Quanto vale cada questão do Enem?
O Enem possui um sistema próprio de correção, que mede o desempenho do participante de forma diferente. Entenda!
O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é muito aguardado pelos estudantes. Isso porque essa nota pode abrir muitas portas para o ensino superior.
Confira: Simulador de notas de corte grátis
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Quando os candidatos verificam seu desempenho, costuma surgir uma dúvida: quanto vale cada questão da prova? A pergunta é frequente porque, no Enem, dois participantes que acertem a mesma quantidade de questões tiram notas diferentes. Entenda melhor!
Leia mais: Qual nota é boa no Enem? Veja como avaliar seu desempenho
+ Resultado Enem 2023: veja as melhores formas de usar a nota
Quanto vale cada questão do Enem?
O Enem tem um sistema de pontuação complexo chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI). Na TRI, o valor de cada questão não é fixo, variando de acordo com a dificuldade da pergunta e o desempenho dos candidatos em geral.
Isso significa que questões consideradas mais difíceis e menos acertadas podem valer mais pontos do que questões mais fáceis ou que mais candidatos acertaram. Além disso, o Enem busca identificar padrões inconsistentes nas respostas, para evitar chutes.
Por esse motivo, não é possível atribuir um valor fixo para cada questão do Enem. O total de pontos em cada área de conhecimento é calculado com base na combinação desses fatores, tornando a pontuação final mais personalizada ao desempenho do candidato em relação ao conjunto das questões.
Simulador de notas de corte do Enem
Fui mal no Enem, e agora?
Se você foi mal no Enem, não adie o sonho de entrar na faculdade. É possível conseguir uma vaga de outras formas. Na Quero Bolsa, por exemplo, você encontra bolsas de estudo de até 80% para cursos de graduação.
São mais de 1.000 faculdades parceiras. Confira: