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Isabella Baliana | 14/05/25Saiba tudo sobre o Vestibular Unesp 2026: prazos de inscrição, provas, isenção de taxa e não perca nenhuma data importante!
A desigualdade social é um fenômeno existente quando a sociedade não conta com uma distribuição igualitária de renda.
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Quando se fala em redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou de outros vestibulares, a desigualdade social é um tema que merece atenção redobrada. Isso porque é um assunto interdisciplinar, ou seja, também está presente em vários outros temas; No caso, pode existir desigualdade no acesso à saúde, educação, justiça, cultura, entre outros.
Para ajudar na construção de repertório sociocultural sobre o tema e dar mais credibilidade à sua redação, a Revista Quero listou 17 citações sobre desigualdade social. Confira!
A desigualdade social é uma questão crucial que afeta inúmeras sociedades ao redor do mundo. Dessa forma, é importante estar bem informado sobre o tema, tendo em mente repertórios diversos.
Art. 3º da Constituição Federal do Brasil.
Art. 5º Constituição Federal do Brasil.
Victor Hugo, romancista, poeta e ativista pelos direitos humanos francês.
Milton Santos, geógrafo, escritor, cientista, jornalista, advogado e professor universitário brasileiro.
Darcy Ribeiro, antropólogo, historiador, sociólogo, escritor e político brasileiro.
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Ariano Suassuna, escritor, poeta e professor brasileiro.
Mahatma Gandhi, advogado, nacionalista e anticolonialista indiano.
Barão de Itararé, jornalista, escritor e humorista brasileiro.
Pedro Calderón de la Barca, dramaturgo e poeta espanhol.
Robert Lee Frost, poeta estadunidense.
Henry Wadsworth Longfellow, poeta estadunidense.
Franklin D. Roosevelt, ex-presidente dos Estados Unidos.
Jean-Jacques Rousseau, filósofo e escritor genebrino.
Aristóteles, filósofo da Grécia Antiga.
Eduardo Marinho, escritor, ativista social e filósofo brasileiro.
Adam Smith, filósofo e economista britânico.
George Orwell, escritor e jornalista inglês.
Karl Marx, filósofo e economista alemão
Para escrever uma introdução sobre desigualdade social, você pode começar contextualizando o tema, destacando a relevância e a atualidade do assunto. Apresente uma breve definição de desigualdade social, mencionando como ela se manifesta em diferentes aspectos da vida, como renda, educação, saúde, e oportunidades.
Você pode incluir dados estatísticos ou exemplos para ilustrar o problema e também mencionar brevemente as causas e as consequências da desigualdade social na sociedade. É importante que sua introdução seja clara, concisa e estabeleça a base para uma discussão mais aprofundada nos parágrafos seguintes.
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Confira a seguir um modelo de redação sobre o tema da desigualdade social. A redação foi enviada para o site Projeto Redação!
Na visão do filósofo inglês John Locke, cabe ao Estado a proteção a todos os indivíduos, bem como a garantia à vida, à propriedade e à liberdade, que são direitos inalienáveis. Atualmente, porém, observa-se que a problemática vivida pelas vítimas dos meios para superar a desigualdade social no Brasil evidencia que tais prerrogativas não são respeitadas. Isso se deve à falta de atitude do Governo e à compactuação da sociedade, que evidenciam a necessidade de mudanças.
Como primeira constatação, observa-se que a recorrência de casos dos meios para superar a desigualdade social no Brasil é fomentada pela incapacidade das esferas públicas de exercerem seu poder simbólico e a garantia dos direitos constitucionais. Esse fato decorre da histórica inabilidade estatal em promover medidas protetivas às vítimas da violência e da exclusão social, tais quais, a criação de canais de denúncias e locais de acolhimento, o que diretamente contribui para a perpetuação da problemática. Nesse contexto, parafraseando Chico Xavier, “a omissão de quem pode e não auxilia o povo é comparável a um crime que se pratica contra a comunidade inteira”. Dessa maneira, a imprescindibilidade da superação desse dilema configura-se como um importante desafio político da pós-modernidade.
Vale ressaltar, ainda, as implicações advindas da compactuação da sociedade que possui estreita relação com o aumento de casos dos meios para superar a desigualdade social no Brasil. Essa motivação, dentre outras razões, pode ser explicada por medo de se envolver ou por uma atitude cultural de acomodação.Nesse sentido, em um artigo publicado pela revista Le Monde Diplomatique, o antropólogo e cientista político Sílvio Brava afirma que o aprofundamento de casos dos meios para superar a desigualdade social no Brasil, no país, adquiriu contornos preocupantes ao atingir um crescimento de 57% na última década, com claras perspectivas de agravamento do quadro. Desse modo, a sociedade torna-se a principal vítima de suas próprias contradições, omissões e condutas.
A falta de atitude do Governo, em paralelo à omissão da sociedade, portanto, são condições diretas para que o grave caso dos meios para superar a desigualdade social no Brasil ocorra no país. A fim de que haja a imprescindível superação desse panorama, faz-se necessário que o Governo, por meio do Ministério da Educação, implemente núcleos de debates e divulgação sobre os meios para superar a desigualdade social no Brasil. À vista disso, deve-se criar dinâmicas de grupos nas escolas, envolvendo alunos e a comunidade, retratando situações reais com busca de soluções, permitindo, dessa forma, uma ação eficaz no tratamento da problemática. Agindo assim, o Estado idealizado por Locke será real e a construção de uma sociedade em que a paz seja um valor substancial será uma realidade empírica, não um ideal ou uma utopia.
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