Milton Santos foi um geógrafo e intelectual brasileiro considerado uma das principais figuras do país.
O pensador exerceu grande influência nos estudos de geografia urbana, se tornou muito reconhecido por seus trabalhos com o tema da globalização e ampliou os debates da geografia descritiva, atentando-se para as relações do homem com os ambientes que entra em contato e, em especial, que habita.
Milton Santos é considerado um dos principais pensadores brasileiros.
Trajetória
Milton Almeida dos Santos nasceu no dia 3 de maio de 1926, em Brotas de Macaúbas, na Bahia. Seus avós maternos e seus pais, Francisco Irineu dos Santos e Adalgisa Umbelina de Almeida Santos, eram professores primários. Portanto, foram responsáveis pela alfabetização de Milton, que com eles, mudou-se para Salvador.
Aos dez anos de idade ingressou em um internato, e ali estudou por cerca de 10 anos. Com 15 anos dava aula no próprio internato, em especial de geografia. Aos 18 anos ingressou no curso de Direito da Universidade Federal da Bahia. Tanto no período do internato como na faculdade, Milton Santos iniciou sua militância na esquerda.
Mesmo formado em Direito, não abandonou seu interesse pela Geografia e prestou um concurso para professor no Colégio Municipal de Ilhéus. Foi em Ilheus, inclusive, que Milton atuou como jornalista no jornal “A Tarde”, e conheceu sua esposa Jandira Rocha.