Quanto vale cada questão do Enem?
O Enem tem um sistema de pontuação complexo chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI).
Basicamente, na TRI, o valor de cada questão não é fixo, ou seja, ele varia de acordo com o grau de dificuldade da questão e o desempenho dos candidatos em geral.
Isso significa que questões consideradas mais difíceis e menos acertadas podem valer mais pontos do que questões mais fáceis ou que mais candidatos acertaram.
Mas, o que acaba importando bastante nesse caso também é a manutenção da consistência nas respostas. Isso quer dizer o seguinte: não faz sentido o candido acertar as questões mais difíceis e errar as mais fáceis, certo?
Por isso, que a gente ouve por aí que o Enem busca identificar padrões inconsistentes nas respostas, para evitar que os chutes aconteçam e que não se mostre realmente que os candidatos dominam o assunto.
Por esse motivo, não é possível atribuir um valor fixo para cada questão do Enem.
O total de pontos em cada área de conhecimento é calculado com base na combinação desses fatores, tornando a pontuação final mais personalizada ao desempenho do candidato em relação ao conjunto das questões.
Faça a simulação e veja quais são suas chances de entrar no Sisu, Prouni e Fies
Depois que você tiver a nota do Enem na mão, você pode fazer uma simulação gratuita e ver quais são suas chances de entrar na faculdade por meio de programas como o Sisu, Prouni e Fies.
Clique no botão abaixo e faça já a sua simulação!