A Guerra do Vietnã, também conhecida como Segunda Guerra da Indochina, foi uma guerra não declarada, mas marcada por diversos conflitos, que ocorreu entre o final da década de 1950 até 1975.
Essa guerra envolveu diversos países tanto nos conflitos geopolíticos e diplomáticos - como Estados Unidos, União Soviética, China, entre outros -, quanto nos territórios em que ocorreu - como Vietnã, Laos e Camboja. Foi um dos conflitos que fez parte da Guerra Fria.
Combatentes vietnamitas, em 1967.
Antecedentes
É difícil estimar o exato começo da Guerra do Vietnã, visto que não houve uma declaração oficial marcando seu início. É certo que a região sofria com conflitos armados desde a segunda metade do século XIX, com a constante invasão da França, que visava conquistar e colonizar o território vietnamita.
A resistência existia, mas não obteve sucesso até meados da década de 1940, com destaque para o grupo revolucionário Viet Minh, liderado por Ho Chi Minh.
Contudo, as tensões se agravaram com o início da 2ª Guerra Mundial. Além da ocupação francesa, em 1940 o Vietnã foi invadido também pelo Japão, e se mantinha submisso aos interesses desses países.
Com o final da 2ª Guerra Mundial, as forças japonesas e francesas ainda continuaram a ocupar o país - a França contou com o apoio dos britânicos para ocupar o sul do território, enquanto os chineses, desmantelando as forças japonesas, ocuparam o norte.
Enquanto isso, as empreitadas do Viet Minh, apoiadas pela União Soviética, continuaram bem sucedidas. O grupo conseguiu negociar com a França o reconhecimento do Vietnã como uma república livre dentro da União Francesa, mas, posteriormente, o país iniciou ações contra o grupo revolucionário, que retaliou.
Na década de 1950, iniciou-se uma campanha contra a ocupação francesa, apoiada pela República Popular da China. Em 1954, a França se rendeu. Acordos de paz e de estabelecimento de eleições no Vietnã foram firmados mas não vingaram, levando o país a mais uma crise.
Em 1955, o líder Ngo Dinh Diem fraudou as eleições e chegou ao poder com uma política de tolerância zero a comunistas, perseguindo e executando líderes associados a tal. Com apoio dos Estados Unidos, o sul buscava independência do norte, gerando cada vez mais conflitos entre as duas porções. Os membros dos partidos do norte eram chamados de vietcongues.