou uma nova base de pensamento de enfrentamento ao preconceito.
Reprodução
Martin Luther King Jr. durante a Marcha sobre Washington, em 1963
Depois de ganhar o Prêmio Nobel da Paz pela luta ao racismo e estar ativo contra a desigualdade racial e contra a Guerra do Vietnã, Luther King foi assassinado em 1968, mas seguiu como inspiração para lideranças pelos direitos civis dos negros em todo o mundo.
Quase 60 anos depois desses acontecimentos, o sonho de Luther King ainda está longe de se tornar realidade. A população negra ainda precisa protestar, ir às ruas gritar que vidas negras importam e continua implorando para respirar e por ajuda em abordagens violentas de seguranças em mercados e policiais nas ruas.
Durante a pandemia, em 2020, países como o Brasil e os Estados Unidos viram casos violentos continuar a aparecer e o movimento “Black Lives Matter” (Vidas Negras Importam, em português) tomar as ruas de todo o mundo e protestar contra a brutalidade e violência racial.
Casos como o de George Floyd, Breonna Taylor, João Alberto Silveira Freitas e do adolescente carioca João Pedro Mattos Pinto chocaram o mundo tudo em 2020. Anos se passaram e o problema persiste: segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, lançado em julho de 2024, os registros de discriminação racial aumentaram 127% no Brasil em 2023.
Foram registrados mais de 11.600 boletins de ocorrência de racismo em 2023, contra 5.100 em 2022. Cada vez mais, é necessário criar um repertório sobre racismo para combater essa mazela da sociedade.
Conhecer importantes personagens e suas citações sobre racismo e sobre a luta contra a desigualdade racial é fundamental.
Por isso, a Revista Quero separou 17 frases sobre racismo que, além de entender melhor o tema, podem te ajudar como repertório sobre racismo para usar em redações de provas como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Confira:
1. “Eu tenho um sonho que meus quatro pequenos filhos um dia viverão em uma nação onde não serão julgados pela cor da pele, mas pelo conteúdo do seu caráter. Eu tenho um sonho hoje.”
Martin Luther King Jr., em seu famoso discurso em Washington DC.
2. “Ninguém nasce odiando outra pessoa por sua cor da pele, sua origem ou sua religião. As pessoas podem aprender a odiar e, se podem aprender a odiar, pode-se ensiná-las a aprender a amar. O amor chega mais naturalmente ao coração humano que o contrário.”
Nelson Mandela, vencedor do Nobel da Paz em 1993, líder ativista na luta contra o apartheid na África do Sul, país onde se tornou presidente entre 1994 e 1999.
3. “Davam-nos água imunda, podre e dada com mesquinhez, a comida má e ainda mais porca: vimos morrer ao nosso lado muitos companheiros à falta de ar, de alimento e de água. É horrível lembrar que criaturas humanas tratem a seus semelhantes assim e que não lhes doa a consciência de levá-los à sepultura asfixiados e famintos!”
4. “O racismo é um sistema de opressão que nega direitos, e não um simples ato da vontade de um indivíduo.”
Frase sobre racismo da filósofa e ativista Djamila Ribeiro, publicada em seu livro “Pequeno Manual Antirracista”
5. “Desde o início por ouro e prata Olha quem morre, então veja você quem mata Recebe o mérito, a farda que pratica o mal Me ver pobre, preso ou morto já é cultural.”
Trecho da música “Negro Drama”, composta por Mano Brown e Edi Rock, do Racionais MC’s.
6. “Ser negro no Brasil é, pois, com frequência, ser objeto de um olhar enviesado. A chamada boa sociedade parece considerar que há um lugar predeterminado, lá em baixo, para os negros e assim tranquilamente se comporta.”
Trecho do artigo “Ser negro no Brasil hoje”, publicado pelo geógrafo Milton Santos na Folha de S. Paulo, em 2000.
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
7. “O racismo se expressa concretamente como desigualdade política, econômica e jurídica.”
Citação sobre racismo no livro “O que é racismo estrutural”, do jurista, filósofo, professor e ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Luiz de Almeida.
8. “Se todas as vidas importassem, nós não precisaríamos proclamar enfaticamente que a vida dos negros importa.”
Frase sobre o Black Lives Matter dita pela ativista do movimento negro e feminista Angela Davis, em discurso sobre direitos humanos em uma universidade nos EUA.
9. “Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista.”
Outra citação sobre racismo de Angela Davis, esta publicada em uma de suas obras mais importantes, o livro “Mulheres, raça e classe”, de 1981.
13. “Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.”
Trecho traduzido da música “War”, do ícone da música Bob Marley.
14. “Todos exigimos e queremos respeito, homem ou mulher, negro ou branco. É nosso direito humano básico.”
Aretha Franklin, a “rainha do Soul” que, em sua trajetória, sempre lutou pelos direitos humanos das mulheres e da população negra.
15. “Não importa quanto dinheiro você tenha, o quão famoso você seja, ou quantas pessoas admiram você, ser negro na América é difícil.”
LeBron James, astro da NBA, em entrevista depois de ter a casa pichada com insultos racistas, quando ele ainda afirmou que o racismo sempre será parte do mundo.
16. “A democracia só será uma realidade quando houver, de fato, igualdade racial no Brasil e o negro não sofrer nenhuma espécie de discriminação, de preconceito, de estigmatização e de segregação, seja em termos de classe, seja em termos de raça.”
Trecho do livro “Significado do Protesto Negro”, do sociólogo brasileiro Florestan Fernandes.
17. “Não sou vítima de racismo. Eu sou algoz de racistas. Que os outros racistas tenham medo, vergonha e se escondam nas sombras.”
Frase de Vinícius Jr., jogador do Real Madrid, após condenação de torcedores espanhóis por atos racistas contra o brasileiro.
Se você está estudando para o Enem, saiba que a redação deve ser uma de suas prioridades, já que a nota da redação equivale a 20% da prova.
As frases e citações podem mostrar repertório e conhecimento na redação, mas elas precisam se encaixar em um contexto no texto.
Por isso, é importante saber tudo sobre a estrutura do texto, os critérios avaliativos e as estratégias para garantir a nota mil. Quer saber mais? Confira o artigo: Redação do Enem: tudo o que você precisa saber.
Além disso, a Revista Quero oferece um guia completo sobre a redação do Enem que vai te ajudar a se preparar para o texto e buscar a nota mil no dia do exame.
Com ele, você vê exemplos, critérios de avaliação e dicas de quem já tirou a nota mil na prova, acesse já grátis:
Para tirar uma boa nota no Enem é preciso ter um bom repertório sobre diversos temas. Para tanto, um plano de estudo pode ajudar. Pensando nisso, a Quero Bolsa está oferecendo gratuitamente o Plano de Estudo Enem de Boa.
O cronograma traz indicações diárias de estudo, com textos, vídeo-aulas e exercícios de vestibulares com resolução completa. Clicando no botão abaixo você tem acesso ao material, sem pagar nada:
Sabia que a Quero Bolsa é o maior portal de educação do Brasil que oferece inúmeras oportunidades de ingresso no ensino superior, com bolsas de estudo de até 80% em diversos cursos?
Se você tiver alguma dúvida sobre qual instituição escolher, pode também verificar a lista de instituições abaixo, com uma infinidade de cursos adequados ao seu perfil e com ótimas oportunidades. Confira: